Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

09 setembro 2012

COMPREENDER AS GREVES MARIKANA NA RSA

COMPREENDER AS GREVES MARIKANA NA RSA
Que implicações mais amplas que as greves em curso após o "massacre Marikana" tem para a política sul-Africana?

Trabalhadores continuam a greve em Marikana, exigindo um aumento salarial de 300 por cento [Reuters]

Joanesburgo, África do Sul - A cidade de Marikana no Noroeste província da África do Sul ganhou as manchetes internacionais em 16 de agosto, quando a polícia abriu fogo e matou 34 mineiros envolvidos em uma greve prolongada fora da mina de platina Lonmin. O assassinato provocou indignação internacional e uma comissão nacional de inquérito foi criada para investigar o que se tornou conhecido como o "massacre de Marikana". Enquanto isso, a greve em si continua inabalável, com os trabalhadores se mantiveram firmes em suas demandas por 300 por cento aumento salarial que os especialistas dizem que a indústria vai não ser capaz de pagar. Mas a greve prolongada revelou lágrimas graves dentro do movimento sindical. A violenta rivalidade entre a União Nacional dos Mineiros (NUM) e da Associação dos Mineiros e Sindicato da Construção (AMCU) levantou questões difíceis sobre a capacidade do movimento operário de representar os trabalhadores de forma adequada durante uma época de insegurança do trabalhador aumentando deste modo o desemprego ea dificuldade econômica. Com NUM tradicionalmente visto como a vanguarda do bem-estar dos mineiros, a evolução Marikana mostra que a maior união na África do Sul pode estar em um meio de uma crise das relações laborais no país. Azad Al Jazeera ESSA (AE)  fala com Crispen Chinguno (CC), um pesquisador de Sociologia Industrial e Econômica da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo sobre as várias greves e as  implicações mais amplas para a política sul-Africana.
Azad ESSA : A greve dos mineiros tem sido marcante  nas últimas quatro semanas. Os pobres pioram as suas condições de vida. Mas quais são as questões mais amplas em jogo aqui? 
Crispen Chinguno : O tipo de alojamento albergue [desenvolvido sob apartheid] foi descontinuada desde 1994 e agora a maioria dos mineiros vivem em assentamentos informais, em barracos ou mkhukus como eles se referem aqui. Nesses assentamentos não há estradas, electricidade, água ou saneamento adequado... praticamente não há serviços. Os trabalhadores das minas tornaram-se demasiado fragmentado quando comparado à era antes de 1994. Há aqueles que trabalham diretamente para as minas e algumas delas vivem em condições melhores, mas a maioria está em condições precárias. Mas sua proporção está rapidamente diminuindo à medida que os empregadores preferem subcontratados. A proporção de trabalhadores na indústria de mineração contratados por subempreiteiros está crescendo. Alguns deles ganham tão baixo como US $ 220 por mês. Estes são os mineiros que estão mais atingidos.
Empresas de mineração estão usando cada vez mais subcontratados, na tentativa de reduzir o número de pessoal permanente e reduzir os custos aos mineiros que estão agora contratados como mão de obra temporária ou ocasional, incluindo os perfuradores de rocha.
Em algumas minas, pode haver até 40 subempreiteiros e corretores de trabalho que empregam mineiros em nome da empresa. Tomemos o caso da mina de platina Impala por exemplo, pelo menos 42 por cento estão trabalhando através de sub-empreiteiros. Isso afetou a capacidade de organizar sindicatos e, como resultado, tornou-se difícil construir solidariedade  do trabalhador  de forma coletivo. Assim, a violência torna-se a ferramenta para forjar a solidariedade entre eles. 
AE : Há muitas perguntas sobre o aumento salarial de 300 por cento exigido pelos trabalhadores especialmente durante uma época onde a indústria de mineração tem diminuído devido à recessão global. Isso é justa a  crítica?
 CC : Isso não é de surpreender. Jornalistas não estão tomando muito tempo e cuidado para entender a ligação entre as comunidades onde estes trabalhadores de minas vivem e seu local de trabalho. O que acontece no local de trabalho e da comunidade estão inextricavelmente ligados. Os mineiros vivem vidas precárias, tanto em casa e no trabalho. Assentamentos mais informais são ilegais e eles sabem que podem ser retirados a qualquer momento.Suas condições são tão ruins de tal forma que dificilmente podem enviar seus filhos para a escola. Eles mal podem alimentar suas famílias.
É imperativo  conectar os dois mundos, então compreender suas demandas por uma 300 por cento aumento do salário não vai aparecer de repente como "razoável" ou "ultrajante", como foi relatado. Mineiros estão desafiando um sistema que se baseia na exploração e desigualdade que persiste nos 150 anos história da indústria de mineração na África do Sul, um modelo desigual e absurda do excedente de partilha. Se vencerem esta luta que podem sair da armadilha da pobreza e da desigualdade. Trabalhadores sabem que as minas estão fazendo enormes lucros. 
AE : Mas por que agora? O que aconteceu para os mineiros se tornaram tão firme sobre suas demandas? 
CC : Eu acho que eles já perceberam (NUM) - que a luta contra o apartheid no local de trabalho e na sociedade - não é mais do seu lado. Eles sentem que a união foi cooptada e esta comprometida. Como resultado, eles perderam a confiança no mesmo. Eles vêem o sindicato como capturado pela administração e estão  longe dos interesses de seus membros. 
AE : Qual o papel do sindicato rival, da Associação dos Mineiros e Sindicato da Construção (AMCU), na disputa? 
CC : É uma união que existe desde 1998 - e para todos estes anos - tentou fazer um avanço em direção a organização dos trabalhadores na indústria de mineração e enfrentar desafios formidáveis. Eles fizeram um grande avanço na Lonmin Karee em 2011 e depois em Impala onde eles agora representam milhares e NUM quase foi desalojado.
Esta situação [em Marikana] foi uma oportunidade para os sindicatos mostrarem trabalho. Para obter o pleno reconhecimento, os sindicatos precisam ter uma adesão de pelo menos 50 por cento de membros. Isso fecha espaço para os sindicatos pequenos e evita a concorrência sindical. Isto é projetado para promover grandes sindicatos. Então AMCU aproveitou a oportunidade e você não pode culpá-los. 
AE : Achas que a AMCU pode fazer um grande avanço no setor sindical de mineração?
CC : Se você quiser entender a ordem sócio-econômica e política da África do Sul, você tem que entender a indústria de mineração. O que isto nos diz agora é que pode estar passando por uma mudança no regime das relações de trabalho no país. Podemos estar se afastando do regime hegemônico sindical, para uma nova era, onde não pode haver mais do que uma grande união em uma indústria - que representa os trabalhadores negros.
Este é um desafio direto ao princípio da COSATU de "uma união de uma só indústria" - e é por isso que temos esta violência em Marikana. Claro que você tem esses pequenos e antigos sindicatos brancos ainda existentes. Eles são um legado do passado e agora geralmente representam a força de trabalho mais qualificada. Eles não apelam para a classe baixa (trabalhadores negros). 
AE : A grande questão, então, é se estes desenvolvimentos  podem modificar algo nos trabalhos do Congresso Nacional Africano (ANC)?
CC : Em forma, é a grande questão que muitos sindicatos em África têm enfrentado. Como deve o sindicato se relacionar com o movimento político vigente? Deveria forjar uma aliança ou ser independente? No contexto Africano, esta é uma pergunta que tem sido feita em Gana, Zâmbia, Zimbabwe e muitos outros. Muitas vezes aparece de vez em quando. Alguns argumentam que o modelo sul-Africano de aliança é a melhor maneira de influenciar o sistema político. No entanto, outros argumentam que a união perde a independência e torna-se menos crítica. E eu fui perguntando trabalhadores na minha pesquisa se ​​eles ainda votariam  no ANC - e a maioria deles dizem que vão continuar a fazê-lo.
Eles permanecem esmagadoramente apoiantes do ANC. Parece que muitos não ligam as questões da greve com as políticas nacionais. Isso, entretanto, pode mudar no futuro e pode ser o começo marcando a erosão da hegemonia do ANC na política sul-Africano. Isso não quer dizer que os acontecimentos de Marikana não vai influenciar o debate na conferência política do ANC em Dezembro. As pessoas sabem que que o governo perde grosseiramente manipulando este caso e abre o caminho para oportunistas políticos e adversários Zuma para capitalizar sobre ela. 
AE : Finalmente, como o senhor vê essa disputa trabalhista a ser resolvido?
CC : As partes estão ainda a negociação através de outros meios. Quero dizer através de meios não convencionais.É uma questão de poder em jogo, isto é, entre os trabalhadores e seus empregadores. A forma como este evento se desenrolou, de alguma forma reforçou os trabalhadores. Ele encorajou-os. Eles ganharam simpatia. O sindicato consolidou a sua solidariedade e militância. Ele criou mártires. Esta situação não pode ser resolvida através da assinatura de acordos de paz. O acordo de paz assinado por Lonmin, NUM, Solidariedade e UASA não vai fazer qualquer alteração a este impasse. É um acordo que tem as pessoas erradas sobre a situação na mesa. Estes só podem ser resolvidos por um compromisso por parte dos trabalhadores e dos empregadores. Mas nesta equação o empregador tem de ceder mais. O empregador precisa entender que o problema é um desafio para o sistema de relações industriais e não pode ser resolvido pelos regulamentos em vigor.


Nenhum comentário: