Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

06 setembro 2012

HÁ MUITAS RAZÕES PARA SE IRRITAR COM OS DIRIGENTES AFRICANOS


HÁ MUITAS RAZÕES PARA SE IRRITAR COM OS DIRIGENTES AFRICANOS


Por Jorge Fernando Jairoce


Há muitas razões para estar irritado com os dirigentes políticos de  África, visto que cada dia vão tomando  caminho  de governação autocrática empurrando seus (alguns)  países de volta para o olho da tempestade e ameaçando deste modo as conquistas democráticas das últimas décadas.
Vários líderes procuram agora cimentar seus lugares e se recusam a se aposentar e assistir as eleições do lado de fora, ou recusam-se a entregar o poder depois de perder as eleições presidenciais.
Temos vários exemplos de líderes que não querem abandonar o poder colocando os seus países em conflitos políticos internos. Um dos líderes históricos do Senegal Abdoulaye Wade perdeu as eleições este ano apesar de todas as tentativas para se manter no Poder enquanto José Eduardo dos Santos teve uma sorte diferente ao renovar mais um mandato. Espera-se que a realização de eleições presidenciais em outros países como Serra Leoa, Mali, Mauritânia, Madagáscar, Zimbábwe e Quênia dependendo dos resultados possam mudar a configuração política em África para o melhor ou pior (em caso de manutenção no poder por via fraudulenta). Destaca-se aqui o Robert Mugabe que parece pretender aposentar-se como presidente. Yoweri Museveni do Burundi e Paul Biya dos Camarões, afiguram-se entre os líderes que mais tempo estão no poder apesar de terem vencido suas respectivas eleições presidenciais  com acusações de negligência eleitoral séria. Denis Sassou Nguesso presidente do Congo também está apostado  para continuar a cimentar a sua liderança autoritária. Assim, continuaremos a ter em África uma fortaleza de dirigentes autocratas e corruptos. É caso para dizer que o poder é doce.  
O que aconteceu no segundo semestre de 2011 na África do Norte e, mais especificamente, na Tunísia, Egito e Líbia não parece ter tido qualquer tipo de efeito sobre os líderes africanos da África Subsaahariana visto que muitos deles, ainda se agarram ao poder e em alguns países têm perseguidos e presos os líderes da oposição.
Em 2011, a África pela primeira vez testemunhou a remoção do poder de três presidentes sem uma eleição. Este foi um fenómeno histórico espectacular.  Será que nos próximos anos os outros autocratas vão  deixar o cargo? Será que vai ser através de eleições ou de uma revolta como a que se presenciou no norte da África? Espero o seu comentário.

Nenhum comentário: