Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

27 setembro 2012

HISTÓRICOS PERDEM LUGAR NO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO


HISTÓRICOS PERDEM LUGAR NO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO

Jorge Rebelo e Jacinto Veloso afastados. Ambos ocuparam lugares de destaque após a independência do país. 
Várias figuras históricas da FRELIMO perderam o seu lugar no Comité Central do partido reunido em Congresso na cidade de Pemba.

De fora com efeito ficaram Jacinto Veloso, Jorge Rebelo, Alfredo Gamito, Teodoro Waty, e Edmundo Galiza Matos, enquanto os veteranos Filipe Paúnde, Alberto Chipande, Marcelino dos Santos e Pascoal Mocumbi foram reeleitos.

Rebelo tinha feito um discurso ao congresso cuja transmissão pela televisão foi cortada em que criticou a falta de dialogo interno do partido.

A salientar a entrada de Valentina Guebuza filha do Presidente da República e líder do partido, Armando Guebuza, que foi recentemente descrita pela Forbes como "a princesa milionária", pois dirige o Focus 21, o grupo empresarial da família, com negócios avaliados em cinco milhões de dólares, segundo aquela revista.

Os eleitos por voto secreto juntam-se aos 125 membros eleitos por voto aberto e aclamação nas conferências provinciais.

A ex primeira ministra Luísa Diogo  foi eleita para o Comité Central mas obteve apenas 1.189 votos de um total de 1.809.

O Comité Central vai agora eleger uma nova Comissão Política e um novo Secretário geral
Embora  os nomes de candidatos à escolha de Secretário geral da Frelimo não tenham sido divulgados, especula-se em três candidatos para o posto do qual poderá sair um futuro candidato à presidência da República.

Após a eleição de Armando Guebuza para presidente do partido por mais um mandato de cinco ano, especulava-se na cidade de Pemba que Filipe Paúnde poderá ser re eleito para o cargo por contar com o apoio de Guebuza. Paunde foi reeleito para o Comité Central.

A jornalista Emilia Moyane disse à Voz da América que Paúnde pode ser considerado “homem de confiança” do actual presidente:
Download 09-27_frelimo_congress_web

Apesar do apoio de Guebuza Paúnde é visto por muitos delegados como ineficaz.
Ao abrigo da actual constituição Guebuza não se poderá recandidatar à presidência da República pelo que se assume que este quer ter como candidato à chefia do estado alguém em quem possa confiar.

No Congresso aliás a FRELIMO  efectuou emendas aos seus estatutos de modo a assegurar que membros eleitos da FRELIMO para postos de estado respondem perante o partido.
O futuro Secretário-geral do partido é visto como um possível candidata à presidência. Da República nas eleições de 2014.

Outros nomes a serem mencionados são os de Eduardo Mulembwe antigo presidente da Assembleia da República e Luíza Diogo antiga primeira ministro.
O Congresso termina Sexta-feira.


VOA – 27.09.2012

Nenhum comentário: