EU MATEI SAMORA...???
Por Maria Pons, correspondente em Joanesburgo
Um ex-agente dos serviços secretos militares do
antigo regime sul-africano do «apartheid» assumiu publicamente ter estado
envolvido na morte de Machel. Numa entrevista exclusiva publicada pelo semanário
«Sowetan World», o ex-agente afirmou que participou nos planos que causaram a morte, em Outubro
de 1986, num desastre de avião, ao antigo Presidente moçambicano, Samora
Machel, bem como a outras 33 pessoas. Hans Louw, um assassino profissional ao
serviço do Civil Cooperation Bureau (CCB), um departamento de operações
especiais daqueles serviços secretos, concedeu a entrevista na prisão, onde se
encontra desde 1997, a cumprir umapena de 22 anos, por ter morto um membro da
mafia grega. Ele e um outro agente são acusados de outros seis homicídios e 70
tentativas de homicídio. Louw afirma que a morte de Machel não resultou de um
acidente e que não foi por acaso que o avião em que este seguia, um Tupolev de
fabrico soviéticovindo de Lusaca (Zâmbia) em direcção a Maputo, caiu nas
colinas em Mbuzini,perto da fronteira sul-africana com Moçambique.
"Eu fazia parte da equipa de reserva, armada com mísseis terra-ar, que seriam utilizados caso o primeiro plano falhasse", disse Louw, que afirma ter também colaborado nos relatórios e trâmites burocráticos da morte de Machel. Segundo o ex-agente, havia um plano A, que devia desviar o Tupolev da sua rota por meio da emissão de falsos sinais de rádio, o que efectivamente aconteceu. Crente de que estava a baixar em direcção a Maputo, o piloto russo conduziu, de facto, o avião para território sul-africano, onde acabou por despenhar-se nas montanhas de Lebombo, na região de Mbuzini. Louw acusa os serviços secretos militares do regime do «apartheid», a que pertencia na época, de terem emitido os falsos sinais. O mesmo método, denunciou Louw, teria depois servido para abater um avião militar angolano em 1989. Em 1987, uma comissão de investigação sul-africana declarou que o desastre se devia a um erro do piloto, que também morreu no desastre.
Depois do fim do «apartheid», também a Comissão para a Verdade e Reconciliaçãoinvestigou o desastre, mas não publicou os resultados. Nessa altura, apurou-se que a causa do acidente foi, efectivamente, a emissão de falsos sinais.
A pedido de Graça Machel e Nelson Mandela, a morte de Samora Machel está agora a ser investigada pela equipa especial de investigações «The Scorpions». Louw confessou ainda que no princípio dos anos 90 distribuiu armas para semear violência nos comboios interurbanos no Rand oriental próximo de Joanesburgo, com armas provenientes de Moçambique. Depois de se demitir das forças especiais, foi mercenário em Angola e na Serra Leoa com a empresa sul-africana Executive Outcomes, oficialmente dissolvida em 1998, mas que continua a actuar sob outros nomes.
E disse que estava arrependido do seu "passado sangrento" e que, por isso, queria "pôr tudo em pratos limpos". As suas revelações são apenas a ponta do icebergue.
"Eu fazia parte da equipa de reserva, armada com mísseis terra-ar, que seriam utilizados caso o primeiro plano falhasse", disse Louw, que afirma ter também colaborado nos relatórios e trâmites burocráticos da morte de Machel. Segundo o ex-agente, havia um plano A, que devia desviar o Tupolev da sua rota por meio da emissão de falsos sinais de rádio, o que efectivamente aconteceu. Crente de que estava a baixar em direcção a Maputo, o piloto russo conduziu, de facto, o avião para território sul-africano, onde acabou por despenhar-se nas montanhas de Lebombo, na região de Mbuzini. Louw acusa os serviços secretos militares do regime do «apartheid», a que pertencia na época, de terem emitido os falsos sinais. O mesmo método, denunciou Louw, teria depois servido para abater um avião militar angolano em 1989. Em 1987, uma comissão de investigação sul-africana declarou que o desastre se devia a um erro do piloto, que também morreu no desastre.
Depois do fim do «apartheid», também a Comissão para a Verdade e Reconciliaçãoinvestigou o desastre, mas não publicou os resultados. Nessa altura, apurou-se que a causa do acidente foi, efectivamente, a emissão de falsos sinais.
A pedido de Graça Machel e Nelson Mandela, a morte de Samora Machel está agora a ser investigada pela equipa especial de investigações «The Scorpions». Louw confessou ainda que no princípio dos anos 90 distribuiu armas para semear violência nos comboios interurbanos no Rand oriental próximo de Joanesburgo, com armas provenientes de Moçambique. Depois de se demitir das forças especiais, foi mercenário em Angola e na Serra Leoa com a empresa sul-africana Executive Outcomes, oficialmente dissolvida em 1998, mas que continua a actuar sob outros nomes.
E disse que estava arrependido do seu "passado sangrento" e que, por isso, queria "pôr tudo em pratos limpos". As suas revelações são apenas a ponta do icebergue.