Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

06 agosto 2012

CARTÃO DE MEMBRO DA FRELIMO – SAMORA MOISÉS MACHEL – PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA POPULAR DE MOÇAMBIQUE

CARTÃO DE MEMBRO DA FRELIMO – SAMORA MOISÉS MACHEL – PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA POPULAR DE MOÇAMBIQUE


( Assinado pelo Secretário Administrativo Silvério Nungu em  Dar-Es-Salaam -1965)

Silvério Nungu  que assinou o cartão foi depois executado a baioneta na barriga em Cabo Delgado em 1969 por ordens de Samora Machel depois de ter sido acusado de roubo de fundos da Frelimo e usado para construir casas para os seus genros tanzanianos. Silvério Nungu  tinha se casado com uma tanzaniana. A Frelimo depois informou a viúva de que o camarada Nungu tinha caido numa emboscada portuguesa. Semelhante declaração foi dada para explicar a morte do Filipe Magaia, o primeiro comandante da guerrilha da Frelimo.

A morte do Nungu, um ndau e grande amigo do Uria Simango, veio criar um clima de inimizade entre Uria Simango dum lado e Samora Machel e Marcelino dos Santos do outro lado, isto depois da morte do Eduardo Mondlane. Foi a morte do Nungu que impeliu que Uria Simango escrevesse o seu documento 'Gloomy Situation in Frelimo' -- o que veio a irritar o governo de Tanzania que o declarou como persona non grata e expulsando-o de seguida da Tanzania." (Fonte: http://macua.blogs.com).

Recorde:

Nenhum comentário: