28 agosto 2012

HISTÓRIA ORAL: OS RISCOS CONSCIENTES - OU VALE A PENA ARRISCAR

HISTÓRIA ORAL: OS RISCOS CONSCIENTES - OU VALE A PENA ARRISCAR

Maria Manuel Cruzeiro

Toute l´histoire du monde ne me paraît souvent rien d´autre qu´um livre d´images reflétant le plus violent et le plus aveugle des hommes: le désir d´oublier - Herman Hesse Le voyage en Orient

Nada é verdade fora do tempo - Eduardo Lourenço
Se fosse objecto era objectivo. Como sou sujeito, sou subjectivo - Alçada Baptista

1. A História é feita por homens.Do lado de quem a faz e de quem a estuda, estão homens e mulheres com sentimentos, emoções, vivências. E o maior fascínio da História (que a torna única) é que o seu objectivo é a própria vida total do homem.
O outro é que ela é tão complexa e rica que são imensas as estratégias e os caminhos para a revelar ou esconder.
Entre eles está a HISTORIA ORAL. Crescentemente utilizada na história contemporânea, pode apresentar dificuldades: elevado grau de subjectividade do testemunho na primeira pessoa, confronto permanente do investigador com a dificuldade em discernir o verdadeiro do falso, o essencial do acessório.
Na maior parte dos casos, esta dificuldade leva à relativização dos materiais, obrigando à confrontação com outros.
Mas há um outro aspecto que lhe pode ampliar o valor: a lembrança do pormenor, a impressão subjectiva como dados caracteristicamente humanos, encontram‑se aqui em doses muito maiores, do que em qualquer outra fonte, suscitando uma impressão de vida e de totalidade que é muito sedutora e útil.


Alguns exemplos da importância da História Oral
1. Uns mais leves que outros, os cravos de Abril - a importância do testemunho de Celeste.
2. Outro mais cómico: o da forma como Salgueiro Maia levanta os homens para a saída: Há várias formas de o estado se organizar: Estado fascista, estado liberal, estado socialista... e o estado a que tudo isto chegou...
3. Finalmente uma outra mais dramática: A história da repressão e da PIDE: O exemplo da Exposição da Torre do Tombo: feita apenas com base em documentos escritos.
4. Organigrama da organização: Director, inspectores, agentes, informadores.
5. Mandatos de captura, autos de apreensão de material vário, relatórios, processos de acusação. A polémica sobre expor ou não a correspondência particular (Soares sim... Barreto não...)
E o que fica de fora?
O que não se passou por não haver documentos?
As violências, as chantagens, as torturas, os espancamentos, os julgamentos sumários, os assassinatos: Delgado, Dias Coelho, Catarina Eufemia, Alex, etc etc... Ou o militante que se atirou do 3º andar da António M Cardoso ou o anónimo morto na manifestação do 1° de Maio de 62. Ou as vítimas de morte natural ou suicídio nas prisões.
Enfim: a sórdida e mesquinha actuação de uma polícia onde chocavam tanto os crimes, como as pequenas e medíocres actuações dos agentes: vigiar, intrigar, chantagear, enfim, tornar as almas mais pequenas. Expedientes quase imperceptíveis: a prisão em determinadas épocas do ano: ( Louzã Henriques.)

Algumas questões metodológicas gerais:
Embora utilizada desde a Antiguidade, A Oralidade enquanto método de Investigação Histórica, só é recuperada na década de 20 do século passado com os historiadores dos Annales. Na verdade desde que a História se constitui como disciplina académica, (Sec XVIII), que a oralidade foi relegada para segundo plano, em relação à escrita. Juntamente com a escola, a escrita é a instituição de dominação por excelència da burguesia.( apesar do ex. de Michelet, )
A Historiografia Positivista reivindica a história como ciência, com base justamente no documento escrito, erigido como prova de objectividade. Esta seria garantida pelo documento ou mais precisamente pela tecnica de leitura do mesmo ( paleografia, diplomacia, epigrafia). Segundo Jacques Le Goff o termo Documento vem do latim DOCUMENTUM, derivado de DOCERE que significa ensinar. Para os positivistas o que o documento ensina, é o fundamento ou a prova do facto histórico.
O Conceito de Documento opoe-se ao de MONUMENTUM, que provém do verbo MONERE, que significa fazer recordar, avisar, iluminar, instruir, e é utilizado pelo poder não como documento objectivo, mas como intencionalidade. Daí que quando se utiliza o Documento se pretenda uma inocência que ele não tem. Como explica Le Goff e M. Foucault todo o documento é monumento, enquanto se não apresenta a si mesmo, antes contém uma intencionalidade que é, pelo menos nacionalista, quando não imperialista. “ O Documento é monumento. É o resultado do esforço feito pelas sociedades históricas, para impor ao futuro – querendo-o ou não – aquela imagem de si mesma. Em definitivo não existe um documento-verdade. Todo ele é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingénuo.

A revolução historiográfica desencadeada pelos teóricos da Escola dos Annales, impulsionou o desenvolvimento da HO, como via privilegiada para a humanização da História.Apesardos contextos inibidores quer de natureza política, quer académica.
A Moderna História Oral surgirá na década de 40, pós 2ª Guerra Mundial. Com os sociólogos da Escola de Chicago, e a partir de então várias tendèncias se delinearam:
A primeira constituída por entrevistas com élites políticas ( a História de cima)
Depois, com Paul Thompson, a história dos excluídos, (A História de baixo) A Voz do Passado.
Embora a segunda tenha surgido para contrabalançar a influência da primeira, ambas podem e devem estabelecer relações e interacções na valorização dos diferentes e heterogéneos depoimentos, assim como na sistematização de novas áreas temáticas.

Mais recentemente Alessandro Portelli não encara a História Oral como instrumento para fornecer informações sobre o passado, o que lhe interessa é a subjectividade dos narradores. Não é, pois, o resgatar da fala dos dominados ou dominadores, o ineditismo, ou mesmo o preenchimento de lacunas, que lhe interessa, mas sim a recuperação do vivido, segundo a concepção de quem o viveu.
Nesta valorização da subjectividade se desenvolvem outras tendências que no diálogo com a semiologia de Barthes, a análise do discurso, e a poética de Bachelard, se assumem como Hermenêutica do Presente; isto é: uma leitura radical através do redimensionamento das acções, do ser, dos saberes, das existências, dos discursos, que conduzirá a uma outra reflexão.
Partindo de Karl Popper, e passando por Bachelard, os hermeneutas proclamam o carácter ilusório do conceito de objectividade, afirmando que não existe na ciência um movimento do real para o imaginário, e sim um imaginário fundante que cria e recria o que denominamos REAL.
Há quem pense contudo que a Hermenêutica do Presente já pouco tem a ver com a H O , porque se afasta radicalmente da História, e se aproxima da literatura. Na verdade o conceito de texto virtual abre para uma outra dimensão bem patente nesta citação de Meihy: “A questão da verdade neste ramo da história oral depende exclusivamente de quem dá o depoimento. Se o narrador diz, p ex, que viu um disco voador, que esteve noutro planeta, que é a encarnação de outra pessoa, não cabe duvidar. Afinal, este tipo de verdade constitui um dos eixos da nossa realidade social e, em último caso, não buscamos saber se existem ou não ovnis, ou espíritos. A nossa busca implica entender a forma de organização mental dos colaboradores” ( Meihy,2.000:63-64).

Esta brevíssima nota pretende apenas sublinhar a complexidade do método e as variadas correntes que dele se reclamam. Serve também para delimitar com clareza o nosso próprio caminho

Entre a História e o Jornalismo
  • Somos historiadores. A H O é uma forma de fazer História através documentação específica: História de Vida. E histórias temáticas. Na própria produção dessa história há já uma reflexão histórica, feita a partir da colaboração das subjectividades do entrevistador e do entrevistado.
  • Nisso nos afastamos da Hermenèutica do Presente, onde conta exclusivamente quem dá o depoimento.(domínio absoluto da subjectividade) Mas também da Historiografia tradicional que pensa sempre a subjectividade como obstáculo a evitar.
  • Aceitar a subjectividade não nos dispensa dos procedimentos inerentes ao trabalho do historiador ou mesmo do intelectual de uma forma geral: busca do rigor, maior aproximação à verdade dos factos analisados.
  • Esse é um dos principais desafios (e dificuldades) da HO : a necessidade de uma constante apreciação crítica do relato, para que seja fidedigno. Confronto do testemunho com todos os vestígios disponíveis, para que a análise do investigador seja consistente e esclareça incoerências históricas que provenham do próprio testemunho.
Outro aspecto que nos separa da historiografia tradicional diz respeito ao momento de constituição do documento: O entrevistado fala sobre o passado, posicionado no presente. Diversamente de um documento cartorial, a narração na entrevista é uma narração baseada na recordação, na rememoração de factos acontecidos. Ao contrário da análise de um monumento erigido a um facto heróico passado, ou de um quadro romântico retratando uma batalha medieval, não nos interessa tanto esse presente no qual foi feita a fonte, mas sim o que a fonte nos diz sobre o passado.
Este é um caminho tortuoso, pois somos refèns da Memória, que é um processo mutável, sempre em renovada construção. Lembrar nunca é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, ao contrário do que pensava Bergson: é trabalho. A lembrança é uma imagem construída pelos materiais que estão, agora, a nossa disposição.
E a questão crucial que fica é: será que a visão do homem de hoje é a mesma que ele tinha no momento do acontecido? Obviamente que não. Como trabalhar com esta “evidência oral” no dizer de Thompson? Será atermo-nos aos factos narrados, aos acontecimentos descritos, aos números, datas, locais, para depois conferir? Ou ainda para usá-lo como faríamos com outro tipo de documentação?
A opção actualmente tem sido perceber como o discurso da pessoa se constitui, no presente, ao narrar o passado (Portelli). Muitas vezes estamos mais interessados em como a pessoa vê o seu passado, do que aferir se o que ela narra aconteceu realmente.
Isto não implica aceitar, de modo acrítico, a história de vida da pessoa, como uma narração do acontecido. Há um limiar entre compreender que existem versões e afirmar que só existem versões.
Em H O , menos do que afirmar o relativismo total da Verdade, trata-se é compreender a formação das verdades dentro das histórias de vida, para poder reflectir, num segundo momento sobre o passado:
Interessa, menos do que postular os factos verdadeiros do passado, entender os mecanismos de construção desse passado, buscando num segundo momento, o entendimento analítico-histórico dos factos acontecidos. Menos do que detectar mentiras, interessam- nos as versões. Que variam, inclusivé dentro das próprias narrações de cada um, ( A louca da casa Rosa Mantero)

2.Não somos Jornalistas
Para haver HISTÓRIA ORAL deverá haver uma interpelação objectiva, conduzida por um entrevistador, destinada a confrontar o entrevistado com recordações ou memórias de factos de que tenha tido uma experiência directa
Não somos jornalistas, apesar de o nosso trabalho ser considerado parente (às vezes pobre) do jornalismo. A confusão involuntária ou não nasce do facto de a HO se realizar através de um entrevista, aparentemente especialidade de jornalistas.
Daí o nosso trabalho ser frequentemente avaliado por estes como incursão em terrenos próprios. Não raro assistimos a críticas ora sobre a pertinência de certas perguntas, ora sobre a falta clamorosa de outras, ora sobre a rigidez do guião, ora sobre a sua demasiada flexibilidade, ora sobre o excessivo dirigismo do entrevistador, ora sobre o seu apagamento. Tudo conforme o estilo do jornalista que nos cabe em sorte. Desde o mais agressivo que gosta de encostar os seus entrevistados à parede, para o confrontar com factos ou opiniões que ele tem que confirmar ou infirmar, ao mais insinuante que “rouba” ao entrevistado confidencias ou revelações até então ciosamente guardadas. O primeiro achar-nos-á sempre pouco directos o segundo pouco ousados.
Na verdade, de comum com o jornalismo a HO tem o facto de usar a entrevista. Mas uma entrevista em tudo diferente.
1 A primeira diferença começa logo na relação estabelecida com a pessoa a ser entrevistada. A opção por colaborador, ( e não depoente, informante ou actor), para designar a personalidade que aceita dar o seu testemunho, é já bastante esclarecedora. O narrador é, dessa forma, sujeito/colaborador e não somente objecto de conhecimento. Diferentemente da entrevista jornalística, a HO encara o entrevistado numa relação de participação muito íntima. Há um vínculo de proximidade e há por parte do entrevistador um estímulo constante para que a memória progrida ao mesmo tempo que uma reflexão a respeito do seu conteúdo.
2. Essa relação vai muito para lá da simples duração da entrevista: Começa na preparação do roteiro e vai até à publicação da Entrevista , quando é caso disso. E para além dos procedimentos de método, envolve uma componente ética : Obrigação de sujeitar sempre à vontade do entrevistado a publicitação do conteúdo da entrevista. Obrigação de respeitar todas as alterações que entenda introduzir.
3 - Uma entrevista exige um conhecimento prévio do assunto que vai ser tratado. Exige, naturalmente, o levantamento da bibliografia existente. Não para conhecer mais do que o entrevistado, mas para ter uma visão diferente da dele. Se o acontecimentos encerram sempre uma visão unilateral dos mesmos, o importante de um Programa de H.O é permitir o registo de memórias de personagens, de lados diferentes do mesmo assunto. Enquanto um só, oferece uma visão unilateral, vários juntos oferecem uma análise multilateral.
  • Uma outra diferença tem a ver com a duração da entrevista. Em HO a entrevista deve passar em revista toda a vida do entrevistado, pois só assim pode ser cabalmente explicada a sua participação e o papel que desempenhou nos acontecimentos (Ex: o percurso militar dos envolvidos no 25 de Abril, ou a famosa história da candidatura de H. Delgado).
Há que notar que, acima de tudo, a entrevista vale pela qualidade e profundidade das respostas, e não pela sua quantidade. Por isso não tem limites rígidos quer de tempo, quer de conteúdo, ao contrário da jornalística, nem visa a sua utilização imediata, que é a divulgação do seu conteúdo de acordo com critérios de oportunidade e actualidade, impostos de fora

Difere também quer do questionário, quer do formulário:
Estes são padronizados e aplicados a pessoas indiscriminadamente, desde que façam parte de determinados grupos sociais estudados, objectivando a quantidade de respostas iguais e diferentes, a uma mesma questão. A sua técnica caracteriza‑se por uma pequena ou quase nula interferência do cientista sobre aquele que responde. Ao contrário essa interferência é sentida na entrevista, pelo mais íntimo contacto pessoal entre os dois pólos: entrevistador e entrevistado.
Mas difere também de outro tipo de entrevistas como sociológica.
Da entrevista sociológica difere, porque o método usado numa e noutra é completamente diferente: A entrevista sociológica usa o método indutivo, isto é, cada entrevista é integrada num conjunto de outras, e só esse conjunto permite concluir algo sobre determinado assunto.
Acontece que a H O é uma História de vida, em que cada uma vale por si. Por isso, um conjunto de entrevistas de H O. não serve para uma análise quantitativa, mas completa‑se entre si, com informações variadas, em função de vivências diferentes, e pontos de vista também diferentes.
Em resumo: a sociologia preocupa‑se em saber quantas pessoas pensam ou fazem igualmente determinada coisa, enquanto a HO se preocupa justamente pelo pensamento e acções diferentes relativos ao mesmo assunto.



O entrevistador
Dado que tudo se centra numa conversa (normalmente prolongada por vários dias ou meses) a relação que se estabelece com o entrevistador é decisiva para o sucesso ou fracasso do resultado.
Durante a conversa (e até antes, na sua preparação) os dois influenciam‑se, consciente ou inconscientemente, por gestos, expressões fisionómicas, olhares. Para além disso, como duas personalidades em confronto, é inevitável que, a cada momento determinem, a condução do diálogo num sentido ou noutro. Também esse risco, aliado aos silêncios, às hesitações, aos esquecimentos, ao prazer de algumas questões ou ao desconforto de outras, fazem de cada HO um documento único e irrepetível, revelador como poucos de uma vida, de uma personalidade, e não apenas o registo de um percurso frio e impessoal, e nem por isso mais verdadeiro.
De nada interessa um entrevistado com grande preparação, se o entrevistador não tiver condições de explorar esse manancial de informações. (Ex. Alteração do guião de Costa Gomes ou de Melo Antunes)
Daí que o relacionamento entre os dois se possa traduzir por dois elementos essenciais, segdo Willia K. Baum: Intuição e calor ou camaradagem: "O entrevistador deve ser alguém que tenha condições de se sentar calmamente, e escutar. Que esteja disposto a deixar o entrevistado expressar uma opinião contrária à sua, sem sentir vontade de o contradizer, ou de o convencer. Mas que, por outro lado, não tenha receio de interromper, com uma pergunta ou um comentário. Que consiga dominar sempre a situação, sem nunca perder o controle, mesmo remoto do assunto.
(Ex. A minha inpaciência face às delarações de Costa Gomes sobre a fortuna pessoal de V.G. ou a vontade de entrar em polémica com S. Maia, A oposição nunca fez nada, os exilados eram todos uns cobardes, a guerra colonial como o melhor tempo da sua vida)
Finalmente, que seja capaz de acompanhar qualquer tema inesperado que surja, com interesse e perguntas apropriadas.
Tipos de Entrevistador a evitar:
O falador compulsivo ‑ Extensas considerações e ainda mais perguntas.
O dominador ou autoritário ‑ conscientemente ou não pretende condicionar as respostas
O demasiado colaborante ‑ antecipa as próprias respostas com intenção de ajudar o entrevistado. (Ex. V.G Diga a senhora o que é que tem aí...)
  
O Entrevistado
Na imensa variedade, há que ter cuidado determinado tipo de personalidades:
O Cronista - descreve a sua experiência, ordenando os acontecimentos sem os explicar.
O Auto-defensivo - descreve e apresenta sempre uma justificação para todas as suas acções.
O Confessor - revela com todo o pormenor os dramas íntimos até então ocultos.
O auto-analista - disseca com rigor cada um dos seus actos e pensamentos.
O demasiado colaborante - o que começa logo a falar enquanto se prepara a entrevista, o que obriga a fazer depois as mesmas perguntas.
O desconfiado ou excessivamente modesto - que recusa. à partida, qualquer influência ou protagonismo.
O ressentido ou amargurado - evita falar de coisas que lhe são dolorosas ou de feridas não saradas.
O surpreendido ou indisponível - Por razões reais ou aparentes, alega falta de tempo, de memória ou de saúde.
(Ex. Meio Antunes recusa os factos, V. Lourenço, não esquece nada)

Conclusão :
Cabe ao entrevistador fazer surgir em cada entrevistado a faceta que lhe é mais característica, e explorá-la no sentido mais positivo. O entrevistado ideal seria o que tivesse todas estas característica juntas, sem nenhuma em erxcesso.
Cabe, finalmente ao entrevistador acompanhar, deslaçar os fios da memória, e, por vezes, desatar os nós em que este frequentemente se enreda. Um trabalho só possível numa atmosfera de respeito, cordialidade, e colaboração. De hostilidade amigável. Entre a passividade de quem só ouve, e a agressividade impaciente de quem não quer ouvir, ele terá, sobretudo, que saber ouvir.
  
A História Oral no CD 25 de Abril: Breve referência

Sendo um método relativamente recente no nosso país, necessita alguns esclarecimentos prévios:
Por vezes confunde‑se A HISTORIA ORAL com a TRADIÇÂO ORAL. Ambas são técnicas de investigação que assentam na oralidade como forma de comunicação e utilizam o mesmo tipo de materiais, para captação, gravação e armazenamento de informação.
Também o tipo de suporte de informação a que ambas dão origem é semelhante: registo sonoro, registo video. transcrição em suporte escrito, etc...)
O que verdadeiramente as distingue é o tipo de informação que visam recolher.. Já em relação à tradição não será necessária a experiência directa de quem reproduz a informação, sendo o conhecimento dessa informação resultado do método secular de transmissão oral.
O crescente recurso a estas técnicas de investigação determinou, nas últimas décadas, o aparecimento de documentos fixados em suportes materiais que designamos, de uma forma genérica, por produtos da aplicação de "novas tecnologias” surgidos com o avanço tecnológico da 2º metade do séc. XX. As gravações sonoras e os registos vídeo (videogramas) têm sido os mais utilizados.
Os arquivos e centros de Documentação especializados começaram assim, a ser confrontados com a necessidade de adaptar os métodos e técnicas de arquivística e biblioteconomia a esses novos tipos de suportes de informação.
Em Portugal não é ainda muito corrente a incorporação, nos Arquivos Públicos, de documentos desse tipo. Mas adivinha‑se, à semelhança do que já há muito acontece, em grande parte dos países europeus , da América do Norte e do Brasil, que, em breve, os serviços sejam confrontados com o aparecimento nos seus acervos de muitos desses novos suportes de informação (registos sonoros, registos vídeos, discos compactos, bandas magnéticas, etc...)
No CD25 de Abril, a par de um valioso acervo documental desse tipo, temos vindo a produzir o nosso próprio arquivo de HISTÓRIA ORAL com um objectivo concreto, e de acordo com um vasto programa de produção de fontes históricas.
A recolha de entrevistas de HO é uma tarefa metódica, que obedece a um plano prévio, estabelecido em função dos objectivos que a instituição visa alcançar. A esse plano chamamos Programa de História Oral. Teve como modelo o Programa de H O da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
Portanto: no caso do CD 25 de Abril, entendemos por PROGRAMA de H.O o conjunto planificado de entrevistas ou de depoimentos orais, recolhidos com vista a complementar os arquivos existentes, a suprir eventuais lacunas, ou mesmo a produzir nova informação, tão completa quanto possível, sobre factos que virão a ser objecto de futuros estudos científicos na nossa área de intervenção: Movimentação político‑social entre os anos de 1958‑1976.
  
Procedimentos metodológicos

Concilia a chamada história biográfica (História de Vida) com o depoimento ou testemunho sobre um tema específico. Assim, cada HO pretende conciliar uma História de Vida, com a abordagem mais sistemática e aprofundada de determinados acontecimentos decisivos para a história do 25 de Abril, de forma a esclarecer a participação individual específica nesses acontecimentos, possibilitando, ao mesmo tempo, uma reflexão pessoal sobres os mesmos.
Isto é: Por um lado recolhemos os testemunhos de personalidades sobre acontecimentos por eles vividos mas inseridos no próprio percurso biográfico e nos acontecimentos aparentemente menores que os contextualizam e lhe dão sentido.
Trata‑se de biografias eminentemente políticas, e nessas quase exclusivamente das elites políticas.
Esta recolha directa de informação não sendo, sob o ponto de vista metodológico, NEUTRA, deve evitar simultaneamente duas deformações de método muito frequentes:
Por um lado, o excesso de peso interpretativo, que, por vezes abafa o facto, sem nunca o recuperar na sua dimensão vivencial, exclusiva e original.
Por outro o culto exacerbado pelo pormenor, pelo fragmento, pelo irrepetível, em última análise, pelo puramente factual e descritivo.
Não deixa de ser interessante assinalar o interesse crescente que se vem notando, quer entre os estudiosos, quer entre o público em geral, pelos relatos na primeira pessoa, pelas biografias, pelas memórias, cuja publicação é quase sempre êxito garantido. É que a comunicação escrita, dados os avanços tecnológicos, reduziu drasticamente a sua forma: limitou-se, restringiu-se, tornou-se cada vez mais formal, perdendo as características pessoais. Um assunto que demoraria meses , e dezenas de páginas manuscritas explicativas, no passado, é hoje tratado em poucas e frias linhas dactilografadas. O documento escrito existe muitas vezes apenas como necessidade de um registo formal, ou mesmo oficial.
Por outro lado, as memórias escritas, as AUTOBIOGRAFIAS, também obedecem a lógicas e necessidades diferentes: o autor pretende sempre justificar determinados actos, ou simplesmente registar vivências, experiências, que possam servir de algum modo a posteridade. Mas seja qual for o objectivo, ele terá que seleccionar e dividir o material em capítulos, geralmente por ordem cronológica, e mais do que isso, escolher, cuidadosamente, as palavras e os factos, de acordo sempre com uma visão retrospectiva justificativa ou até auto-desculpabilizante. Na verdade um grande número de obras de carácter autobiográfico, não foge a esse carácter autojustificativo, oscilando entre a apologia quase heróica, ou a crítica demasiado azeda ou deceptiva. Ao contrário A HISTÓRIA ORAL apresenta outra espontaneidade, Nesta, mais do que a ordem cronológica, conta a ordem psicológica, o fio condutor da memória. Além de que a comunicação oral é muito mais livre e natural
A par do conteúdo desenha-se uma personalidade em que tão importante é o relato dos factos, como a forma única como são incorporados num percurso pessoal.

FASES DA HISTÓRIA ORAL

Com as modernas técnicas de gravação, por um lado, e por outro, com a investigação prévia que a prepara, a ENTREVISTA (até há bem pouco tempo confinada a dois elementos - entrevistador e entrevistado) passou a ter dimensão científica..
A partir dela se constituem dois documentos distintos: Entrevista Oral e Entrevista Escrita. (transcrita para papel)
Não são documentos coincidentes; não é possível a transcrição exacta da maneira como se fala, isto é, a dicção própria, a entoação das frases, os erros e vícios de linguagem, as hesitações, tiques de linguagem, silêncios, incomodidades, que fazem do documento gravado, um documento único, para a análise psicológica do entrevistado.
(Ex: Costa Gomes e os seus artifícios de linguagem: Nem sim nem não. Spínola era ou não um ditador? Ou De quem foram os erros de Otelo)
Sendo a entrevista o núcleo central da HO, elas não podem, no entanto, confundir-se. O momento da entrevista faz, sim, parte de um conjunto de técnicas utilizadas e que começam pela elaboração de um roteiro, terminando na transcrição.
  
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A IMPORTÃNCIA DA MEMÓRIA

Portugal tem um problema com a História e com a memória, talvez porque nos queremos imaginar um "Povo Feliz" e como alguém disse: os povos felizes não têm história. Por um paradoxal comportamento colectivo rasuramos episódios incómodos procedendo a releituras e actualizações de acordo com as conjunturas políticas, fugindo sempre ao confronto connosco próprios como memória, única forma de podermos construir um projecto, uma ideia e não um destino ou uma missão.
Dizem que os reis não têm memória; parece que os povos têm muito menos ainda. Proclamava Salazar em 1930. E se houve um traço genialmente perverso na ditadura que nos dominou durante 48 anos, foi a sábia gestão do silêncio, Um silêncio que Marcelo Caetano apodava de "seriedade e honestidade" em contraste com o "teatro" do congénere regime fascista italiano.
Passados todos estes anos, a nossa opinião pública parece ainda sujeita a princípios de secretismo e ocultismo incompreensíveis que, aliados a estratégias várias de branqueamento da história, conduzem a uma total incapacidade de compreensão e transmissão do passado às novas gerações. Do mais remoto e sobretudo do mais próximo, que é o que aqui nos interessa. Isto é :a memória, as memórias do 25 de Abril.
Basta lembrar uma das mais recentes sondagens, divulgada na RTP àcerca do grau de conhecimento dos mais novos sobre esse acontecimento: 86/º dos nossos jovens não sabe o que foi o 25 de Abril, contra os 11/º que sabem. Por outro lado, à pergunta sobre a quem cabem as responsabilidades por essa situação, as respostas são 40/º para a Escola, 20/º para os próprios jovens, 15/º para os pais, 4/º para a comunicação social.
Parece já tempo de definitivamente ultrapassar o obstáculo da proximidade temporal, que retirava ao 25 de Abril, a dignidade de um acontecimento de transcendental importância . Ao descaso a que tem sido votado (com particular destaque para as instituições de ensino, de todos os níveis), e só interrompido pelo assinalar do dia feriado, mesmo assim da forma menos participada e criativa, tem de substituir‑se a variedade de estratégias de aproximação, ditadas, obviamente, pela especificidade dos meios disponíveis. Aqui é inprescindível uma referência à verdadeira ofensiva comemorativista destes 30 anos pela primeira vez protagonizada pelo governo, mas rodeada de episódios polémicos e até lamentáveis.

Parecendo certo que os jovens mais do que comemorar, necessitam de compreender, o 25 de Abril tem que ser encarado na sua dupla vertente Histórica e Cívica.
Nelas se inscreve a indiscutível importância da Revolução REVOLUÇÃO como momento integrado na longa luta pela Liberdade e pela Democracia. O 25 de Abril e a Constituição de 1976 ficarão assim, para a História, como o fim violento e abrupto de um dos períodos mais tragicamente célebres da nossa História: 48 anos de Estado Novo ditatorial e Fascista. Tem, portanto, que constituir, por si, um conteúdo preciso de ensino nas escolas deste pais e nos manuais: E não uma espécie de póst-fácio ao próprio Estado Novo, ainda assim com erros e omissões clamorosos.
Contudo esse conhecimento não pode nem deve ficar por uma dimensão científica séria e rigorosa, antes deve ser completada com a "dimensão vivencial e valorativa. E aqui cabe todo um conjunto de iniciativas que valorizem e promovam a memória individual. Pela sua natural riqueza e consequente conflitualidade, ela não pode encolher-se tanto que caiba nos quadros normativos da memória colectiva, cuja função é defender a continuidade social, através das chamadas instituições da memória: monumentos, bibliotecas, museus, exposições, comemorações.
Significa isto que a história também se tem que fazer com os testemunhos directos de quem viveu os eventos. A memória viva, a quente do contemporâneos, é tão válida como a análise fria e analítica dos processos históricos. Como afirma Marguerite Yourcenar "os historiadores apresentam-nos do passado, sistemas excessivamente complexos, séries de causas e efeitos exactos e claros de mais, para terem sido alguma vez inteiramente verdadeiros:".
Dispondo ainda de preciosos testemunhos dos actores desse período central da nossa história, seria imperdoável dispensá-los. Dispensar as pessoas da História.
Além disso só eles nos ajudarão a perceber a enorme distância entre o momento de ruptura que foi a revolução e a estabilidade e o consenso anódino que a memória colectiva promove. Entre eles muita coisa aconteceu, que não sendo matéria de consenso institucional (escolar, ou outro) não pode deixar de ser matéria de conhecimento, de reflexão, e de memória. Descobrir como nasceram e porque morreram tantos e tão ambiciosos projectos de verdadeira mudança, é perceber que, apesar de vencidos, eles não são por isso menos importantes para o conhecimento do que somos como povo neste início de século de tão incertas e sombrias promessas.
AIém disso, pelo enorme capital simbólico que transportam, são momentos únicos, em que dizer do poeta "Todos chegámos a pensar que éramos maiores do que somos".

MARIA MANUELA CRUZEIRO (CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 25 DE ABRIL)


A Vida não é a que uma pessoa viveu, mas sim a que ela recorda e como a recorda para contá-la.
Gabriel Garcia Marques


Se fosse objecto era objectivo.
Como sou sujeito, sou subjectivo.
Alçada Baptista


Os humanos são acima de tudo romancistas, autores de um único romance cuja escrita demora toda a sua existência.
Rosa Montero



Bibliografía


- ARRAES, Miguel -  O Jogo do Poder no Brasil. , 2 ed. S. Paulo : Editorial Alfa-Omega, 1982.

- ASSOCIAÇÃO DE ARQUIVISTAS DE SÃO PAULO - Bibliografia sobre arquivos: projectos de História Oral. S.Paulo : AASP, 2001. Disponível na Internet em : 
http://www.arqsp.org.br/bibliooral.htm 

- BARRETO, M. Luísa ; Lassance, Márcia M - Projecto para Implantação de um Centro Histórico Oral.  Rio de Janeiro, CMSB.

- BROWN, George ; PIAZZA, Walter F. - Documentação em História Oral.  Sep de "Anais do VIII Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História - Aracaju".  S. Paulo, 1976.

- CAMARGO, Aspásia - Os Usos da História Oral e da História de Vida: Trabalhando com Elites  Políticas.  Revista de Ciências Sociais :  Rio de Janeiro, 1984.

- CORREIA, Carlos Humberto P. - História oral: teoria e técnica. Florianópolis : UFSC, 1978. - 91 p. -  (Ensaios Catarinenses). - Policopiado. - Bibliografia p.91. 

- DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri - Trabalho com relatos orais: reflexões a partir de uma trajectória de pesquisa.  Santarém : Esc.Sup . de Educação, 1997. - 19 p. -  (Cadernos do Projecto Museológico sobre Educação e Infância., 47). Estudos).

- FODDY, William - Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionário. Oeiras : Celta, 1996. - 228 p. -  (Métodos e Técnicas). - Bibliografia p. 215-228. 

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