Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

14 setembro 2012

DOMINGOS AROUCA, 1928-2009: UM NACIONALISTA QUE PENSAVA DIFERENTE


DOMINGOS AROUCA, 1928-2009: UM NACIONALISTA QUE PENSAVA DIFERENTE
Em cima: A capa do volume de Arouca de discursos políticos, Discursos políticos: fundamentais acrescidos das Peças não Processo de Providencia extraordinária do «habeas corpus» (Lisboa: Edições Ática, 1974). 

Domingos Arouca nasceu em Inhambane em 07 de Julho de 1928 em uma família de camponeses, e como um adolescente, depois de completar a sua escolaridade, trabalhou como balconista em um escritório de advocacia local.Quando ele tinha 16 anos de idade, entrou na escola de enfermagem, e após a conclusão do curso trabalhou como enfermeiro, até 21 anos. De acordo com uma fonte (seu livro Discursos Políticos ), em 1949, ele ganhou uma quantidade monetária significativa na loteria Rhodesiana,  no país que ele tinha sido ilegalmente. Ele usou os fundos para pagar um bilhete para Portugal, onde trabalhou e estudou ao mesmo tempo, completando a  sua educação secundária e, em seguida, entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tais oportunidades educacionais eram extremamente raros para moçambicanos negros na época, e boa sorte teve  Arouca em ganhar na loteria e sua sabedoria em usar o dinheiro para prosseguir a sua educação claramente determinante no curso de sua vida. Ele se formou em Direito em Portugal, em 1960, com a idade de 32 anos, tornando-se defensor qualificado de Moçambique na qualidade de primeiro negro.
Arouca voltou a Moçambique e exerceu a advocacia em Lourenço Marques. No entanto, dessa vez ele também passou  activo na política nacionalista e no jornalismo, e em 1965 ele foi eleito para a presidência do Centro Associativo dos Negros de Moçambique . Um mês depois, em 29 de maio, ele foi preso pela PIDE, acusado de pertencer e trabalhar para a FRELIMO e o Centro Associativo foi encerrado. Ao todo, Arouca passou oito anos na prisão, de 1965 a 1973, quatro em Machava e os restantes em Portugal, em condições notoriamente difíceis na  Forte-Prisão de Caxias em Lisboa e na Praça-forte de Peniche, em Leiria.
Arouca foi finalmente libertado em Junho de 1973 e deportado para Moçambique.Ele foi exilado para a cidade de Inhambane, sua terra natal, onde foi permitido exercer a advocacia. Por esta altura, Arouca tornou-se infeliz com a chegada  da Frelimo com o marxismo-leninismo, formalizada no III Congresso, em 1977. Assim, regressou a Portugal para fundar o seu próprio partido, a Frente Unida Democrática de Moçambique [FUMO], que representou-se no final de 1970 e início de 1980, como o verdadeiro herdeiro de Mondlane. 
Bandeira da FUMO

Neste momento Arouca atraiu algumas críticas, ferozes e mesmo sarcásticas  na imprensa moçambicana.  Até liberalização da economia no início de 1990 FUMO foi um partido notável, principalmente pelo sua defesa de  constituição liberal para Moçambique.
Após a adoção do pluralismo político, Arouca voltou novamente a Moçambique no início de 1992, tendo concorrido nas eleições de 1994 - Arouca ganhou menos de um por cento nas presidenciais - e, eventualmente, daí começou a divisão do  partido em uma união eleitoral com RENAMO,  da qual  Arouca opôs-se, acabando por se  demitir mais tarde.
Arouca permaneceu activo como advogado até o final de sua vida. Ele morreu em Maputo em Janeiro de 2009 com a idade de 80 anos, tendo ganho alguma respeito, até mesmo de seus antigos adversários, como um homem que vincou a suas posições políticas. Lutou contra o racismo, tribalismo  e defendeu sempre   uma perspectiva de unidade nacional e da paz em Moçambique. Obituários e tributos podem ser encontrados aqui e aqui[requer assinatura].
Para mais informações sobre  as convicções politicas de Arouca e os estatutos do seu Partido FUMO consulta os links abaixo:

http://www.mozambiquehistory.net/people/domingos_arouca/19901027_questao_da_nacionalidade.pdf

Nenhum comentário: