Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

08 setembro 2012

ENTREVISTA COM MARIANO MATSINHE


ENTREVISTA COM MARIANO MATSINHE

Mariano Matsinha produziu uma obra, intitulada “Um homem, mil exemplos: a vida e luta de Mariano de Araújo Matsinha”, onde o combatente faz várias revelações sobre vários assuntos dentro da Frelimo.
Mariano Matsinha é um histórico da Frelimo, que começou na UNAMI e um dos negociadores com Samora Machel e Joaquim Chissano do acordo de Lusaka, na Zâmbia, de 7 de Setembro de 1974 com os portugueses para pôr fim à guerra colonial de 10 anos. Este antigo general, foi ex-Ministro de vários governos inclusivé do Governo de Transição de 1975.

Clica no link para escutar a entrevista:

Nenhum comentário: