Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

17 setembro 2012

MBUZINI: ESPAÇO DE MEMÓRIA


MBUZINI: ESPAÇO DE MEMÓRIA

 Chorada ontem. Celebrada hoje. É assim como se pode descrever Mbuzini, uma então pacata região da província de Mpumalanga, na vizinha África do Sul. O quotidiano daquele local mudou drasticamente a partir de 19 de Outubro de 1986, altura em que o avião Tupolev que transportava o primeiro Presidente moçambicano, Samora Mahel, e 33 outras personalidades despenhou-se nas montanhas daquela região. 
No local, foi construído um majestoso monumento que, entre várias infra-estruturas, contempla um museu que retrata a história da tragédia. Podem ainda ser vistos os destroços do Tupolev despenhado em 1986.
O memorial de Samora Machel é a maior infra-estrutura existente na região de Mbuzini, embelezando por completo a característica urbana daquela zona montanhosa da África do Sul.
O local deverá, a partir de 2012, ser co-gerido pelos governos da África do Sul e de Moçambique. Actualmente, Mbuzini é tido como o local mais visitado, pelo menos no mês de Outubro de todos anos, da África do Sul.
Veraneantes que se deslocam para o local com o propósito de prestar homenagem ao antigo Presidente e membros da sua comitiva perecidos no acidente aéreo.
Destacam-se ainda naquela região algumas infra-estruturas económicas, como Ndindindi Supermarket, Bismilah Supermarket, Mbuzini Supermarket e Pak Supermarket. Entretanto, um dos maiores “trunfos” de Mbuzini, como destino turístico privilegiado, é a sua localização.
O local faz fronteira com Moçambique e Suazilândia, sendo por isso visíveis marcas culturais dos povos dos três países da África Austral e exemplo de integração regional. Os principais turistas que visitam Mbuzini são da África do Sul, Moçambique e Suazilândia.
A título de exemplo, nas comemorações dos 25 anos da morte de Samora Machel, em Outubro de 2011, o local foi visitado por cerca de cinco mil pessoas, entre as quais os presidentes de Moçambique, Armando Guebuza, e Jacob Zuma, da África do Sul.
Mbuzini situa-se nos montes Libombo, a cerca de 100 quilómetros, de carro, da cidade do Maputo.
Leia o documento da transcrições das gravações  do voo: http://www.samoramachel.com/transcricaoo_CVR_ATC.pdf


ALGUMAS IMAGENS DE MBUZINI


Nenhum comentário: