Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

05 março 2013

MORREU HUGO CHAVEZ


MORREU HUGO CHAVEZ

O PRESIDENTE da Venezuela, Hugo Chávez, morreu ontem, aos 58 anos, num hospital militar em Caracas, na sequência de complicações após a quarta operação ao cancro, anunciou o vice-presidente Nicolás Maduro.
 “Às 16:25 horas (23:25 em Maputo) morreu o Presidente comandante Hugo Chávez. A toda a sua família transmitimos a nossa dor e a nossa solidariedade”, disse Maduro, numa comunicação transmitida pela rádio e televisão oficiais, a partir do Hospital Militar de Caracas, onde Chavez estava internado desde 18 de Fevereiro último.
“É uma tragédia histórica esta que hoje toca a nossa pátria. Apelamos a todos os nossos compatriotas a serem os vigilantes da paz, do amor e da tranquilidade da pátria. Queridos compatriotas, muita coragem, temos que crescer por cima desta dor”, acrescentou o vice-presidente que estava rodeado pelos ministros do seu gabinete.
Nicolás Maduro, designado pelo próprio Chávez como seu sucessor, mobilizou as Forças Armadas e a polícia para "proteger a paz do povo venezuelano". Os chefes militares, por sua vez, já se afirmaram fiéis a Maduro.
Chávez era Presidente da Venezuela desde 1999. Em Outubro, foi reeleito para um quarto mandato consecutivo, mas não chegou a tomar posse. Há muito que se especulava sobre o estado de saúde do chefe de Estado venezuelano e a oposição já estava a preparar-se para novas eleições presidenciais, que agora terão mesmo de se realizar.


Maputo, Quarta-Feira, 6 de Março de 2013:: Notícias

Nenhum comentário: