Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

29 setembro 2012

QUEM SÃO AL-SHABAB?

QUEM SÃO AL-SHABAB?


Grupo armado está travando uma guerra brutal visava derrubar o governo da Somália e impor a lei islâmica.

Al-Shabab - que significa "A Juventude", em árabe - são o maior grupo entre os vários grupos armados somalis e clãs que pretendem derrubar o Governo Federal de Transição da Somália (TFG) e impor a lei islâmica.
O grupo era antigamente a ala militar do deposto islâmico Tribunal da União (UTI) - que controlava grande parte do centro e sul da Somália no final de 2006.
Os combatentes Al-Shabab foram finalmente forçados a sair da Somália por tropas etíopes em apoio do governo em grande parte impotente apoiado pela ONU interino.
O grupo se recusou a participar no processo de paz que trouxe elementos da UTI para o governo em 2009.
Enquanto Sharif Ahmed , um ex-líder da UTI, foi empossado como presidente do governo de transição da Somália, o al-Shabab acusaram de trair o país e prometeram derrubar seu novo governo.
Desde que o governo de Ahmed tomou o poder, a Al-Shabab foi travando uma guerra brutal contra as forças do governo somali - matando e ferindo dezenas de civis no processo.
Chefia
Al-Shabab surgiu como uma força contra as quadrilhas criminosas que operavam em Mogadíscio, capital da Somália.
Adan Hashi Farah, também conhecido como "Ayro", foi nomeado o primeiro líder do grupo do ex-líder Hassan Dahir UTI. Acredita-se que Ayro e seus companheiros de al-Shabab clientes foram treinados no Afeganistão e modelados a Talibã , que governou Cabul até 2001.
Após morte de Ayro em um ataque com mísseis dos EUA de 2008 , Sheikh Mukhtar Robow, também conhecido como "Abu Mansur" assumiu o controle da Al-Shabab. Mais tarde ele foi sucedido por Ali Moktar Zubeyr ou "Godane".
Hoje, a Al-Shabab é liderada por Ibrahim Haji Jama Mee'aad, também conhecido como Ibrahim "al-Afghani".
'Organização terrorista'
Al-Shabab, que se acredita ter ligações com a Al-Qaeda, é considerado pelos  EUA e muitos outros governos, como uma organização terrorista.
O FBI manifestou preocupação pelo facto do grupo pode estar expandindo seu alcance e recrutar cidadãos ocidentais para lutar na Somália. Ahmed confirmou tais relatórios, repetidamente, falando de um fluxo de combatentes estrangeiros  a guerra do al-Shabab contra o governo da Somália.
Embora não seja claro como al-Shabab financia suas actividades, a Eritreia e algumas nações árabes foram acusados ​​de fornecer a organização, o apoio financeiro e logístico.
Mais recentemente, a Al-Shabab fora acusado de sequestrar turistas ocidentais ao longo da fronteira somali-queniana e mantê-los  para soliciatar o resgate.
Marie Dedieu , uma mulher de 66 anos de idade, francesa que sofria de câncer e doenças cardíacas, morreu enquanto estava sob custódia de seus atacantes, em outubro de 2011.
Al-Shabab negou a realização de qualquer um dos sequestros.
Fonte:
Al Jazeera


Nenhum comentário: