Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

04 agosto 2012

Filmes sobre a África


Filmes sobre a África

É muito raro nos depararmos com filmes genuinamente africanos.  Eis alguns filmes da África Subsaariana - ou a África Negra .
1.Tsotsi (Um rapaz frio e violento, que vive solitário numa grande favela, rouba um carro de uma família rica, onde estava um bebê, que ele acaba levando consigo para seu barraco. O filme choca demais pela pobreza extrema, a ignorância e a falta de pespectivas de uma geração. Oscar de filme estrangeiro em 2006. Comovente. assistam!).
2. Uma Aventura na África - The African Queen (durante a primeira guerra, Humphrey Bogart concorda em levar em seu barco, Katharine Hepburn, a irmã de um reverendo recém-falecido. O caminho através da selva será cheio de perigos e de desavenças entre os dois. Apesar das enormes dificuldades das locações, John Huston fez um grande filme, usando bem a boa química entre os atores).

3. Entre Dois Amores - Out of Africa (nos anos 1920, Meryl Streep é uma rica dinamarquesa, que vai morar numa fazenda de café no Quênia, com um barão - Klaus Maria Brandauer -, com quem se casou por conveniência. O casal acaba se separando, ele vai embora, mas ela fica. Até conhecer um aventureiro inglês - Robert Redford - que será seu grande amor. Longo e tedioso filme de Sydney Pollack, com bela trilha e uma fotografia fantástica).
4. O Último Rei da Escócia (em Uganda, um jovem escocês torna-se médico particular do ditador Idi Amin Dada e passa a desfrutar de privilégios, mas também a correr sérios riscos por conta de sua instabilidade e temperamento violento do presidente. A atuação sobrenatural de Forest Whitaker como Idi Amin lhe valeu o Oscar).

5. Hotel Ruanda (em 1994, um conflito étnico em Ruanda matou quase 1 milhão de pessoas. Don Cheadle é o gerente de um hotel de luxo, que durante o caos instalado, luta para abrigar e proteger 1200 ruandenses no hotel. chocante, mas com alguns furos).

6. Diamantes de Sangue (durante uma guerra civil em Serra Leoa, final da década de 1990, Djimon Hounson é separado da família e levado para trabalhar na mineração de diamantes. Lá encontra e esconde um grande diamante rosado. Um contrabandista - Leonardo Di Caprio ótimo - ouve a história e lhe propõe recuperar a pedra e com o dinheiro ajudá-lo a encontrar sua família).
7. O Jardineiro Fiel (Rachel Weisz é uma ativista dos direitos humanos, que é encontrada brutalmente assassinada no Quênia. O suspeito é seu sócio, um médico que está foragido. Sentindo-se culpado e incomodado pelas infidelidades da esposa, o marido - Ralph Fiennes - resolve viajar e descobrir que, por trás do fato, existem interesses de grandes corporações farmacêuticas. Otimo filme de Fernando Meirelles).  

8.Preto e Branco em Cores (na Costa do Marfim, duas comunidades de colonizadores, franceses e alemães, convivem pacificamente, utilizando os negros como serviçais. Até que chega a notícia de que explodiu a primeira guerra e os europeus estão em lados opostos. Movidos por patriotismo, os franceses decidem atacar os alemães, utilizando os negros, naturalmente... inteligente comédia francesa de estreia de Jean-Jacques Annaud na direção, ganhadora do Oscar de Filme Estrangeiro em 1976).

 9. Lugar Nenhum na África (pouco antes da segunda guerra, uma família judia alemã se muda para o Quênia. Aos poucos vão se adaptando e se integrando aos costumes locais. Quando o pai é convidado a voltar à Alemanha após a guerra, mãe e filha ficam na dúvida se devem ou não retornar com ele. Oscar de Filme Estrangeiro em 2003).
10. Distrito 9 (um blockbuster com idéia, diretor e elenco sul-africanos. uma nave alienígena 'encalha' sobre a cidade de Johannesburg. Os seus milhares de tripulantes acabam isolados num gueto, submetidos à violência da polícia local e negociando com contrabandistas. Curioso paralelo com o apartheid, neste bom filme produzido por Peter Jackson).

11.Os Deuses Devem Estar Loucos (grande sucesso internacional do cinema sul-africano de 1980 - e provavelmente o único até aqui. Uma garrafa de coca-cola atirada de um avião cai próxima a uma aldeia, que acredita ter sido um presente dos deuses, mas a garrafa acaba sendo causa de muitas confusões e um dos nativos é escalado para devolvê-la aos deuses).





Nenhum comentário: