Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

09 abril 2013

FORA DOS PALCOS - “BONS RAPAZES” NA TERNURA DOS 30

FORA DOS PALCOS - “BONS RAPAZES” NA TERNURA DOS 30

A banda Ghorwane - “bons rapazes” - celebra a 10 de Maio próximo, 30 nos de existência. São três décadas de um percurso marcado pelo activismo cívico e pela consciência crítica. Com efeito, os Ghorwane afirmaram-se contra a estagnação artística do panorama artístico moçambicano, cantando em diversos linguas nacionais.

A banda tornou-se um agrupamento único ao criar um estilo musical próprio, baseado em vários ritmos tradicionais moçambicanos, acompanhados por letras com um alto teor de crítica social.
Em 1986, os Ghorwane gravaram uma série de canções de contestação à guerra que grassava o país, de entre elas, o tema “Massotcha” que ganharia amplo destaque nas tabelas de vendas, ao lado de bandas sul-africanas como os PJ. Powers e os Stimela. Conseguido algum destaque junto dos admiradores da World Music, viriam a ser convidados por Peter Gabriel para tocarem no certame WOMAD, em 1990. É durante esse festival que a etiqueta Realworld, de Gabriel, lhes sugere a gravação do CD. “Majurugenta”.
Em 1994, os Ghorwane escrevem a música da série “Não É Preciso Empurrar”, sob a direcção artística de Karen Boswell e com textos de outro nome grande da cultura moçambicana, o escritor Mia Couto. A série educativa conheceria grande sucesso e estabeleceria definitivamente os Ghorwane como um dos projectos mais relevantes da música moçambicana. Mantendo uma agenda de espectáculos bastante preenchida, a banda não deixou de manter uma certa regularidade nas gravações de estúdio. Em 2000, na sequência das dramáticas cheias que assolaram o território moçambicano, os Ghorwane integram o projecto “Mozambique Relief”, com o intuito de produzir um CD cujas receitas de vendas beneficiariam as vítimas da catástrofe. Em 2005, a banda gravou um álbum de homenagem ao saxofonista e compositor Zeca Alage, morto em 1993.
Entretanto, para celebrar os 30 anos de existência, o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) irá acolher no dia 10 de Maio, o primeiro de uma série de eventos comemorativos que se realizarão entre Maio e Dezembro do corrente ano.
DISCOGRAFIA
1993, Majurugenta
1994, Não é preciso empurrar
1997, Kudumba
2000, Mozambique Relief
2005, Vana-Va-Ndota



Maputo, Quarta-Feira, 10 de Abril de 2013:: Notícias

Nenhum comentário: