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Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

06 setembro 2012

COLECTÂNEAS DE ARTIGOS DE ELÍSIO MACAMO (SOCIÓLOGO MOÇAMBICANO) SOBRE O PODER DA FRELIMO


COLECTÂNEAS DE ARTIGOS DE ELÍSIO MACAMO (SOCIÓLOGO  MOÇAMBICANO) SOBRE O PODER DA FRELIMO


O Poder da Frelimo (1)




A Frelimo é tão poderosa quanto Deus. Ou melhor: tal como a omnipotência e omnipresença de Deus, o poder da Frelimo é tão grande e permeia tanto a sociedade quanto maior for a nossa crença nele. O pior nisto é que esta crença conduz a duas situações curiosas. Por um lado, ela leva muitos de nós a agirem de acordo com o que pensamos ser a vontade dessa Frelimo poderosa; alguns podem chegar ao ponto de violar normas e regras por pensarem que assim estão a respeitar a vontade dessa Frelimo todo-poderosa. Por outro lado, e igualmente mau, as pessoas que se consideram como sendo a Frelimo – em oposição, digamos, aos que são da Frelimo – também começam a acreditar que são mesmo poderosas.
Alguns estudos recentes realizados por encomenda de organizações internacionais como a Swisspeace (da Suíça), pela DFID (Grã Bretanha) e pela USAID (EUA) levantaram o espectro de uma democracia falhada em Moçambique, vítima da omnipotência e omnipresença da Frelimo. Moçambique, conclui-se algo apressadamente nesses relatórios, está a regressar ao tempo do partido único. O aparelho do Estado está nas mãos ciumentas da Frelimo; o mundo de negócios está fortemente manietado pelo chamado partido da maçaroca e batuque; e mesmo a sociedade civil está num processo de transformação em braço prolongado do partido no poder. Moçambique, vaticina-se nesses estudos, está a caminhar a passo seguro rumo à guerra.
A oposição sucumbiu às investidas da Frelimo, tendo sido vergada à vontade de ferro deste poderoso partido com sede na Pereira de Lagos. Os erros que a liderança da Renamo comete, as cisões e a sua atrapalhação geral são vistas como sendo o resultado de maquinações orquestradas pela Frelimo. Este estado de coisas constitui um mau agoiro para a saúde da democracia e da paz no País; os descontentes, diz-se com uma ponta de esperança, vão se erguer, pegar em armas e comprometer para sempre a luta contra a pobreza absoluta.
A situação objectiva do País não encoraja, na verdade, nenhum outro tipo de leitura. De facto, desde que Guebuza tomou as rédeas do partido e, depois, do Estado, a Frelimo tem sido mais agressiva na afirmação da sua identidade, na confrontação com a oposição e na definição do seu papel no Estado. Ao mesmo tempo, pelo menos a julgar pela letra e espírito das teses ao Nono Congresso bem como pela forma como esse evento decorreu, a Frelimo dá a impressão de ter redescoberto um dos seus mitos fundadores, nomeadamente a crença na ideia de que ela é o legítimo e único representante do povo moçambicano e que o que é bom para ela é bom para todo o povo moçambicano. Os sinais, de facto, não são muito bons e as fanfarras que estudos apressados vão tocando oferecem-nos uma bela oportunidade de analisarmos o que se está a passar ao nosso redor.
A independência que nos foi servida de bandeja por homens e mulheres de espírito intrépido reunidos em torno da Frelimo constitui um bem muito valioso. É responsabilidade de todo o moçambicano, mesmo daqueles que não simpatizam com a Frelimo, honrar os sacrifícios consentidos pelos seus membros pela liberdade de que hoje desfrutamos. As fraquezas humanas que uma e outra vez alguns veteranos dessa epopeia revelam não retiram o valor ao que eles fizeram, nem devem servir para lhes negar o lugar que merecem no nosso panteão histórico. Os excessos do período imediatamente a seguir à independência também não são razão suficiente para questionar o papel preponderante que a Frelimo desempenhou no nosso devir histórico. Não obstante, honrar a Frelimo e valorizar a liberdade significa também prestar atenção ao que pode colocar em perigo esses ganhos. Significa, de forma mais profunda ainda, aprender da história e dar valor à segunda liberdade que os erros e excessos do pós-independência tornaram necessária por via da instrumentalização de moçambicanos em torno da Renamo.
O último congresso deste partido, que veio na esteira de inquietações emitidas pelas agências acima citadas, tornou claro que a opinião pública moçambicana precisa de chegar a um consenso sobre o que a Frelimo é e em que consiste o seu poder. Tenho a impressão de que mais do que a opinião pública nacional, muitos membros da Frelimo precisam deste consenso. Na verdade, a simples suposição de que todos sabemos do que estamos a falar quando evocamos a Frelimo ou o seu poder tem constituído, em minha opinião, uma das razões para os receios dos que vêem o perigo da monopartidarização e, sobretudo, tem sido a fonte a partir da qual a confusão entre partido e Estado tende a não ser vista como um problema grave da evolução política recente do País. Nos artigos que se seguem vou debruçar-me sobre o “poder da Frelimo” tentando partilhar com os leitores outras formas de ler a nossa situação política sem o recurso às teorias de conspiração que são o apanágio das nossas abordagens.
Vou também abordar aspectos relacionados com o próprio partido, nomeadamente a sua filosofia, o papel dos académicos, dos técnicos e, de uma forma geral, a impressão que alguns dos seus estrategas dão do que pensam sobre a democracia, lugar da oposição e sobre o papel do seu próprio partido no contexto geral das coisas da vida. Estou a tentar fazer um exercício de reflexão crítica em resposta a um instinto animal muito mais forte do que a recomendação da modéstia intelectual de falar pouco. A esperança continua a ser de falar muito até acertar.



O Poder da Frelimo: De quem beneficia (2)

O principal problema na abordagem da nossa situação política é saber como fazer a análise. A qualidade do debate na e sobre a nossa esfera pública tem revelado continuamente que, salvo raras excepções, a preferência analítica é por conclusões alicerçadas na procura de quem beneficia de uma situação. Invariavelmente, analisamos os nossos problemas partindo do pressuposto de que quem beneficia do resultado está por detrás de tudo quanto nos levou até lá. É uma versão da teoria de conspiração que encontra sustento metafísico nas nossas crenças supersticiosas. Em Gaza diz-se que “la kunga fiwa kuni noyi” (onde há falecimentos, há um feiticeiro). O verdadeiro alcance destas crenças – em conspiração e na superstição – é a aversão generalizada ao que não tem explicação. Temos que explicar tudo – o que até não é mau – mesmo se para o efeito tiramos conclusões erradas – o que já é mau.
O quadro geral analítico que privilegiamos no nosso País funda-se na convicção de que Moçambique é coisa da Frelimo. Já escrevi em tempos que expressões como “a Frelimo não brinca”, “a Frelimo é macaco-velho”, “a Frelimo não quer isso” documentam esta convicção. Criou-se, no nosso imaginário, uma ideia impossível e fantástica da Frelimo que faz de tudo quanto acontece no País uma espécie de apoteose da sua vontade. É uma ideia que, curiosamente, explica o que é mau, mas não consegue dizer porque um partido tão coeso, forte, firme e visionário como a Frelimo o é no nosso imaginário, não consegue acabar imediatamente com o espírito do deixa-andar, pobreza absoluta, conflitos internos, crime e tentativas de fuga de Anibalzinho.
Na verdade, a explicação é simples na perspectiva da teoria da conspiração. As coisas que a Frelimo não “consegue” resolver são aquelas cuja existência é do seu interesse. Assim, o espírito do deixa-andar continua para Guebuza poder continuar a criticar Chissano; a pobreza absoluta continua para a Frelimo poder se apresentar como único partido com soluções; os conflitos internos continuam para a Frelimo poder mostrar que é mais democrática do que a Renamo; o crime reina em Maputo para a Frelimo distrair as atenções do público da corrupção ao nível mais alto; finalmente, Anibalzinho é encorajado a fazer tentativas de fuga para a Frelimo poder mostrar que é séria na sua intenção de o manter na prisão. Isto, conforme disse mais acima, é superstição.
O que este tipo de análises revela é uma falta de interesse no que realmente conta para se descrever e analisar fenómenos sociais. O que conta em minha opinião é a própria realidade social, as pessoas que agem dentro dela e os efeitos do que elas fazem. Os estudos aludidos mais acima bem como a opinião generalizada no País revelam, no fundo, uma incompreensão assustadora da realidade social moçambicana, dos seus actores e dos efeitos da sua acção. Sem essa compreensão é difícil encontrar explicações que não se alimentem das teorias de conspiração. Mas pior do que isso, e espero não ser demasiado denso na minha explanação, a prioridade que damos à conspiração é que é responsável pelo poder da Frelimo. Dito de outro modo, as nossas explicações são profecias auto-poéticas, isto é vaticínios que por força da nossa própria crença se tornam verdade. De tanto acreditarmos no poder da Frelimo atribuímos a ela tudo quanto acontece no País e, por via disso, transformamos as nossas próprias crenças na prova da realidade. Os nossos receios, digamos, são a prova dos nove do que não entendemos. Mas há mais. As nossas profecias não só são auto-poéticas como também nos condenam à paralisia. De tanta omnipotência para que vale a resistência? Muitos resignam-se. Os estrangeiros que nos vêm ajudar agitam-nos com outras profecias, nomeadamente a profecia de que a única saída é a guerra. Espero estar a conseguir transmitir quão perigosos são os hábitos de pensar mal. O líder da Renamo tem se desdobrado perigosamente com ameaças de um retorno à guerra caso a “Frelimo” continue a fazer as suas “brincadeiras”.
Não me parece útil analisar a nossa situação política a partir do pressuposto segundo o qual o que anda mal seria no interesse da Frelimo. Por acaso, até, existe um livro dos anos noventa escrito por Patrick Chabal e Jean-Pascal Daloz com o título eloquente “Africa works – disorder as instrument” (A África funciona – A desordem como instrumento), que dá respeitabilidade académica a esta forma de pensar. Os autores defendem, na verdade, a tese de que a desordem característica dos sistemas políticos africanos é funcional aos interesses dos que a produzem. A desordem, por assim dizer, é propositada.
Ora, esta é uma abordagem problemática porque reduz a complexidade dos fenómenos sociais africanos a um conluio que só tem existência nos quadros de referência teórica que se usam para apreender o continente. Precisamos de maneiras de perceber que circunstâncias, interesses, acções e processos sociais se aliam para produzirem situações que tornam a desordem ou mesmo o conluio possíveis. A mera suposição de que a Comissão Política da Frelimo se sente para discutir como subverter a justiça não é suficiente para fazer isso. Precisamos de maior sofisticação, maior distância analítica e, naturalmente, de coragem para resistirmos ao canto sedutor da explicação supersticiosa.


O Poder da Frelimo – Um Equívoco Colectivo (3)

Vamos ver se conseguimos pensar menos mal partindo do pressuposto de que a Frelimo não existe. Isto é para tirar o medo. A Frelimo não existe, prontos, e se não existe, então não pode haver poder da Frelimo. Guebuza, Chissano, Marcelino dos Santos, Manuel Tomé, Alberto Chipande e tantos outros não existem. É importante partirmos deste pressuposto para podermos avançar na análise. Então, nem a Frelimo, nem estas pessoas existem, o que existe é Moçambique e nós, claro. Estou a imaginar Moçambique como o nosso quotidiano e as coisas que temos que fazer para não acordarmos mortos – isto é xangane – no dia seguinte. Temos que ir trabalhar – honesta ou não, pouco importa; temos que tratar formalidades; temos que comer. Estas três coisas bastam.
Para irmos trabalhar precisamos de emprego – ou, no caso dos ladrões, de ocasião. Se não temos emprego perguntamos porquê; se a polícia dorme, no caso dos desonestos, damos graças a Deus. Para tratarmos formalidades precisamos de conhecer as regras e normas; se não as conhecemos procuramos informarmo-nos. Para comermos precisamos de comida na mesa; se não temos comida na mesa procuramos saber porquê. Em tudo quanto fazemos no nosso dia a dia partimos da normalidade. Se as coisas andam normalmente, não nos preocupamos. Damos o mundo por adquirido. Só quando as coisas caiem fora do normal é que ficamos inseguros e começamos a procurar por uma explicação. A violência que cometemos na nossa esfera pública é de reduzir a complexidade da nossa vida a explicações que não nos ajudam em nada a resolver os problemas imediatos que temos. Com efeito, a nossa tendência natural é de responder às perguntas sobre o problemático no nosso quotidiano com o mais fácil e menos útil: a Frelimo. Não temos emprego por causa da Frelimo; não somos atendidos por causa da Frelimo; não comemos por causa da Frelimo.
O mundo é complicado. Não temos emprego porque a economia não anda, porque não temos formação adequada, porque há candidatos melhor formados, porque as instituições de direito funcionam mal, porque os funcionários públicos são nepotistas, porque somos preguiçosos, porque no último emprego que tivemos desviámos fundos públicos, etc. Cada uma destas razões encerra várias outras. Por exemplo, não temos emprego porque a nossa formação não é adequada porque o curso pós-laboral que fizemos numa universidade da praça foi mal-concebido, os professores estavam mal preparados, perdemos muitas aulas por causa de tolerâncias de ponto espontâneas ou porque confiámos no facto de termos costas quentes para passarmos de classe. Estou a tentar transmitir a riqueza da realidade social ao mesmo tempo que alerto para os perigos da simplificação. É verdade que é mais fácil responder a todas estas perguntas com recurso à Frelimo. E isso é, para mim, recusa de pensar.
Está bem. A Frelimo na verdade existe. A sua existência é necessária. Precisamos de um fundo de projecção dos nossos receios, incompreensões e insuficiências. A nossa necessidade é uma espécie de patologia. Precisamos da Frelimo para explicarmos as coisas da vida com recurso ao destino. É como o Deus dos crentes hostis à razão. Tivémos acidente porque Deus quiz; escapámos graças à Sua vontade. Nós próprios não temos nenhum protagonismo, somos apenas marionetas. É assim que funcionários mal formados ou que fazem mal o seu trabalho procuram compensar isso com uma maior aproximação à “Frelimo”; chefes que não entendem o que estão a fazer – e isto inclui mesmo os formados ao nível universitário – compensam as suas lacunas com recurso ao argumento de que os seus erros são no interesse da “Frelimo”; profissionais que não sabem como proceder num contexto institucional pouco claro ao invés de clarificar as regras burocráticas reflectem mais no que é do interesse da “Frelimo” e agem de acordo com as conclusões que eles tiram desse exercício; pessoas que doutro modo não teriam lugar na academia, no ministério, na empresa e por aí fora cultivam as suas credenciais políticas para caírem nas boas graças da “Frelimo”; juízes, advogados e polícias com pouco brio profissional paralisam o sistema jurídico e judiciário com a falsa suposição segundo a qual a resolução de um caso iria prejudicar a “Frelimo”.
A “Frelimo” é um grande equívoco colectivo. Serve para dissimular a mediocridade, a falta de brio profissional, a ausência de coragem cívica e intelectual e contribui grandemente para paralisar o País. Durante o simpósio sobre a vida e obra de Samora Machel ouvi pessoas que trabalharam com ele a falar de como ele podia decidir espontaneamente que uma lei deixasse de existir; a sala toda ria-se nostalgicamente e nenhum de nós tinha a coragem de dizer que foram juristas com falta de brio profissional e integridade intelectual que deixaram coisas dessa natureza se passar; ninguém se sentiu incomodado com essas manifestações de desprezo pela legalidade. Como havíamos de nos sentir? A “Frelimo” queria assim. Um veterano da Frelimo entendeu mal a minha comunicação durante o mesmo simpósio, o que é natural, e discordou, o que é também natural. Uma participante esclareceu-lhe o equívoco e a coisa passou. Contudo, muito tempo depois fiquei com calafrios só de pensar que no glorioso passado que estivemos a pintar naquele simpósio, o mal-entendido teria sido uma razão forte para eu ser punido, no interesse, é claro, da “Frelimo”. Teria sido punido pela minha “indisciplina”.
A falta de clareza sobre o que a Frelimo é constitui uma das razões principais por detrás do tipo de desmandos que caracterizam a acção política no País. Não é conspiração. É um equívoco colectivo.



O Poder da Frelimo: Libertar a Frelimo (4)

Em minha opinião, a Frelimo está duplamente presa. Uma abordagem analítica dos nossos problemas políticos tem que partir deste pressuposto. No fundo, não é a Frelimo que tem o País nas mãos, mas sim o contrário. A análise dos nossos problemas só vai poder ser útil se tivermos a coragem de libertar a Frelimo de si própria e de todos nós. A Frelimo prisioneira de si própria é aquela que confunde a sua sorte com o destino do País. Essa Frelimo, na verdade pessoas de carne e osso, não vêem mal nenhum em usar o poder do Estado para cimentar o seu ascendente sobre a sociedade. Essa é a Frelimo dos medíocres, incompetentes e oportunistas. Essa Frelimo, na verdade essas pessoas, adoram a intransparência e a confusão institucional porque só assim conseguem dissimular as suas próprias insuficiências. Essa é a Frelimo dos que usam fundos do Estado para fazer trabalho do partido; dos que atribuem concursos de empreitada às empresas que mais contribuem para os cofres do partido; dos funcionários públicos que afixam anúncios descarados a informar sobre a sua ausência do local de trabalho em serviço do partido. Dos que têm medo de dizer o que pensam com receio de estarem a criticar a “Frelimo”.
Trata-se de uma “Frelimo” que documenta o País que somos. Somos um País com características muito específicas, a principal das quais é a nossa dependência do auxílio externo. A lógica política, mas também a lógica individual consistem, neste tipo de contexto, na instrumentalização desse auxílio. A classe política faz tudo para estar em conformidade com as exigências desse auxílio, muitas vezes não por convicção política, mas por conveniência pessoal. Nós os outros estamos à espreita de oportunidades, sejam elas consultorias, projectos ou mesmo empregos bem pagos. Para esse efeito, estamos preparados para dizer seja o que for que seja do agrado dos que nos ajudam. Convicções não contam muito. E se contam, ajustamos as nossas. Somos também um País em que o controlo do Estado determina o acesso a todo o tipo de recursos. Assim, muitos de nós alinhamos o nosso posicionamento pessoal de acordo com os que detêm o poder do Estado. Há lugares em Concelhos de Administração por distribuir, há direcções em ministérios, há ministérios, há projectos, etc. Neste ambiente dominado pela preocupação do “ter” – material – e no qual o “ser” – convicções – desempenha apenas um papel secundário – e é visto com hostilidade por muitos – não admira que haja muitos oportunistas que investem na ideia de uma Frelimo forte apenas com o intuito de tirar benefício individual.
O tipo de Frelimo em que essas pessoas investem precisa de se libertar de si própria porque a longo prazo os ganhos obtidos agora não vão perdurar. Serão ganhos píricos, isto é serão feitos à custa da destruição do próprio partido e do País. E para não dar a impressão de que estou a desfiar uma teoria de conspiração, apresso-me a dizer que a Frelimo prisioneira de si própria é uma Frelimo que é palco de conflitos internos, forças centrífugas e visões contrárias. É uma Frelimo que por receio do debate interno de ideias faz vista grossa às irregularidades e considera conveniente o que não prejudica o partido, mesmo se prejudica o País. Essa é, com efeito, a Frelimo generalizada, a Frelimo que está em cada um de nós. Quantos de nós preferimos a regra e norma burocrática ao espontâneo, familiar e partidário? Quantos de nós estamos preparados e dispostos a deixar passar para a frente o que é mais competente, tem maior brio profissional e se preocupa com a sorte dos mais fracos na sociedade? Uma ilustração simples disto é um sítio qualquer de atendimento público. Toda a gente que lá chega, mas toda sem excepção, passa imediatamente para a frente ignorando todos os outros.
Existe, contudo, também uma Frelimo prisioneira de todos nós. Essa é a Frelimo normal que não pode agir no seu próprio interesse. É uma Frelimo paralisada pelas nossas exigências. A preocupação do Presidente Guebuza em reforçar a Frelimo é legítima. Governar significa gerir o País em nome de ideais representativos do projecto que determinados grupos dentro da sociedade têm em relação ao País. O dilema enfrentado por Guebuza, contudo, consiste na expectativa irrealística de muitos observadores nacionais e estrangeiros de que ele faça isso sem prejudicar a oposição. Na verdade, o perigo que a nossa democracia enfrenta não vem do reforço da Frelimo – que me parece necessário e oportuno – mas sim do facto de que o reforço da Frelimo põe a descoberto um dos grandes equívocos dos últimos anos, nomeadamente a ilusão de que a Renamo alguma vez representou um projecto político coerente e claro.
Tudo quanto pode servir de referência para avaliar a génese da Renamo indica com alguma segurança que ela foi coisa de bandidos. Opositores sensatos da Frelimo como Domingos Arouca ou Máximo Dias trataram de se distanciar dela assim que chegaram à mesma conclusão. As dificuldades que a Renamo tem em corresponder aos anseios dos muitos moçambicanos que decidiram depositar a sua confiança nela revelam justamente as linhas pelas quais este equívoco se coze. Portanto, manietar o reforço da Frelimo ao destino deste equívoco parece-me igual a hipotecar o destino do País à sorte de gente que não sabe de onde vem, nem para onde quer ir. Libertar a Frelimo de si própria, contudo, significa saudar o esforço do seu reforço para que se torne num verdadeiro partido, isto é numa entre várias forças políticas, comprometido com uma separação clara entre o partido e o Estado.

O Poder da Frelimo – Bons males (5)

Ouvi Teodato Hunguana, membro do Conselho Constitucional, há algumas semanas a dizer que o País precisa de uma terceira força. Esta observação, vinda de uma pessoa que faz parte dos altos círculos da Frelimo, devia dar de pensar aos que privilegiam teorias de conspiração. Mas mais do que isso, a ideia documenta o desmoronamento da ilusão de uma oposição política da Renamo no País. As negociações e o Acordo de Roma é que fizeram a Renamo, dando-nos a impressão de se tratar de uma oposição política coerente. Os “trust funds” bem como a facilidade de ingressar em movimentos internacionais com rótulo político, a saber “democracia cristã”, conseguiram durante muito tempo camuflar essa impressão. O que os fundos externos e do Estado lograram fazer nos anos que se seguiram ao Acordo de Paz não foi transformar a Renamo num partido político, mas sim numa rede clientelista cuja lógica de actuação não é necessariamente a solução dos problemas do País, mas sim a sua própria sobrevivência parasita. Contrariamente ao que eu próprio pensei durante muito tempo, o enfraquecimento da Renamo não é algo necessariamente mau para a nossa democracia. Pode ser até uma benção.
Esse enfraquecimento não é, portanto, mau, mas a fraqueza da oposição, em geral, é. Há diferença. E é esta diferença que alguns estrategas da Frelimo ainda não perceberam, salvo a honrosa excepção de Teodato Hunguana. Da mesma forma que o Acordo de Roma criou a Renamo, ele contribuíu bastante para criar a impressão de que a captura do Estado por meios legítimos conferia prerrogativas ilimitadas ao vencedor. Isto tem um pouco a ver com a própria lógica das negociações de Roma. Enquanto que a Renamo vendeu a guerra em troca do reconhecimento político – e fundos para transformar a sua nomenclatura em chefes patrimoniais – a Frelimo vendeu a guerra em troca da promessa de captura do Estado que recebe auxílio ao desenvolvimento. Os doadores compraram e hoje se queixam. O que alguns estrategas da Frelimo ainda não perceberam é que a existência de uma Frelimo coerente e forte depende de um contexto social e institucional são.
O contexto social é são quando a intervenção política responde a interesses existentes na sociedade. Nenhum partido pode representar todos os interesses numa sociedade. É contraditório. Partido não é o todo. É parte. A Frelimo, portanto, tem que definir que interesses quer representar e defender no nosso País. As teses ao Nono Congresso, infelizmente, não fizeram isso, mas isso é outro assunto. O desiderato de uma representação universal cria incoerência e espaços de arbitrariedade. Ao lado dos esforços actuais da Frelimo de se afirmar na sociedade podem ser observados problemas de interesses divergentes no seu interior que só são resolvidos à custa da reprodução de um contexto institucional intransparente. Isto é uma outra maneira de dizer que os problemas de confusão entre Estado e Partido, corrupção, impunidade e indiferença constatados pelos vários estudos mencionados mais acima não são o resultado de uma conspiração obscura de forças invisíveis. Eles são o resultado de processos sociais concretos que podem ser descritos e analisados. Nem todos os membros da Frelimo se sentem à vontade com a proximidade de certos círculos de negócios; igualmente, nem todos os círculos de negócios se sentem à vontade com a dependência desta proximidade para se fazerem coisas. Este ambiente cria cumplicidade, não conspiração.
O País está a ficar cada vez mais maduro para o surgimento de forças sociais interessadas na transparência. E isso é bom porque a transparência tem que resultar de um impulso vindo do interior da sociedade. Os homens de negócios de Nampula que perdem um concurso em Maputo começam a ver que o melhor para todos deviam ser regras claras e transparentes, e não só a cunha. O ministro que tem que outorgar um concurso à empresa que melhor oferta faz, começa a ver que se protege melhor do empresário que paga para os cofres do partido com recurso às regras. O técnico no ministério convence melhor o seu ministro da necessidade de dar licença a quem de facto pode explorar um determinado recurso – por exemplo, peixe – quando sabe que tem certos padrões de qualidade que tem que observar – por exemplo da União Europeia – e que um veterano qualquer por aí não pode.
Um partido forte e quase que invencível não é incompatível com a democracia. A experiência de muitos Países com democracias maduras já revelou isto. Nos Países escandinavos, por exemplo, os partidos sociais democratas dominaram a política durante décadas. Mesmo um ambiente político confuso não é incompatível com a democracia. A Itália só recentemente é que começou a clarificar a sua esfera pública. Dito de outro modo, a tendência de monopartidarização que muitos estudos e muitos observadores constatam em Moçambique não é necessariamente má. Em minha opinião, Guebuza faz muito bem em reforçar a Frelimo. De igual modo, se esse reforço implica o enfraquecimento da Renamo, tanto melhor, desde o momento que o reforço não consista essencialmente no enfraquecimento consciente da oposição. Para que isso aconteça, é necessário ter em conta, porém, que esse reforço deve ser acompanhado do fortalecimento das instituições estatais com regras transparentes e previsíveis. Fazendo isso, não haverá nenhuma necessidade de “criar” uma terceira força. A terceira força será a própria transparência




O Poder da Frelimo – Sibindy (6)

O lado grotesco do Nono Congresso da Frelimo foi a presença de Yaqub Sibindy. Foi grotesco por um político evidentemente inepto como o líder do PIMO ter conseguido enrolar uma parte da Frelimo, um partido cheio de políticos de grande calibre. A forma como o partido da Maçaroca e do Batuque lidou com este assunto, o destaque que deu à contribuição financeira que ele fez para a realização do Congresso e a pompa com que o acolheu em Quelimane deram indicações daquilo que alimenta os receios de muitos, segundo os quais o País estaria a enveredar pela via do monopartidarismo. A Frelimo tem todo o interesse em encorajar formas constructivas de oposição, mas a forma como esse encorajamento é feito precisa de ser interpelada.
Com efeito, em total contraste com a forma como o Presidente Guebuza tem lidado com a Renamo desde que assumiu a Presidência – reduzindo o contacto ao mínimo necessário e sem privilégios especiais para o seu líder, assumindo a confrontação parlamentar e não cedendo sequer um passo na discussão de questões centrais da vida do País, medidas estas, aproveito dizer, absolutamente necessárias à evolução da nossa democracia nascente – o Congresso reagiu a Sibindy com a impressão de que a preferência da Frelimo não é pelo jogo democrático, mas sim por uma oposição dócil, sem coluna vertebral e sem sentido de direcção. A atitude da Frelimo lembra o gesto de um rico que aceita esmola de um pobre. Sibindy é capaz de ter enrolado a Frelimo ao mostrar que com um pouco de dinheiro é aparentemente possível ganhar a aquiescência do partido e que uma oposição só é construtiva quando se submete.
Oposição não significa, obviamente, hostilidade. Uma democracia não é necessariamente sã só quando os partidos não se falam, não estabelecem alianças, endurecem posições e não se desejam boa sorte. Com efeito, a democracia precisa de um espaço amplo de debate e troca de ideias na base de posições claras e enformadas por um compromisso com a ideia que cada um tem do que o País deve ser. A trajectória política de Yaqub Sibindy bem como o perfil político do partido que dirige nunca deram indicações de se tratar de uma força política com posições claras. Para além de demonstrar com a maior clareza possível o tipo de força política que o nosso País tende a produzir, Yaqub Sibindy e o seu PIMO são o exemplo claro daquilo que um político e um partido político não deviam ser.
Agora, a questão que se coloca é de saber quem dentro da Frelimo achou que estivesse a prestar um serviço ao partido e a Moçambique dando o destaque que se deu a Sibindy. Porque ninguém teve o bom senso de agradecer a oferta financeira, recusá-la e aconselhar Sibindy a investir os 17 mil Mtn directamente no combate à pobreza? Porque ninguém teve a ideia de aproveitar a atitude de Sibindy para reafirmar a posição da Frelimo em relação ao tipo de democracia que quer para o País? Que ganhos políticos é que alguns estrategas da Frelimo acham ter logrado com este espectáculo grotesco? Que argumentos trocaram entre si para decidirem que era do interesse da Frelimo aceitar a oferta e dar espaço de intervenção a este “político”?
Estas interrogações conduzem directamente ao tipo de conclusões que dão sustento aos receios de monopartidarização. Na verdade, o caso Sibindy mostra de forma desconcertante que algumas pessoas dentro da Frelimo têm uma concepção muito problemática de democracia, da oposição e do seu próprio papel no País. A ideia de democracia que parecem ter é de um espaço público feito de aquiescências. Há-de ser, de certeza, esta ideia que faz com que membros com capacidade de pensar no interior da Frelimo não se notabilizem pelo uso dessa faculdade. Há-de ser por causa desta ideia que muitos jovens ambiciosos e cheios de potencial e energia se juntam à Frelimo ou ao aparelho do Estado com a convicção forte de que o seu contributo consiste em dizer sim a tudo desde que singrem.
A concepção de oposição que têm é de gente subserviente que reconhece o papel dirigente da Frelimo. É daí que uma reflexão divergente do que a maioria no interior do partido pensa corra o risco de ser interpretada como um ataque. Esta concepção há-de explicar, de certeza, a fraca qualidade dos debates de fundo durante o Congresso. Na verdade, a vontade e determinação de combater a pobreza não se documentaram por um debate sério sobre o tipo de medidas que são necessárias para esse efeito. Não vi nenhuma reportagem sobre estratégias diferentes de combate a essa pobreza que tivessem sido alvo de acalorados debates nesse encontro. A qualidade do debate teve o nível que as reclamações do quotidiano têm. O exemplo disso foi a intervenção da Ministra do Trabalho Helena Taipo; foi também, curiosamente, a de Sérgio Vieira. Digo curiosamente porque, apesar disso, foi para mim, das melhores e mais profundas intervenções que houve durante o Congresso, tendo pecado justamente por abordar as questões ao nível do senso-comum.
Finalmente, a ideia que algumas pessoas dentro da Frelimo têm do seu próprio papel no País é de uma profunda identidade entre partido e Estado. Para eles a discussão sobre a governação do País constitui uma contribuição para os esforços da Frelimo de desenvolver o País. A Frelimo é o mar onde desaguam todos os rios. Não é um dos rios que vai desaguar no mar que é o Estado. É o contrário. Este tipo de atitude cria espaço para a intransparência, abuso do poder e prepotência, males, diga-se de passagem, que a Frelimo nos gloriosos tempos já tentou combater. É deprimente que um “político” do calibre de Sibindy tenha ajudado a expor estes problemas. Espero que Sibindy não escreva no jornal Zambeze que foi tudo uma farsa, que queria apenas demonstrar claramente que tipo de partido é a Frelimo... Os que se riram dele, riram-se cedo demais.

O Poder da Frelimo – “Académicos” e políticos (7)

É difícil não dar razão a Machado da Graça quando na sua “Talhe da foice” no Semanário Savana suspeita que o combate à pobreza seja apenas um acto de constrição por parte de pessoas que enriqueceram à custa dos pobres. Na verdade, o problema da ênfase que o Presidente Guebuza dá ao combate à pobreza como grande objectivo da sua governação é bem mais profundo. Embora louvável e em sintonia com os grandes Objectivos do Milénio, a ênfase no combate à pobreza é sintomática de algo que se tornou óbvio no decurso do Nono Congresso, nomeadamente que a Frelimo não só deixou de ser partido de operários e camponeses – se é que alguma vez foi – como também, e mais grave, que os intelectuais perderam muito do protagonismo que tiveram no passado. Não há novos Eduardo Mondlane, Jorge Rebelo, Óscar Monteiro, Luís Bernardo Honwana, Sérgio Vieira. Só há intelectuais orgânicos que sabem dizer quem não faz parte, mas aparentemente não fazem a mínima ideia donde querem levar o País.
Dito de outra maneira, estão a fazer falta à Frelimo pessoas que formulem projectos de sociedade e articulem-nos com a leitura que fazem da sociedade moçambicana. Se como refere Machado da Graça o grosso dos participantes ao Congresso consistiu em gerentes de empresas e funcionários públicos, isso é porque a Frelimo, na verdade, é um partido gestor, um partido sombra do seu próprio passado quando, mesmo que privilegiando ideologias problemáticas e aventureiras, se definia por um projecto claro e coerente de sociedade. O engraçado nisto tudo, todavia, é que volvidos 30 anos da independência que a Frelimo conquistou, o País dispõe de muita gente formada ao alto nível, a maioria da qual até é militante do partido. Praticamente, todo o intelectual digno desse rótulo é membro da Frelimo. Contudo, a julgar pela fraca qualidade do que o partido propõe como visão para o País, esses intelectuais não têm nenhum protagonismo nas suas hostes.
Escrevo isto com um pouco de trepidação, pois já alguns “colegas” me qualificaram de pretencioso e arrogante. Suponho que me critiquem por preferir falar e escrever de acordo com o que considero mais em sintonia com os hábitos académicos de reflexão do que alguns deles que, desonrando a academia a que dizem pertencerem, preferem das duas uma: calarem-se ou dizerem o que acham ser mais do agrado dos que detêm o poder. Não quero com isto dizer que todo o académico deva escrever para os jornais, pois o trabalho académico não consiste nisso. Nem quero dizer que toda a gente com título académico seja académica. Na verdade, a reflexão que faço aqui é para distinguir precisamente isso e dar a devida importância às pessoas detentoras de títulos e que decidiram dedicar o seu conhecimento ao serviço do trabalho prático e técnico. Refiro-me apenas àqueles que fazem política com o cunho de académicos quando na verdade são meros técnicos e burocratas. A política e a academia são coisas diferentes. São poucas as pessoas que podem conseguir conciliar as duas coisas. Não obstante, isto não significa que os académicos não devam ter preferências políticas, muito menos que não sejam militantes de um partido. Contudo, se forem militantes e continuarem a querer fazer parte da academia eles devem ter a coragem de fazer aquilo que identifica um académico, nomeadamente contribuir com o seu pensamento crítico para uma melhor formulação dos problemas, mesmo se as conclusões a que chegarem puserem em questão preceitos importantes do partido.
O político, já disse isto uma vez apoiando-me num sociólogo alemão, Max Weber, olha para os fins. Para lá chegar qualquer meio, em princípio, serve, desde o momento que o leve lá. O académico, em contrapartida, olha para os meios e pergunta se são os mais adequados para os fins propostos. Ao fazer isso, coloca à disposição do político todas as possibilidades que se abrem ao se tomar uma decisão. O Nono Congresso, por exemplo, reconfirmou o combate à pobreza como grande objectivo do partido. Decidiu também que um dos meios para lá se chegar era o slógan “decisão tomada, decisão cumprida”, algo que mereceu a crítica atenta de Machado da Graça.
Portanto, o Congresso parece ter decidido que o problema principal enfrentado pelo País é o não cumprimento das decisões tomadas. O que disseram os “académicos” militantes da Frelimo? Bateram palmas? Acenaram forte com a cabeça? Gritaram vivas? Ou interpelaram a qualidade das decisões tomadas? Fizeram isso? Procuraram saber como é que as decisões são tomadas? Interrogaram-se sobre o contexto em que decisões são tomadas? Perguntaram se essas decisões correspondem a uma leitura coerente do País real? Indagaram-se se essas decisões contêm dentro de si a visão do que o País deve ser? Puseram decisões em relação com leis? Perguntaram se a ideia de “decisão” é compatível com um sistema democrático?
Duvido imenso. E isto é preocupante. A falta de consenso sobre o que a Frelimo é e, sobretudo, sobre o que o seu poder é, conduz-nos a uma situação em que pseudo-académicos interpretam o papel da academia no País como sendo o de utilizar os seus títulos para dar legitimidade a posições políticas. Confundem a crítica com oposição e tornam o pensamento e a produção de conhecimento em artefactos mercenários da sua própria esquizofrenia: “académicos” e políticos. Bom, pelo menos nunca estarão sozinhos. Usam considerações materiais como critérios de avaliação da plausibilidade do que diz quem quer pensar de forma crítica. Se eu critico a ênfase no combate à pobreza, o “académico” não procura saber que argumentos tenho; ele quer saber em graças de quem eu quero cair. A ideia de que a reflexão possa constituir um fim em si próprio não cabe no seu entendimento do papel de um académico.
Políticos o nosso País já os tem em número suficiente. Académicos, contudo, isto é, pessoas comprometidas com a verdade e com o fomento deste País por via da reflexão crítica, esses fazem ainda muita falta. Moçambique não vai deixar de existir ou de resolver os seus problemas porque os “académicos” foram ao Nono Congresso. Mas se esses académicos assumissem o seu papel, o País poderia lograr todos os desafios com mais opções. Era tão bom que eles tomassem a decisão de serem académicos ou políticos e... cumprissem-na.

O Poder da Frelimo – Técnicos e decisões tomadas (8)

Do ponto de vista da sociologia, a política é um conceito pouco útil. Não é algo que possa ser definido com utilidade antes do trabalho preliminar de saber o que se passa em torno do que as pessoas chamam de política. Aos sociólogos interessa o poder, o seu exercício e as suas implicações. Depois disso feito, é possível definir a política. Noutros termos, a política constitui-se na relação entre o poder, seu exercício e sua continuidade no tempo. Poder, no seu estado bruto, é simplesmente a possibilidade que algumas pessoas têm de fazerem outras pessoas cumprirem a sua vontade contra a sua própria vontade. Nesta acepção, a noção de poder ainda não tem grande interesse sociológico. Começa a tê-lo quando olhamos para ela do ponto de vista da dominação, isto é de uma relação social em que uns podem impor a sua vontade a outros que consideram essa imposição justa. Aí sim, já temos algo sociologicamente interessante, pois já estamos a falar de autoridade e legitimidade.
A dominação pode assumir várias formas, todas elas presentes em maior ou menor grau na nossa experiência histórica. Segundo o sociólogo alemão Weber que se debruçou sobre estas coisas com muita atenção, a dominação pode ser (i) tradicional, isto é quando se legitima a partir do que é consuetidinário; pode ser (ii) carismática, isto é quando se legitima a partir de qualidades tidas como sendo excepcionais e sobrenaturais de um líder político. Samora Machel ou Afonso Dhlakama são exemplos claros disso em virtude das suas qualidades militares; finalmente, a dominação pode ser (iii) jurídico-racional quando assenta num conjunto de normas codificadas e executadas por um corpo especialmente formado para esse efeito.
Não quero transformar o artigo numa introdução à sociologia política. Interessava-me apenas chegar a este ponto onde chamo a atenção do leitor para a importância que a legitimação desempenha no exercício do poder. É através dela que o poder ganha cunho social e se traduz em autoridade. O Estado moderno, e nesta categoria cabe também o nosso – define-se justamente pelo exercício de um poder legitimado constitucionalmente e que se manifesta no dia a dia das pessoas através da obediência a leis que respeitam o espírito dessa constituição. Num Estado moderno o exercício do poder não é arbitrário. Aproveito, desde já, para dizer que o poder não é apenas legítimo quando é democrático. Mesmo um poder dictatorial pode ser legítimo desde o momento que o seu exercício esteja em conformidade com a lei.
Neste esquema de coisas, a peça mais fundamental não é o chefe máximo. É o burocrata, ou para estar mais perto da nossa linguagem, o técnico. É o técnico que dá substância à autoridade garantindo que o exercício do poder esteja em conformidade com a lei. O chefe máximo, médio ou mínimo é chefe e tem autoridade em virtude do lugar que ocupa na máquina de exercício do poder. Naturalmente que o chefe precisa de ter qualidades excepcionais para chegar até onde chegou. Mas num contexto de Estado moderno, o seu poder só é legítimo quando exercido dentro dos preceitos legais. A lei é que é o soberano. Agora, é um pouco difícil transmitir esta ideia num contexto político e cultural como o moçambicano em que as noções tradicionais de autoridade – reforçadas pela atitude paternalista do poder colonial – e em que a socialização primária dos principais políticos foi feita em ambientes militares – com a sua exigência de disciplina – ou de exaltação carismática.
Não estranha, pois, que a cultura política dominante dê maior ênfase à lealdade ao chefe do que ao respeito pela legalidade. As características principais da dominação tradicional e da dominação carismática são, respectivamente, a confusão entre o privado e o público, e a preferência pelos que são leais ao chefe. O nosso sistema político tem elementos fortes disto, patentes na dificuldade que a Frelimo tem de se desligar do Estado e respeitar as suas instituições como bens públicos bem como nas dificuldades do líder do principal partido da oposição que prefere se fazer rodear dos chamados “yes-men” (homens que dizem sim a tudo). O Nono Congresso podia ter debatido esta questão, pois o assunto não é novo. Já nos anos oitenta, quando o fosso entre a vontade política e a realidade se tornara cada vez maior, a Frelimo decidiu que o problema residia no facto de a tecnocracia se ter tornado independente do partido. A conclusão a que se chegou na altura foi de que era necessário voltar a colocar o partido na direcção. Este é um assunto que merece ainda maior atenção e estudo. Um passo importante neste sentido foi dado por uma socióloga da UEM, Judite Chipenembe, que tenta perceber os meandros da burocracia em Moçambique. De qualquer maneira, um dos erros da análise feita pela Frelimo na altura foi de ter esperado uma burocracia dócil e eficiente num contexto em que o próprio poder político se notabilizava pela sua arbitrariedade e espontaneidade na condução dos destinos do País. A burocracia precisa de certezas.
O Congresso podia ter debatido como garantir que os técnicos façam o seu trabalho como técnicos. Para esse efeito, podia ter reflectido sobre como transformar as expectativas do partido em leis a serem cumpridas e executadas por técnicos. O slógan “decisão tomada, decisão cumprida” é sintomático da ausência deste debate. Num Estado de direito não são decisões que contam, mas sim leis. Sei que a questão é retórica, mas é importante para se perceber o que está em causa. Decisões têm a tendência de serem arbitrárias. Decisões são coisas do pelouro do poder na sua forma bruta, de um poder sem autoridade. As leis podem ser também arbitrárias, mas pelo menos proporcionam aos técnicos quadros seguros de referência. Leis conferem autoridade a quem toma decisões. A autoridade vem da lei. Logo, uma decisão que não é transformada em lei, dificilmente será cumprida. E se o respeito pela lei não constitui prioridade para quem toma decisões, então o técnico nunca vai ter a autonomia de que precisa para ser um técnico. O nosso País ainda tem um longo caminho a percorrer para incutir nos seus técnicos e políticos a ideia de que os técnicos estão ao serviço da legalidade.

Fonte: macua.blogs.com



MEMÓRIAS DE UM COMBATENTE E A VERDADE SOBRE A FUNDAÇÃO DA RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA, DE JOÃO FERRO DIAS E RODRIGO CARLOS GUEDES


MEMÓRIAS DE UM COMBATENTE E A VERDADE SOBRE A FUNDAÇÃO DA RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA, DE JOÃO FERRO DIAS E RODRIGO CARLOS GUEDES


  O combatente, na primeira pessoa
Concretizo, por fim, ao cabo de longos anos, um sonho antigo. O sonho de transpor para a escrita as memórias de tempos difíceis.
Primeiro em Moçambique, onde nasci, passando pelaRodésia, pelo Congo, por Angola e, por último, Portugal.
Anos de luta, de sacrifícios, de medos, de derrotas, vitórias.
Dos amigos que fiz, dos que perdi.
Das   manipulações,   aproveitando   homens  íntegros, inexperientes, idealistas, patriotas.
Das perseguições, dos combates, das lutas desiguais, dos avanços e recuos. Das mortes, das feridas que teimavam em não sarar, dos gritos de dor. Dos pesadelos, de alguns sonhos, da liberdade.
Das famílias que ficaram para trás, dos filhos que não vimos crescer, alguns ainda por nascer.
Este livro reúne todas estas vivências, sustentadas em factos verídicos, e em documentos que tive a sorte e honra de preservar.
Ao materializar esta obra, não poderia deixar de homenagear o Eng° Pires Carvalho, homem de ideais e convicções, como eu, que assumiu papel preponderante no início do movimento de resistência em  Angola, contra russos e cubanos.
Em sua memória, dedico-lhe uma mensagem de profundo apreço, pelo homem que foi, pela integridade de que nunca prescindiu, pela amizade e profundo sentido de camaradagem que emprestava à sua maneira de ser, junto daqueles que lhe eram queridos e com quem conviveu nas boas e nas más horas.
Uma outra palavra de sincera gratidão e enorme respeito, igualmente a título póstumo, para o Coronel Gilberto Santos e Castro. Pessoa de rara inteligência, invulgar sentido patriótico e ligado para sempre à história dos Comandos em Portugal, por ter sido o seu fundador. O seu legado vai muito para além dos anos que viveu. Permanecerá junto de nós e de todos aqueles que tiveram o alto privilégio de com ele privar.
Sobre o Orlando Cristina, parceiro de aventuras e desventuras, algarvio de gema e resistente moçambicano, seria impossível nada referir. Bravo como poucos, morto por gente desprovida de coragem. Estarás comigo para sempre, meu grande amigo!
Um voto de merecidíssimo louvor ao antigo secretário-geral da Renamo Evo Fernandes, cobardemente assassinado em Cascais, em 1987, por Alexandre Chagas, um ex-agente da PIDE. Estendo este louvor à viúva, Ivete Fernandes, digna lutadora, corajosa, guerreira.
Ao grande André Matsangaissa, primeiro comandante da Resistência Nacional Moçambicana, morto pela Frelimo a 17 de Outubro de 1979. Um grande homem, um líder, estratega como poucos, um destemido soldado.
Uma palavra de apreço ao antigo inspector da unidade rodesiana de polícia CID, Henry Elliot, que nos prestou - a nós, verdadeiros fundadores da Resistência - um precioso apoio, e nos transmitiu força e ânimo, até nas horas mais difíceis.
Aos bravos mentores da Resistência, camaradas de combate, de cumplicidades, de derrotas e vitórias: João Póvoa, Rui Silva - fuzilado em Maputo -, Zeca Oliveira, Silva, Godinho, Graciano e, por último, o grande amigo - em tudo o que de mais nobre existe quando nos referimos a uma amizade -Pedro Rodrigues, o Brasileiro. Tanto em Angola como em Moçambique, testemunhei a sua coragem, a sua conduta, a sua entrega.
Injusto seria não registar, nestas linhas, uma merecida homenagem a Afonso Dhlakama, actual líder da Renamo, homem profundamente solidário, astuto guerrilheiro, um líder sábio, que prezo como amigo, e que mantém viva a mais nobre causa que levou à criação da Resistência: a implantação da verdadeira democracia em Moçambique.
Referência ainda para o meu pai, a quem a expressão "amigo do seu amigo" assentou que nem uma luva. Sinto falta dos seus conselhos, sei o que me diria ao ler este livro: até que enfim, filho!
A minha ex-mulher, mãe dos meus dois filhos, que em conjunto com eles conseguiu suportar, naquele tempo, as minhas longas ausências. Souberam esperar pelo marido e pai, que tardava em voltar.
A minha companheira Maria José, a quem devo em grande parte a concretização deste projecto, que comigo perdeu muitas horas em pesquisas, recolhas, serões, recordações. Veio dela o grande impulso para finalmente avançar, com ela ganhei a coragem para seguir em frente com esta ideia. Bem hajas, por estares presente ao meu lado!
Por último, a todos os colegas e amigos que comigo lutaram, aos que sobreviveram e, acima de tudo, aos que lá ficaram, tombados no chão de uma pátria que também foi deles.
Portimão, Novembro de 2008 Rodrigo Carlos Guedes -email rcarlosguedes@sapo.pt

Fonte: macua.blogs.com

05 setembro 2012

SUGESTÃO DE LEITURAS E FILMES

      SUGESTÃO DE LEITURAS E FILMES

Por Jorge Fernando Jairoce

Heidi Gengenbach . Memórias Encadernação: Mulheres como Makers e contadores de história em Magude, Moçambique . New York: Columbia University Press. 2005. Livro eletrônico. 
Magude era um lugar difícil de trabalhar quando Heidi Gengenbach chegou lá em 1995. Foi preciso alguma coragem para realizar cerca de 18 meses de trabalho de campo nesta parte do sul de Moçambique, logo após o fim da guerra civil. Ela também levou um pouco de coragem para comparar a disciplina de história como é ensinado em universidades americanas com a forma como o passado é concebido por mulheres idosas nesta parte da zona rural de Moçambique.  O formato eletrônico do livro fornece sons e emocionantes imagens visuais, mas também desafia tradições narrativas existentes. A sua abordagem pouco ortodoxa vai apelar para o aventureiro, mas que pode ser frustrante para aqueles que  buscam a história social de uma subclasse global.
      As mulheres idosas entrevistadas ressaltaram a importância das redes de mulheres e laços familiares em sua visão do passado. Ao contrário de seus parceiros do sexo masculino, elas mostraram pouco interesse por política, trabalho ou cronologia. Gengenbach tenta capturar esta visão nos capítulos que podem ser lidos de forma independente um do outro. A estrutura deste livro não gira em torno de documentos que  procura "recuperar" o passado ou uma narrativa que "se desdobra" perfeitamente. Ela vê os registros de missionários e funcionários coloniais, e até mesmo o testemunho oral de informantes do sexo masculino, como formas de expressão que compartilham algumas das preocupações com o passado realizada por mulheres de Magude. Historiadores profissionais também são culpados de organizar história oral ou textual em narrativas (do sexo masculino, ocidental, elitista e profissional) que seguem suas  preocupações com a cronologia da mudança económica e política, estruturas impessoais e de modernidade, e não aquelas das mulheres rurais no centro do estudo. Essas mulheres falaram sobre o passado da forma que serviu para reforçar os laços sociais de parentesco e experiência e elas inscrevem as suas memórias em atividades como tatuagens, histórias de vida e outros objetos artesanais.
Clica no link para ouvir as histórias: http://www.gutenberg-e.org/geh01/frames/fgehaud.html



 Allen F. Isaacman and Barbara S. Isaacman. Slavery and Beyond: The Making of Men and Chikunda Ethnic Identities in the Unstable World of South-Central Africa, 1750–1920. (Social History of Africa.) Portsmouth: Heinemann. 2004. Pp. xii, 370.

Pouco mais de três décadas atrás, Allen F. Isaacman autor de uma análise pioneira de mudança social e económica em Moçambique realizou um amplo estudo  focado no sistema de prazos e nas propriedades portuguesas localizadas ao longo do rio Zambeze. Ele ajudou a estabelecer uma agenda de pesquisa sobre temas que vão da escravidão à autoridade no sudeste da África. Agora Isaacman e sua colaboradora Barbara retornam a muitas das mesmas questões em um estudo de um grupo e de um gênero, homens Chikunda e sua história a partir de meados do século XVIII ao início do século XX. O resultado é uma abordagem que nos lembra do que de  melhor a história social tem para oferecer.
      O Chikunda emergiu como uma categoria social durante o século XVIII, no contexto de expansão do sistema de Prazos. O portugueses tinha feito uma série de concessões de terras para colonos que viajaram para o oeste da costa do Oceano Índico ao longo do rio Zambeze para moderno Zimbabwe e Malawi. Esses colonos europeus, muitos dos quais tomaram esposas africanas, criaram um exército de escravos do sexo masculino que comandaram os recursos de comunidades africanas que viviam nas fazendas.  O Chikunda também estava envolvido na captura de escravo. 


 FILME SOBRE RUANDA

Gacaca: Living Together Again em Ruanda? Dirigido por Anne Aghion. Produzido por Philip Brooks, Bocahut Laurent, e Aghion Anne.2002; cor; 55 minutos. Distribuído pela First Run /Icarus Films.

Esse filme retrata os desafios enfrentados em Ruanda, enquanto  tenta se tornar uma sociedade inclusiva. Autores de crimes estão retornando da prisão para viver ao lado de parentes de suas vítimas, os sobreviventes, enfim pessoas que sabem quem matou seus familiares.  O Gacaca apresenta entrevistas de criminosos e vítimas e mostra  um tribunal tradicional que tem de lidar com os 80.000 casos remanescentes do genocídio.

Gacaca (Ga-cha-cha), que significa, literalmente, "justiça na grama," é uma forma de cidadão baseado em justiça, que ruandeses decidiram colocar em prática em uma tentativa de lidar com os crimes de genocídio de 1994.
Filmando por mais de uma década em um pequeno vilarejo rural, a diretora Anne Aghion traçou o impacto que a experiência na justiça de transição teve nos sobreviventes e perpetradores.Uma história de medo e raiva, acusações e defesas, verdades borradas, tristeza inconsolável e esperança para vida renovada, enfim o filme capta a jornada emocional de convivência. Assista trecho do filme: http://www.gacacafilms.com/


03 setembro 2012

"OS GRANDES OBJECTIVOS DA FRENTE DE TETE", POR JOÃO PAULO BORGES COELHO


"OS GRANDES OBJECTIVOS DA FRENTE DE TETE", POR JOÃO PAULO BORGES COELHO



Da obra de João Paulo Borges Coelho, O INÍCIO DA LUTA ARMADA EM TETE, 1968-1969, transcrevo:
Os grandes objectivos da Frente de Tete
O antigo Distrito de Tete desde o início da luta que foi, potencialmente, uma frente. De facto, tal como em relação a Cabo Delgado e Niassa, também Tete tinha uma rectaguarda de moçambicanos no Malawi que cedo se ligaram a FRELIMO para preparar, a par­tir de 1964, formas de luta armada na região. Toda­via, a incipiente organização militar, o fraco tra­balho com as populações no interior, a posição Governo do Malawi, intransigente na proibição da circulação de armamento através do seu território, constituiram factores de fracasso da Frente em 1965, logo após a sua abertura.
Seguiram-se então três anos em que a situação parecia aparentemente paralisada, caracterizada pe­las dificuldades de actuação do DOI e em que o COREMO [Comité Revolucionário de Moçambique] figura mais na documentação portuguesa devido a realização de acções espectaculares. Três anos durante os quais a FRELIMO, o seu DOI e o seu exército, procuravam crescer. Nesse mesmo período o seu aparelho manteve-se no Malawi e, em certa medida, até cresceu, dentro dos limites que o Governo malawiano lhe permitiu. De facto, essa presença era importante e não poderia ser substituída por uma presença massiva na Zâmbia, por exemplo, pois garantia uma rectaguarda da Fren­te do Niassa, sobretudo do Niassa Austral, uma pos­sibilidade de actuação na Zambézia e uma ameaça constante à região da Mutarara, fundamental porque abria as portas para o centro de Manica e Sofala e porque por ela passava a linha férrea Beira-Moatize, que iria ganhar uma significação particular.
Em paralelo, a FRELIMO procurava intensamente estabelecer-se na Zâmbia. É natural que no inicio de 1966 tivesse prevalecido a ideia de descer pelo Niassa Austral através da região de Mecanhelas, para fazer uma grande base central na Zambézia, de onde a guerrilha irradiaria para Sul, para Manica e Sofala, e para Tete, no Oeste, evitando-se assim os obstáculos postos pelo Malawi e atribuindo-se, portanto, a Mutarara, via de penetração para Tete, mais uma razão de importância. Porem, as dificuldades de penetra­ção por Mecanhelas e os desaires ai ocorridos no princípio do ano, inviabilizando esta estratégia, terão reforçado a importância atribuída à Zâmbia como via de penetração e rectaguarda da luta na Fren­te de Tete.
Criadas as condições de penetração, com um aparelho de actuação reactivado no interior, com um exército reestruturado, a FRELIMO poderia rapidamente iniciar a luta em Tete. Esse passo afigurava-se fundamental no quadro da estratégia global da luta de libertação. De facto, a abertura de mais uma frente iria aligeirar a pressão feita pelas forças coloniais sobre as restantes, iria permitir que a FRELIMO chegasse fisicamente junto de mais um grande numero de moçambicanos e, na frente diplomática, daria uma ideia bem concreta do avanço da luta de libertação. Depois, uma sólida implantação em Tete permitiria à FRELIMO o prosseguimento dos seus dois grandes ob­jectivos estratégicos na região: ameaçar a constru­ção da barragem de Cabora Bassa e abrir uma via de passagem que permitisse a travessia do rio Zambeze para atingir o Distrito de Manica e Sofala, no cen­tro do país.
Eduardo Mondlane, nos inícios de 1968, explicava ao jornal norte-americano "The Sun" o significa­do estratégico do projecto de Cabora Bassa1, que implicava a construção da barragem e a criação de uma extensa zona irrigada. Esta permitiria a instalação de um milhão de colonos portugueses, segundo o pro­jecto, que além do desenvolvimento acelerado que operariam na região, que estava dentro das perspecti­vas coloniais, constituiriam uma importante barrei­ra à penetração da guerrilha. Mais importante ainda era a internacionalização do conflito que a própria construção da barragem implicaria. Esta, com efeito, para ser rentável, produziria energia também, e so­bretudo, para a Republica da África do Sul, que te­ria igualmente um papel importante no financiamento do projecto. Uma vez construída a barragem era, por tanto, praticamente certa a presença posterior do exército sul-africano na sua defesa. A FRELIMO pro­curaria, por isso, impedir ou atrasar o mais possível a construção do empreendimento, quer sabotando a via férrea Beira-Moatize, por onde passaria o grosso do equipamento para o projecto, quer aproximando-se o mais possível do local de construção, visando ameaçá-lo militarmente.
Por outro lado, se o vale do rio Chire, atra­vessando a Mutarara, constituía a via mais curta e mais favorável, do ponto de vista geográfico, para se atingir o rio Zambeze, o que é certo é que o es­trangulamento da zona, que poderia ser bem defendi­da, e, sobretudo, os obstáculos criados pelo Malawi, tornavam impossível o estabelecimento de um corredor seguro que conduzisse a Manica e Sofala. Era neces­sária, portanto, através da generalização da luta armada no território de Tete, a criação de vias de penetração alternativas que permitissem chegar e atra- vessar o rio Zambeze.
Se tais objectivos se foram tornando claros nos anos de 1966 e 1967, eles teriam também que ter em conta as forças que serviriam de base ao seu prosseguimento. Seguramente que uma parte importante des­sas forças se encontrava estabelecida e organizada no Malawi e na Zâmbia.(pág.s 48 e seguintes)
A propósito desta matéria igualmente transcrevo a anotação 1 que nos leva a concluir que até a “recente” descoberta de um jazigo enorme de ferro em Tete já era conhecido pelos portugueses nos anos 50. Pena que a concretização destes projectos, por Portugal ou por Moçambique independente, se tenham atrasado mais de meio século. Assim transcrevo:
1AHM, FT-Macanga, cx 1032 SCCI, Resenha de Informações, n° 2/68, de Fevereiro de 1968. Não é possível, a partir deste documento, determinar a origem do jornal citado, mas é provável que se trate do "Sun" de Baltimore.
A seguinte passagem de um outro documento, embora não refira a vertente de segurança, dá uma ideia global dos objectivos do projecto: "Potencialmente o esquema de povoamento e utilização da terra mais importante, que vem sendo estudado desde o prin­cípio da década de 50 é o projecto integrado para o desenvolvimento do vale do rio Zambeze, baseado no controlo e utilização do rio. O projecto encara a construção de uma grande barragem em Cahora Bassa, a norte de Tete, e uma série de barragens me nores pelo rio abaixo, que permitiriam o desenvolvimento do povoamento e outros objectivos numa área de 140.000 quilómetros quadrados, ou seja, um décimo do território. Simultaneamente, a energia hidroeléctrica produzida em Canora Bassa seria usada para desenvolver as reservas de ferro e carvão do Distrito de Tete, e a construção das barragens tornaria possível a navega­ção pelo rio entre Tete e Chinde, na foz do Zambeze, onde se pretenderia construir um novo porto". Organização das Nações Unidas, XXII Sessão da Assembleia Geral, Relatório do Comité Especial Sobre a Situação Respeitante à Implementação da Declaração Sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Colonizados, 11 de Outubro de 1967, Nova Iorque, p.107.

02 setembro 2012

GRANDE REPORTAGEM SOBRE DIAMANTES DE SANGUE DE ANGOLA - ENTREVISTA COM RAFAEL MARQUES (AUTOR DO LIVRO-DIAMANTES DE SANGUE, CORRUPÇÃO E TORTURA EM ANGOLA)

GRANDE REPORTAGEM SOBRE DIAMANTES DE SANGUE DE ANGOLA - ENTREVISTA COM RAFAEL MARQUES (AUTOR DO LIVRO - DIAMANTES DE SANGUE,  CORRUPÇÃO  E TORTURA EM ANGOLA  




RESENHA

HOBSBAWM, ERIC. DA HISTÓRIA SOCIAL À HISTÓRIA DA SOCIEDADE. IN: SOBRE HISTÓRIA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1998.

Felipe Figueiró Klovan[1]


O problema geral do texto esforça-se em defender que “a história social nunca pode ser mais uma especialização, como a história econômica ou outras histórias hifenizadas, porque seu tema não pode ser isolado” (p. 87), assim, ao se escrever história se faria (ou deveria fazer) história social. Para Hobsbawm, a história seria por excelência social, entretanto, ele deixa claro, há muita confusão sobre este tema e as preocupações são relativamente novas e pouco exercitadas. A partir desta afirmação, não haveria sentido em denominar Marc Bloch, Fernand Braudel e Georges Lefebvre de historiadores sociais, pois, segundo o autor, eles mesmos “sempre se sentiram incomodados com o próprio termo. Preferiram [...] descrever a si mesmos ora simplesmente como historiadores” (idem). Hobsbawm segue a célebre frase de Fustel de Coulanges: “a história não é a acumulação de todos os tipos de eventos que aconteceram no passado. É a ciência das sociedades humanas” (idem). Dessa forma, vale lembrar que o autor vai ao encontro de Marc Bloch que, em Apologia da história, acrescentou que a história é a ciência dos homens no tempo[2]. Por fim, o historiador britânico deixa claro que é impossível realizar uma análise histórica sem se levar em conta que “os aspectos sociais ou societais da essência do homem não podem ser separados dos outros aspectos de seu ser” (idem).
Para desenvolver o seu argumento, Hobsbawm inicia o seu texto mencionando que antes da Segunda Guerra Mundial não estava bem clara a definição do termo história social. As três formas principais de equívocos produziam-se, primeiramente, pela confusão entre história social e história de protesto social ou sobre os movimentos socialistas. Em segundo lugar, reservava-se o termo aos trabalhos que versavam sobre uma diversidade de atividades humanas de difícil classificação, referindo-se aos estudos de usos, costumes e vida cotidiana. Por último, quando se escrevia “história econômica” combinada com fatores “sociais” se denominava história social, mesmo que, o econômico se constituísse em fator predominante, em detrimento do social. Todavia, para o autor, era neste campo que melhor ocorria o vínculo do social.
Este vínculo desigual do econômico com o social teve sua importância ao romper com a abordagem rankeana clássica e, por outro lado, a visão teórica econômica que normalmente balizava estes estudos “se recusava a isolar elementos econômicos de elementos sociais, institucionais e outros” (p. 85).
A partir do periódico Comparative Studies in Society and History de 1958, surgiria a primeira tentativa de especialização acadêmica da história social e iniciaria a rápida emancipação da história social. Esta desvinculação seria causada pela especialização deliberada da história econômica e pelo crescimento da sociologia. Estes estudiosos, segundo Hobsbawm, incluíam pouca matemática e estatística em seus trabalhos e antes eram denominados historiadores econômicos, mas transformam-se (é importante destacar: satisfeitos), em “historiadores sociais” (p. 86).
Na sequência do descrito acima, a “historicização geral das ciências sociais” é apresentada como um dos desenvolvimentos mais importantes. Houve uma “infiltração progressiva da história” nas “outras ciências sociais” para o tratamento de conceitos essencialmente históricos como “modernização” ou “crescimento econômico”. Nas palavras de Hobsbawm, “hoje é impossível levar adiante muitas atividades do cientista social de uma maneira que não seja trivial sem chegar a um acordo com a estrutura social e suas transformações: sem a história das sociedades” (p. 86).
O uso comum do termo história social parece ter sido determinado, de forma mais acentuada, pela tentativa de denominar mais frouxamente o agrupamento de assuntos muito heterogêneos. Por outro lado, a denominação acabou indo ao encontro das teorizações pertinentes defendidas por grandes historiadores como Fustel de Coulanges, Marc Bloch e Fernand Braudel.
Na segunda parte do texto, Hobsbawm afirma que mais importante do que o desenvolvimento citado acima, é a forma como as outras ciências sociais se estruturaram academicamente ao construirem os seus problemas de pesquisa com perguntas propriamente históricas. Dessa forma, a ciências sociais necessitaram de respostas dos historiadores. Neste sentido, enquanto as teorias estruturais-funcionais da sociologia e da antropologia analisam o que há de comum entre as sociedades, o problema do historiador está em diferenciar, porque ele trabalha com a mudança da sociedade no decorrer do tempo, enquanto as outras ciências sociais tendem a estancar o tempo do seu objeto. Essa diferença de método delimita, mas também demonstra a importância da articulação entre os diferentes tempos e a possibilidade de observar o que transformado.
Ao tentar responder a pergunta “Como devemos escrever a história da sociedade?”, na terceira parte do texto, Hobsbawm utiliza alguns exemplos da produção historiográfica dos últimos 15 anos (texto escrito em 1970) para apresentar o quão sortida é a escrita da história da sociedade. O que seguirá no texto é o objetivo tácito de defesa de “um plano de trabalho [segundo o autor] amplamente aceito pelos historiadores sociais” (p. 94).
Para consolidar a sua tese de que história da sociedade é história, o autor indica que, em primeiro lugar, o historiador tem como objetivo explicar como de fato chegamos ao momento presente e, a história social, para tanto, cria modelos gerais de permanência e mudança social para explicar porque um determinado fato histórico aconteceu só naquele momento e não em outro. Em segundo lugar, Hobsbawm deixa claro, que se trata da história da sociedade humana (e não sociedade de formigas ou macacos) que varia de tamanho e complexidade, ou seja, o termo sociedade pode definir formas muito diferentes de inter-relações humanas. A saída para este problema é escolher critérios externos, tais como território, etnia, política, etc. Em terceiro lugar, a história das sociedades exige que se definam prioridades de pesquisa e uma hipótese de trabalho indicando o nexo central a ser desenvolvido. Seria consenso aos historiadores partirem em suas pesquisas da base material (estrutura da economia, divisão do trabalho, troca, acumulação, distribuição do excedente) para chegar-se até as relações sociais daí derivadas. Mais objetivamente, o historiador ficará tentado a definir as relações mais importantes da sociedade analisada, estabelecendo uma estrutura hierárquica mais adequada para perceber o movimento histórico. Hobsbawm acredita que, nós historiadores, “devemos ajudar produzindo – para o benefício de todas as ciências sociais – modelos válidos da dinâmica sócio-histórica” (p. 94).
A partir da quarta parte do texto, Hobsbawm pretende examinar a prática efetiva de alguns historiadores sociais dos anos 50 e 60. Naquele período os estudos históricos sobre (1) demografia e parentesco e sobre (2) estudos urbanos já estavam institucionalizados nas linhas de pesquisa acadêmicas e, apesar de problemas metodológicos, auxiliavam o avanço da história social. Por outro lado, os estudos sobre (3) classes sociais; (4) a história das ‘mentalidades’ ou consciência coletiva ou da ‘cultura’ na acepção dos antropólogos; (5) a transformação das sociedades (por exemplo, modernização ou industrialização) e (6) movimentos sociais e fenômenos de protesto social, demonstram um avanço impressionante, apesar de ainda, naquela época, não estarem institucionalizados como campos de concentração de pesquisa, mas que logo, alguns deles, estariam se aproximando dessa fase de desenvolvimento.
Dito isso, a empolgação de Hobsbawm reside nos estudos sobre as classes sociais que, mesmo com problemas metodológicos e conceituais, dispõem de fontes diversas e algumas vezes volumosas. Apesar da dificuldade em definir o que seria classe, as pesquisas que tomam como foco a classe acabam envolvendo positivamente a análise do resto da sociedade da qual ela faz parte: “Donos de escravos não podem ser entendidos sem os escravos, e sem os setores não escravistas da sociedade” (p. 99). Dessa forma, os estudos sobre classes são análises da sociedade e muitas vezes o conteúdo dessas pesquisas vai muito além dos limites explicitados pelo título.
Nesse sentido, a história das “mentalidades” é indicada como fundamental para o avanço da história social, ao passo que auxiliou a construir modelos onde, por exemplo, podem-se encaixar dados úteis para entender “a natureza da ação coletiva em situações sociais específicas” que de outra forma não seriam mais do que anedotas. Para tanto, o conceito de “economia moral” de Thompson e a análise do “banditismo social” de Hobsbawm tentaram criar modelos para entender aquelas especificidades sociais.
Ao concluir, Hobsbawm, deixa claro que não “pode apontar para nenhum trabalho isolado que exemplifique a história da sociedade” (p. 104), porque, apesar de alguns esboços exemplares (A sociedade feudal de Marc Bloch e a obra de Marx) “a história da sociedade ainda está sendo construída” (p. 105), porém, o momento é prospero ao historiador social. 




[1] Doutorando em História pela UFRGS.
[2] BLOCH, Marc. Apologia de História. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p.55. 

COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA RESULTADOS PRELIMINARES JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS REELEITO PRESIDENTE DE ANGOLA


COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA RESULTADOS PRELIMINARES
JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS REELEITO PRESIDENTE DE ANGOLA

Por PÚBLICO (01.09.2012)
O partido do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, o MLPA, venceu sem surpresas as eleições em Angola, segundo os primeiros dados preliminares anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral. Com 60% dos votos apurados, o MPLA segue à frente com 74%, a larga distância da UNITA, a segunda força mais votada, com 17,94%.  A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), formada por antigos membros do MPLA e da UNITA, bem como líderes da sociedade civil, obteve 4,53%. A taxa de participação está próxima dos 57%, com os votos em branco a chegarem aos 4% e os nulos aos 2%. Nenhuma das formações partidárias reagiu ainda à divulgação dos resultados provisórios.
A votação no país, que decidirá o novo Parlamento e depois o Presidente, decorreu na sexta-feira num ambiente em geral tranquilo, embora com irregularidades que levaram a uma ameaça de impugnação da votação pelo principal partido da oposição, a UNITA.
Na véspera, houve a detenção de seis membros da CASA-CE), depois de estes terem alegadamente arrombado a sede da Comissão Eleitoral para reclamar credenciais de monitores (das 6850 credenciais requisitadas, só terão sido atribuídas 3000, o que impedia a presença em milhares de assembleias de voto).
O antigo presidente cabo-verdiano Pedro Pires, chefe da missão de observadores da União Africana que acompanhou as eleições, considerou no final do dia de sexta-feira que a organização do escrutínio foi “satisfatória”. Não houve observadores nem da União Europeia nem dos Estados Unidos e muitas embaixadas que requisitaram credenciais de monitores não as obtiveram.
Ninguém esperava que o MPLA, o único partido de Governo em Angola, obtivesse um resultado como os quase 82% da última votação em 2008, depois do final de 27 anos de guerra civil e num período de muita construção de infra-estruturas, que lhe deu 191 dos 220 lugares de deputados.
Mas também ninguém esperava outro resultado que não uma vitória incontestada do partido no poder há 33 anos, até porque este controla as instituições de Estado, assim como da maior parte dos media no país, o que lhe deu uma clara vantagem sobre a UNITA e mais sete outras coligações e partidos de menor expressão.