Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

02 setembro 2012

COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA RESULTADOS PRELIMINARES JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS REELEITO PRESIDENTE DE ANGOLA


COMISSÃO ELEITORAL ANUNCIA RESULTADOS PRELIMINARES
JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS REELEITO PRESIDENTE DE ANGOLA

Por PÚBLICO (01.09.2012)
O partido do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, o MLPA, venceu sem surpresas as eleições em Angola, segundo os primeiros dados preliminares anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral. Com 60% dos votos apurados, o MPLA segue à frente com 74%, a larga distância da UNITA, a segunda força mais votada, com 17,94%.  A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), formada por antigos membros do MPLA e da UNITA, bem como líderes da sociedade civil, obteve 4,53%. A taxa de participação está próxima dos 57%, com os votos em branco a chegarem aos 4% e os nulos aos 2%. Nenhuma das formações partidárias reagiu ainda à divulgação dos resultados provisórios.
A votação no país, que decidirá o novo Parlamento e depois o Presidente, decorreu na sexta-feira num ambiente em geral tranquilo, embora com irregularidades que levaram a uma ameaça de impugnação da votação pelo principal partido da oposição, a UNITA.
Na véspera, houve a detenção de seis membros da CASA-CE), depois de estes terem alegadamente arrombado a sede da Comissão Eleitoral para reclamar credenciais de monitores (das 6850 credenciais requisitadas, só terão sido atribuídas 3000, o que impedia a presença em milhares de assembleias de voto).
O antigo presidente cabo-verdiano Pedro Pires, chefe da missão de observadores da União Africana que acompanhou as eleições, considerou no final do dia de sexta-feira que a organização do escrutínio foi “satisfatória”. Não houve observadores nem da União Europeia nem dos Estados Unidos e muitas embaixadas que requisitaram credenciais de monitores não as obtiveram.
Ninguém esperava que o MPLA, o único partido de Governo em Angola, obtivesse um resultado como os quase 82% da última votação em 2008, depois do final de 27 anos de guerra civil e num período de muita construção de infra-estruturas, que lhe deu 191 dos 220 lugares de deputados.
Mas também ninguém esperava outro resultado que não uma vitória incontestada do partido no poder há 33 anos, até porque este controla as instituições de Estado, assim como da maior parte dos media no país, o que lhe deu uma clara vantagem sobre a UNITA e mais sete outras coligações e partidos de menor expressão.


Nenhum comentário: