Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

26 setembro 2012


Guebuza reeleito presidente da Frelimo



ARMANDO Guebuza, foi eleito ontem reeleito, em Pemba, Cabo Delgado, presidente da Frelimo, para um mandato de mais cinco anos.


A recondução de Armando Guebuza para o segundo mandato consecutivo à frente dos destinos do partido no poder foi feita no decurso no 10º Congresso desta formação política que decorre desde a passada sexta-feira, cujo término está marcado para amanhã.
Guebuza foi reeleito com um total de 98,76 por cento, de um universo de 1858 delegados presentes no acto da votação, de um total de 1939 eleitos pelas conferências provinciais, zero votos nulos e 23 em branco.
Após uma eleição que iniciou às 15.30 horas e terminou às 17.05 horas, o vencedor que concorreu para a sua própria sucessão, foi longa e efusivamente saudado pelos congressistas com cânticos e danças, troca de abraços de felicitações, numa alegria incontida que contagiou não só os delegados, mas também os convidados.
Visivelmente emocionado, Guebuza, agradeceu a confiança depositada em si pelos seus camaradas, prometendo continuar a trabalhar para que o partido que dirigirá nos próximos cinco anos, continue “mais glorioso e vitorioso”.
“Continuarei a trabalhar para que os sonhos do nosso povo que não é o somatório dos sonhos de cada um de nós, mas que é isso e mais algo, que o sonho de todos os moçambicanos possa cada vez estar mais próximo da sua realização, o sonho de bem-estar, o sonho de felicidade, mas que todos nós sabemos que esse sonho só se realiza com muito trabalho”, referiu, interrompido por uma longa salva de palmas.
O recém-reeleito afirmou ainda que todos os moçambicanos querem o seu bem-estar “e todos nós devemos fazer a nossa parte na contribuição para esse bem-estar e no reforço cada vez maior da nossa unidade e, sobretudo, da auto-estima”.
Convidou os moçambicanos a terem o que chamou de amor próprio e para que se respeitem a si próprios e também como Nação.
Enquanto isso, hoje será conhecida a composição do novo Comité Central, que, por sua vez, elegerá o novo secretário-geral, a Comissão Política, os membros do Secretariado, bem como o secretario do Comité de Verificação e os nove membros do órgão.
Os mais de 100 membros do Comité Central que foram eleitos pelas conferências provinciais que antecederam a mais alta reunião da Frelimo, serão confirmados por voto aberto, enquanto que os restantes vinculados nos órgãos centrais, nas organizações sociais, nos órgãos centrais do Estado e os afectos às áreas económicas e sociais privadas e públicas, serão submetidos ao voto secreto, num exercício que iniciará às nove horas devendo prolongar-se ate ao final da tarde.
  • Jaime Cuambe, em Pemba
  • Maputo, Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2012:: Notícias 

Nenhum comentário: