Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

12 agosto 2013

PARA  AMPLIAR  AS  EPISTEMOLOGIAS  DO  SUL: E  SE A HISTÓRIA FOSSE TAMBÉM UMA NARRATIVA DE LUTAS  TRASLADADAS  POR  PALADARES?

MARIA PAULA MENESES
CES - Universidade de Coimbra
menesesp@ces.uc.pt
Resumo
Nesta apresentação procurar-se-á discutir o papel das memórias, arquivos e da(s) história(s), ampliando o tema para integrar a complexidade associada à colonização e aos processos migratórios no espaço do Índico. Nos processos identitários uma parte importante e menos trabalhada assenta nos sabores e como os alimentos estão ligados à memória; de facto, as pessoas partilham bens e ideias, participando em processos sociais tão diversos como os dos mercados ou outros mais privados como são as cozinhas. As receitas e os saberes que lhe estão na base uma parte importante dos processos de memórias e de construção de referências amplas; neste sentido, o vasto espaço do Índico permite ampliar esta discussão, através de um estudo mais preciso das trocas de alimentos, e de como estes produtos se foram indigeneizando.

Palavras-chave: Circuitos do Índico, processos identitários, memórias de/e sabores


Nenhum comentário: