Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

22 janeiro 2013

JORNAIS AFRICANOS DO PERÍODO COLONIAL


JORNAIS AFRICANOS DO PERÍODO COLONIAL


A lista dos títulos pode ser encontrada no link abaixo.
Lista de títulos:
Títulos Principais:
A coleção “African Newspapers 1800-1922” (Jornais Africanos) tem mais de 30 jornais africanos publicados nos séculos XIX e XX em inglês e outras línguas faladas em países como Gana, Quênia, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Uganda e Zimbábue. O link para acesso à coleção é http://infoweb.newsbank.com e também poderá ser vista na página da Biblioteca Universitária www.bu.ufsc.br .
O módulo africano é parte da nova série do Arquivo Mundial de Jornais da Readex, que é acessível juntamente a jornais criados com o Centro para Bibliotecas de Pesquisa. Com reportagens, editoriais, atualizações legislativas, cartas, poesia, anúncios, e avisos de matrimônio e de morte, esta rara coleção narra a evolução de culturas e países através da África Subsariana durante um tempo de mudanças drásticas. Das repercussões do tráfico de escravos da área Atlântica, à vida sob domínio colonial e os resultados da Conferência de Berlim até ao surgimento o Jornalismo local, as Guerras zulus e a rejeição de imperialismo Ocidental, estes jornais fornecem vastos pontos de vistas das diferentes culturas. “African Newspapers 1800-1922” inclui importantes publicações como o East African Standard, Mombasa Times & Uganda Argus (Quênia), Leselinyana La Lesutho (Lesoto), Central African Times (Maláui), Beira Post (Moçambique), Lagos Standard (Nigéria), Cape Times (África do Sul),  Mafeking Mail e Protectorate Guardian (África do Sul), Sierra Leone Weekly News (Serra Leone), Uganda Herald (Uganda),  Buluwayo Chronicle (Zimbábue) e quase outras duas dúzias mais.



Nenhum comentário: