Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

24 novembro 2013


O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ao município de Maputo, Venâncio Mondlane, disse hoje não reconhecer os resultados eleitorais na capital moçambicana e apelou à recontagem dos votos.

Numa nota publicada na sua conta no Facebook, Mondlane cita vários casos que, na sua interpretação, resultaram "na inversão dos resultados a favor do candidato" David Simango, da Frelimo, partido no poder.
"Onde claramente o MDM teve duas vezes acima de média, dizem que os editais desapareceram", acusa o candidato, em nota emitida pelo seu gabinete.
LUSA - 23.11.2013

Veja o vídeo:
 https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0JKysQTXW8c


Nota do blog: Na cidade de Maputo, o MDM fala de total de 70 delegados detidos no momento da contagem de votos no dia 20 de Novembro. Lutero Simango disse que o partido submeteu ontem a sua reclamação ao STAE da Cidade de Maputo aguardando que este órgão tome a decisão. Não quis revelar o total dos delegados detidos, alegando que “isto é matéria a ser apresentado na justiça”.
Alguns detidos só foram restituídos a liberdade a partir do dia 23 de Novembro. É de realçar que esta situação ocorreu um pouco por todo o país. Porquê a Polícia comporta-se desta maneira? E quem os responsabiliza?


Nenhum comentário: