Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

28 agosto 2012

VALENTINA GUEBUZA- A PRINCESA MILIONÁRIA SEGUNDO A REVISTA FORBES

VALENTINA  GUEBUZA- A PRINCESA MILIONÁRIA SEGUNDO A REVISTA FORBES DE AGOSTO DE 2012

Filhos do PR Armando Guebuza: Armando Ndambi, Valentina e  Mussumbuluko



Valentina: empresária emergente


O primeiro registo de Valentina nas lides empresariais data de 2001, quando, com o seu pai que alterava a estrutura accionista, o pacto, as quotas e os sócios, entrava com os seus irmãos, Armando Ndambi Guebuza, Mussumbuluko Armando Guebuza, na Focus 21, Gestão e Desenvolvimento, Limitada.


Quatro anos mais tarde, em 2005, em mais uma mudança da estrutura da mesma sociedade, com mais uma alteração do pacto, sócios e quotas, Valentina manteve-se na Focus 21 com o seu pai e irmãos, entrando a sua irmã mais nova Norah Armando Guebuza.


Em 2007, Valentina daria aquilo a que se chamaria de salto quantitativo ao constituir-se accionista da Beira Grain Terminal, SA. A ela se juntaram nesta sociedade várias instituições tais como os CFM – Portos e Caminho de Ferro de Moçambique, EP (empresa pública em que Rosário Mueleia é hoje o Presidente do Conselho de Administração depois de ter sido governador de províncias e mais recentemente vice-ministro do Turismo do Governo do seu pai cargo de que foi exonerado para exercer as suas novas funções); a Cornelder de Moçambique, SARL (onde o seu pai é accionista), Nectar Moçambique, Limitada, Sonipal, Limitada, Seaboard Moz, Limited, Rainbow Internacional, FZCO, CFI Holdings, Limited e a Merec Industries, Limitada. De salientar que nesse ano o seu pai cumpria o segundo ano do seu primeiro mandato como Presidente da República.



O principal objecto social desta sociedade, que se constituiu com um capital de dois milhões e setecentos mil meticais da nova família, é “a operação de um terminal de cereais a granel, no Porto da Beira, em Moçambique”. Dois e meio por cento do capital social desta empresa são de Valentina Guebuza..



No ano seguinte, 2008, Valentina da Luz Guebuza, junto com o seu irmão Mussumbuluko Armando Guebuza e do tio José Eduardo Dai – primo de primeiro grau de Tobias Dai, irmão de Maria da Luz – e das instituições Rachana Global Limitada e da também “sua” Focus 21, constituíram a Crosswind Holdings, S.A., uma sociedade que tem como principal objecto social “o exercício da actividade de construção e desenvolvimento de infra-estruturas”.



No mesmo ano (2008), Valentina da Luz Guebuza e o seu tio José Dai constituíram a Servicon, Limitada, que tem como objecto social a “actividade mineira”.



Ainda em 2008, novamente com o seu tio José Dai e o irmão Mussumbuluko e Carlos Nicolau Salvador Júnior, constituíram a Orbttelcom, Limitada, uma sociedade que tem por objecto social “a informática e telecomunicações (venda de serviços e equipamento, nomeadamente: instalação de infra-estruturas de rede, fibra óptica, back up de dados e recuperação de desastre de dados, fornecimento de internet banda larga por satélite, cablagem de corrente eléctrica filtrada, e cablagem telefónica) ”.



Em 2009, Valentina entra na Moçambique Desenvolvimento & Investimentos, Limitada, que pouco tempo antes havia sido constituída por Voo Chong Min e Lilla Szakmeister. Esta sociedade foi criada em Maio de 2009, e em Julho do mesmo ano, isto é, dois meses depois, Valentina e o seu tio José Dai entraram para a sociedade que alterou o seu pacto e criou quotas para os acomodarem.



O objecto social desta vai desde “o comércio geral de importação e exportação de equipamentos comerciais e industriais, incluindo viaturas, materiais de construção, peças sobressalentes de viaturas; indústria alimentar, como massas esparguete e produtos lacticínios (queijo e outros produtos derivados de leite); Indústria de embalagens plásticas (garrafas e outros utensílios); Promoção e controlo de projectos de construção; Serviços de transporte de passageiros e carga; Criação de banca; a Criação de campos desportivos”.



Este ano, de acordo com os registos publicitados pelo BR, isso no mês de Março, Valentina juntou-se a Luís Filipe Pereira Rocha Brito e constituíram a IMOGRUPO - Investimentos e Participações, Limitada. Esta sociedade, com um capital inicial de quinhentos mil meticais, tem no seu objecto social áreas que vão desde a imobiliária, elaboração de estudos de arquitectura, engenharia, construção civil, hotelaria e turismo, entre outros propósitos.

No ano passado, algum órgão de comunicação social referiu que Valentina tinha interesses no parque automóvel do mercado Central, concedido pelo Município de Maputo, e no jardim Tunduro.


As obras de reabilitação do Jardim Tunduro estão a ser financiadas, segundo tornou-se público, por algumas instituições, entre elas o CFM, parceira de Valentina Guebuza, na Beira Grain Terminal, SA.



Valentina deve ter nascido entre 1979 e 1980, segundo parentes próximos. Ela segue Armando Ndambi Guebuza, nascido em 1977, durante as cheias que fustigaram o arrozal do Chókwè, sendo por isso que o seu pai – então ministro do Interior e Comissário Político Nacional – conforme referido na sua biografia escrita por seu assessor Renato Matusse – enviado por Samora Machel a província de Gaza, decidiu baptizá-lo por Ndambi, que nas línguas bantu do Sul do Save significa cheias. (Luís Nhachote) (CanalMoz-25/03/2011)

Um comentário:

Unknown disse...

Circulam informações que Valentina Guebuza acaba de ser baleada mortalmente pelo seu marido na noite de quarta feira, dia 14/12/2016. Paz à sua alma.