Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

24 setembro 2012

ACTUAL REI ZULU NA ÁFRICA DO SUL

ACTUAL REI ZULU NA ÁFRICA DO SUL
Rei  Zulu Goodwill Zwelithini tem recebido tratamento preferencial do Governo Sul Africano em relação aos outros líderes tradicionais (dos Pondo, Pedi, Venda e Ndebele) acusa o responsável do Conselho dos Líderes Tradicionais,  Hlomissa.


Mandela, um deputado do ANC, criticou o departamento de assuntos de cooperação do governo e autoridade tradicional no Parlamento esta semana por ser inconsistente no apoio que presta aos líderes tradicionais. Ele também questionou o valor do patrocínio dado ao reino zulu. Essas inconsistências criam conflitos entre os líderes tradicionais, disse Mandela, chefe da aldeia de Mvezo.
Funcionários do departamento - que apareceram diante de uma comissão parlamentar  para dar conta de seu relatório anual - estavam chocados como Mandela devido as alegadas incoerências, inclusive no apoio financeiro para o enterro de reis e rainhas.
Ele também se referiu ao financiamento do Trust Ingonyama Board - de que o rei Goodwill Zwelithini é o único depositário - assim como seus sete estado que  mantêm nos seus palácios  um enorme contingente policial para proteger o rei Zulu e suas residências.
"Posso destacar alguns exemplos: na província de KwaZulu-Natal que passou de um orçamento de mais de 3 milhões de randes apenas para  exumar os restos da rainha-mãe", disse Mandela.

Tratados de forma igual
"O que é o departamento deve  fazer para assegurar e acelerar o processo 
é garantir que todos os líderes tradicionais em cada categoria sejam tratados igualmente com os mesmos benefícios?"
Ele disse que o reino Thembu recentemente tinha enterrado a sua rainha e nenhum apoio tinha sido concedido pelo  governo. "Tivemos discussões intermináveis ​​com o departamento e o MEC e em um determinado período parecia que não existia nenhuma política".
Mandela também referiu com detalhes a  segurança  de Zwelithini patrocinada pelo Estado, dizendo que mais de 100 policiais foram designados para seus palácios.
"O rei tem sete palácios ... enquanto que nas outras províncias que estão prestando serviços só tem um palácio. Se há benefícios, eles devem ser padronizados e deve haver um mecanismo", disse ele.
O diretor-geral dos Assuntos tradicionais Muzamani Nwaila, disse à comissão que a comissão Seriti para a remuneração dos titulares de cargos públicos havia recomendado que cada rei tivesse um palácio, mas Zwelithini tem sete e "quer um extra".
Ele disse que a comissão Seriti tinha recomendado um palácio como uma norma de linha de base, em vez de reverter a prática actual, em que alguns monarcas ocuparam mais de um.
Nwaila negou que alguns líderes estivessem a receber tratamento preferencial, dizendo que o departamento dava o mesmo apoio para todos os líderes tradicionais. No entanto, ele disse que uma equipa de trabalho ministerial vai  investigar as alegadas incoerências.
Nwaila disse que Zwelithini tinha recebido o apoio do governo provincial, nos últimos 40 anos. Ele brincou dizendo que o orçamento do departamento de famílias reais, que é responsável pela manutenção do rei, era maior do que a de seu departamento.
Príncipe Mbonisi Zulu, um porta-voz de Zwelithini, se recusou a comentar sobre o assunto.

Nenhum comentário: