Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

11 setembro 2012

12 ANOS DEPOIS DO ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO


12  ANOS  DEPOIS DO ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO

COMO O COMBATE AO TERRORISMO LEGITIMA MAIS TERROR?



Sem dúvida que o  terrorismo é um acto de violência por parte de actores não-estatais para aprovar a mudança política através do medo. Mas também é historicamente insustentável e antiético legitimar a violência do Estado ou seja usar mais terror para combater o terrorismo.  Assim o Estado acaba cometendo também o terrorismo.  Será  que as populações civis que são mortas no Afeganistão, Iraque e em outros lugares em nome de combate ao terrorismo são terroristas? É o que temos assistido pela acção dos EUA, Inglaterra e outros países sendo  responsável pela morte de mais  pessoas do que as que foram mortas por terroristas. 

A definição do terrorismo contemporâneo como marcadamente religioso, islâmico (muitas vezes implícito do que explícito), os chamados peritos de segurança e estudiosos do terrorismo acabam  por perpetuar terror simbólico contra o Islã.  Será esta é a melhor saída para o combate ao terrorismo? Ou são medidas que podem aumentar o terror? Não existem outros meios mais adequados de combate ao terrorismo sem promover mais terror? São algumas dúvidas que persistem em mim e que não encontro respostas imediatas.

Ataque as Torres Gêmeas de World Trade Center em 11 de Setembro de 2001

Nenhum comentário: