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Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

08 janeiro 2014

A TRAGÉDIA DA NOSSA INCAPACIDADE COLECTIVA!






Por Salomão Moyana


Moçambique está a mergulhar a olhos vistos a um conflito armado que, dentro em breve, ameaça ser generalizado e de consequências inimagináveis. Um conflito armado que começou tipo brincadeira de duas crianças mimadas que não aceitam ceder em nenhum dos seus preciosos pontos de razão.



Um conflito armado resultado de um desentendimento político aparenteme...nte de fácil solução mas que, devido à intransigência e casmurrice política das duas partes envolvidas, tudo aponta que o País caminha para um verdadeiro abismo social, com populações dos distritos de Gorongosa, Maríngwè, e Chibabava (Sofala) e de Funhalouro e Homoíne (Inhambane) a ficarem em pânico e a abandonar as suas zonas habituais de residência para buscar refúgio nas vilas-sedes dos respectivos distritos.


Trata-se, claramente, da maior tragédia da nossa incapacidade de gerar consensos mesmo em questões de menor importância política ou social, como, por exemplo, a constituição em base igualitária de uma simples comissão de arbitragem eleitoral, uma matéria simples e completamente ao alcance dos dois lados negociar e encontrar entendimentos estabilizadores de todo um país.


Custa-nos bastante aceitar que por causa de meia dúzia de artigos de uma lei aprovada pela nossa Assembleia da República se gere um braço de ferro entre os dois maiores partidos nacionais ao ponto de os mesmos concluírem que é melhor mergulhar todo Moçambique em conflito armado do que ceder e alcançar um entendimento que salve as vidas de milhares de moçambicanos que tais partidos dizem representar na AR!


Custa-nos imenso aceitar que um “conflitozinho”, inicialmente localizado em lugar certo, na zona de Muxúngwè, possa, em menos de um ano, se generalizar, a olhos vistos, para ameaçar toda a paz de que desfrutava este País nos últimos 20 anos!


Torna-nos impossível aceitar que dois partidos responsáveis num Estado gerido com responsabilidade e seriedade possam se permitir, a seu bel prazer, mergulhar todo um país em banho de sangue por questões que apenas satisfazem o ego político desses partidos!


Esta é a nossa maior desgraça, a desgraça do povo moçambicano de ser gerido por dois partidos egoístas, casmurros, com uma visão reducionista centrada no tamanho e dimensão dos seus interesses umbilicais, dois partidos que se dizem representantes do povo mas que, quando estão em causa seus interesses umbilicais, não se importam de dizimar, sem pestanejar, esse mesmo povo à luz do dia.


Pior ainda, trata-se de dois partidos absolutistas feudais em que os militantes não têm a mínima possibilidade de influenciar a mudança de rumo que as respectivas lideranças absolutistas tenham decidido. Ou seja, não existe a hipótese de os militantes desses partidos se rebelarem contra a má gestão ou a ausência gritante de uma visão congregadora e visionária dos seus líderes absolutos.



Apenas resta aos militantes em causa murmurar nos cafés, dizendo em voz baixa que os seus chefes estão a arrastar o País para a lama por causa da sua ganância desmedida, ou arregimentarem-se às lideranças absolutistas, bajulando-as impiedosamente, enaltecendo, até ficarem roucos, a “clarividência e a sabedoria divina” dos respectivos líderes.


Esta é a nossa maior desgraça, a desgraça do povo moçambicano de até académicos e cientistas sociais estarem condicionados, por variadíssimos factores, a pensar, falar e agir no tacanho limite do pensamento e orientação desses partidos, defraudando, desse modo, a genuína expectativa do povo moçambicano em ver seus filhos académicos a contribuírem para a iluminação da população, precisamente, com vista à sua libertação das garras ferozes e mortíferas desses dois partidos políticos.


Esta é a nossa maior desgraça, a desgraça do povo moçambicano de possuir um governo sem soluções para os prementes problemas que se colocam, um governo descoordenado em que enquanto o ministro da Defesa Nacional se diz preocupado pela noticiada presença e circulação de homens armados em distritos da província de Inhambane, o porta-voz do Comando Provincial desse território afirma, em conferência de imprensa, não haver naquela província nenhum homem armado a circular nos distritos referidos! Ou seja, aquelas populações de Homoíne que passaram o último fim-de-semana concentradas na vila sede, fugindo de suas zonas de residência habitual, foram vítimas de um boato sobre a presença e circulação de homens armados?



 Como é que elementos trabalhando para o mesmo governo e integrados na mesma esfera de Defesa e Segurança não sejam capazes de comunicar, em sintonia, as informações essenciais e reais sobre o que está acontecendo no terreno?


Esta é a nossa maior desgraça, a desgraça do povo moçambicano de ser impotente e incapaz de resolver directa e pessoalmente os problemas que o governo deixa agravar, a olhos vistos, em cada dia que passa.



Trata-se de um governo que se esqueceu, completamente, da emblemática frase do saudoso Presidente Samora Machel, segundo a qual, “deve se matar o jacaré enquanto pequeno”, pois ainda circula nas margens do rio porque se o deixar crescer ele passa a navegar em águas profundas onde a sua força é maior.
Ou mata-se o jacaré enquanto pequeno ou o jacaré, mais tarde, vai matar muita gente.


O jacaré que está a desgraçar o povo moçambicano é a incapacidade arrogante dos dirigentes deste País em encontrar soluções rápidas e seguras para problemas que de fácil solução vão, de casmurrice em casmurrice, a serem incubados até se tornarem em jacaré grande que dizimará o povo moçambicano.


É urgente que os moçambicanos, de todos os partidos políticos e os sem partidos políticos, se levantem e dêem um valente murro na mesa e digam: Basta!
Basta desta desgraça colectiva de ficarmos calados a ver a nossa morte a aproximar-se, diariamente, sem nada fazermos contra os mentores desse suicídio colectivo!


Basta de paninhos quentes e bajulações abomináveis a atitudes belicistas dos líderes dos dois partidos apostados em desgraçar ainda mais o martirizado povo moçambicano!


É hora certa para exigirmos, colectivamente, que quem esteja cansado de dirigir ou liderar um organismo com responsabilidades públicas como as de um governo, seja liberto, com efeitos imediatos, para descansar ao invés de ser tolerado a arrastar todo um povo para uma agonia colectiva.


Basta desta tragédia da nossa incapacidade colectiva de dizer basta aos mentores da nossa desgraça colectiva!


05 dezembro 2013

MORREU NELSON MANDELA: A LIBERDADE COMO OBRA
Nelson Mandela


O primeiro Presidente negro da África do Sul morreu nesta quinta-feira, anunciou Jacob Zuma, Presidente sul-africano. O líder da luta anti-apartheid tinha 95 anos.

Nelson Mandela foi um homem de gestos. Como este: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele. O advogado e activista acreditou na luta pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, foi eleito o primeiro Presidente negro na África do Sul. O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu. Morreu nesta quinta-feira, com 95 anos, na sua casa em Joanesburgo.
Quando anunciou que deixava a política, Nelson Mandela fê-lo com a mesma naturalidade com que dizia: “Toda a gente morre.” Escolheu deixar a presidência da África do Sul no fim do primeiro mandato dois anos depois de decidir abandonar a liderança do Congresso Nacional Africano (ANC), que transformou num farol da luta de libertação do seu país. Na sombra, manteve uma actividade pública, por vezes próxima da política. Estávamos em 1999.
Cinco anos depois, com 86 anos, anunciou brincando que ia “reformar-se da reforma”. Era a sua maneira de dizer que desta vez era mesmo de verdade. “Não me telefonem, eu telefono-vos”, disse na altura num encontro com jornalistas. “Não lhe telefonámos”, escreveu o jornalista Ido Lekota em 2010 no jornal The Sowetan, “mas a sua figura ‘maior do que a vida’ continua a pairar sobre a nossa democracia e o panorama político” da África do Sul, acrescentou.
Hoje, três anos depois, Ido Lekota continuaria provavelmente a escrever o mesmo do líder da luta anti-apartheid, preso durante 27 anos por lutar contra o regime segregacionista da África do Sul, que foi Prémio Nobel da Paz (com  Frederik de Klerk) em 1993 e primeiro Presidente negro da África do Sul eleito um ano depois. “O estadista mais amado” do mundo, como se lhe referiu em tempos o New York Times, esteve internado este ano, com uma infecção pulmonar, como o foi várias vezes nos últimos dois anos. Deixa uma obra completa: um país que imaginou e criou a partir de um ideal.
Advogado, líder da luta anti-apartheid, defensor do uso de armas em nome de uma luta igual com o opressor, Nelson Rolihlahla Mandela conseguiu ter do seu lado pacifistas como o arcebispo Desmond Tutu, que foi Nobel da Paz antes dele, em 1984, e que, quando Mandela esteve internado, rezou pelo “conforto e dignidade” daquele que considera ser “o ícone mundial da reconciliação”. Também foi o arcebispo Desmond Tutu quem disse, num dos últimos aniversários de Mandela, a 18 de Julho, que a melhor prenda que ele podia receber era saber que as pessoas seguiriam o seu exemplo, fossem como ele.

De pessoa revoltada a magnânima
Tutu previu ser este um  momento “traumático”  para a África do Sul, o da perda de Mandela, figura que descreveu como “um ser humano fantástico”, numa entrevista em Junho de 2012 ao PÚBLICO, em Lisboa.
“Quando vai para a prisão, é uma pessoa zangada, revoltada, que acredita na violência como meio de conquistar a liberdade. E quando sai, emerge como uma pessoa extraordinariamente magnânima. O sofrimento por que passou ajudou-o a suavizar a sua posição. (…) Ele acreditava convictamente que se é líder pelas pessoas que são lideradas e não em benefício próprio. Fomos incrivelmente abençoados por termos Madiba [Mandela] aos comandos, num momento histórico para o nosso país. (…).”
Pelo menos até ao fim de 2010, o ex-Presidente sul-africano continuava, todos os meses, a receber quatro mil mensagens do mundo inteiro. Algumas com uma homenagem, outras a desejarem-lhe uma reforma tranquila e feliz, segundo a Fundação Nelson Mandela em Dezembro de 2010 que, na declaração também recebida pelo PÚBLICO, juntou um pedido a todos para se coibirem de pedir autógrafos, declarações, entrevistas ou aparições públicas em apoio a algum evento, de forma a “ajudar a tornar a reforma de Madiba um período de paz e tranquilidade”.
Seguiram-se meses e anos difíceis em que a sua saúde se deteriorou. E durante esta última permanência no hospital, à porta da sua casa em Joanesburgo e do hospital em Pretória, muitas flores foram deixadas com mensagens a desejar as melhoras ou a dizer: “Tata Madiba: Graças a ti, temos orgulho em ser sul-africanos.” Ou com promessas: “Prometemos viver em paz e harmonia.”

Descendente do rei Thembu
O desejo de Mandela, expresso na autobiografia Longo Caminho para a Liberdade, era ser enterrado junto dos seus antepassados em Qunu, no Transkei, província do Cabo Oriental, onde nasceu em 1918, e foi educado para ser, como o pai falecido, conselheiro do rei thembu, Jongintaba Dalindyebo.
Era descendente de Ngubengcuka, que tinha antes sido o rei dos thembu, incluídos no mais vasto grupo linguístico dos xhosa. Mandela descreve o rei, que foi seu pai adoptivo e do qual teria sido conselheiro se não tivesse partido para Joanesburgo, como “um homem tolerante e esclarecido que tinha alcançado o objectivo [que caracteriza] todos os grandes líderes: manter o seu povo unido”.
Este “grande líder” acolhera Mandela com nove anos, após a morte do pai que, anos antes, ficara desapossado de tudo por desafiar um representante da administração britânica. A mãe, sem condições para o criar, entregou-o ao rei. Mandela aprendeu a escutar os anciãos. 

Os vários nomes de Mandela 
Mandela é muitas vezes chamado, na África do Sul, por ‘Tata’, que significa ‘pai’, ou por ‘khulu’ que é ‘grandioso’ – ambos na língua xhosa. Mas Mandela é sobretudo referido, em sinal de respeito, por Madiba – nome de um chefe thembu que reinou no Transkei no século XVIII, o nome do clã de Mandela que é mais importante do que o apelido.
Na clandestinidade, a partir de 1961, vestiu a pele de um David Motsamayi; disfarçou-se várias vezes de motorista, cozinheiro, jardineiro.
Não foi conselheiro, nem rei, mas a sua educação de aristocrata, os estudos de advocacia, o carisma e dedicação à luta anti-apartheidfizeram dele o líder inquestionável do ANC e principal ícone da libertação da África do Sul. Não aceitou ser libertado da prisão enquanto não fossem instituídos o fim do apartheid e o fim da proibição do ANC, o levantamento do estado de emergência e a libertação dos outros presos políticos.
“Eu prezo muito a minha liberdade mas prezo ainda mais a vossa”, escreveu num discurso lido pela filha Zindzi, num comício no Soweto, em 1985, dirigido aos africanos e membros do ANC. 

Recolhimento nacional
Também por isso, a morte de Mandela é “uma perda tremenda para o país”, disse Ray Hartley, director do jornal sul-africano The Times numa entrevista ao PÚBLICO. “A África do Sul perderá aquele sentimento reconfortante de que existia este grande unificador”, disse, embora prevendo que "os processos políticos não serão afectados pelo seu desaparecimento.”
Também em entrevista, Thierry Vircoulon, investigador associado do Institut Français des Relations Internationales e co-autor de L’ Afrique du Sud de Jacob Zuma (L’Harmattan) considerou que “a África do Sul vai entrar num momento de recolhimento nacional”. E realçou: “A nova África do Sul não vai desaparecer com ele, precisamente porque ele fez um excelente trabalho enquanto pai fundador dessa nova África do Sul”.
Os seus actos são frequentemente lembrados como exemplo para outros. As suas palavras ressoarão durante muito tempo como lições de vida.
Frederik W. de Klerk, ex-líder do Partido Nacional, fala do líder que confrontou em duras negociações e com quem partilhou o prémio Nobel da Paz 1993, numa entrevista a propósito do livro Conversations with Myself , também lançado em Portugal, em 2010, com o título Nelson Mandela – Arquivo Íntimo (Editora Objectiva) e que junta notas pessoais, cartas e diários de Mandela escritos antes e depois da saída da prisão: “Independentemente de qualquer crítica que possamos fazer, o homem que emerge de Conversations with Myself é uma eminente figura, não só na história da África do Sul mas na história do século XX. Ele foi Presidente para desempenhar um papel exemplar na unificação e reconciliação do povo profundamente dividido da África do Sul”, disse aquele que foi o último Presidente branco da África do Sul (1989-1994).
Muitas vezes, admite na autobiografia Um longo caminho para a liberdade, Mandela se questionou sobre o sofrimento que infligira à família durante a clandestinidade e nos anos na prisão de onde só saiu com 72 anos.
Já em liberdade, numa entrevista à revista norte-americana Time em Fevereiro de 1990, disse acreditar no valor da dedicação quase exclusiva à luta: “Sim, valeu a pena. Ser preso por causa das nossas convicções e estar preparado para sofrer por aquilo em que se acredita vale a pena. É uma conquista para um homem cumprir o seu dever na terra independentemente das consequências”, considerou.
O difícil equilíbrio, nunca alcançado, entre a dedicação à família, por um lado, e à causa política da libertação, por outro, acompanhou-o durante a vida e é algo presente nas suas memórias do Arquivo Íntimo. Porém aceitou-o da mesma forma que se aceitou defender o recurso às armas como imprescindível para o sucesso da luta.

Em defesa das armas
“Nunca irei lamentar a decisão que tomei em 1961, mas gostaria que um dia a minha consciência estivesse tranquila”, disse referindo-se à decisão tomada nesse ano de passar à clandestinidade e formar o MK (Umkhonto we Sizwe – A lança da nação) de que foi primeiro comandante-chefe e que se tornou a ala militar do ANC. Viria a ser condenado a prisão perpétua em 1964 por sabotagem e conspiração.
Passou 18 anos na prisão de alta segurança de Robben Island. Esteve depois na prisão de Pollsmoor, e já no final foi transferido para a cadeia de Victor Verster perto da Cidade do Cabo. 
Nos 23 anos que viveu depois de libertado, concluiu a missão, iniciada ainda na cadeia, de negociar o fim do apartheid com o Governo do Partido Nacionalista e foi eleito primeiro Presidente negro da África do Sul. Depois de terminado o mandato de cinco anos, retirou-se da política e passou a dedicar-se, através da Fundação com o seu nome, a uma nova causa – o combate e a prevenção da sida – à qual se sentia especialmente ligado.
Em 2005, a morte do filho Makgatho, vítima de sida, levou Mandela a uma rara intervenção pública desde que deixara a vida política em 1999. Lançou um apelo ao fim do tabu, para que se falasse desta como de qualquer outra doença, por considerar que só assim a sida deixaria de ser fatal. 
Já antes, quando estava preso, tinha perdido o filho mais velho Thembekile, num desastre de automóvel, em 1969, e uma filha pequena ainda bebé Makawize, ambos do primeiro casamento com Evelyn Mase, de quem se divorciou em 1957.
Um ano depois conheceu e casou-se com Winnie Mandela, de quem teve duas filhas. Quando a viu pela primeira vez, “soube que a ia amar”, escreve na autobiografia. Durante os anos em que esteve preso, é a sua confidente e, durante muito tempo, quem melhor o compreende. A política, os métodos utilizados ou o rumo defendido para a luta acabam por separá-los. Mandela opta pelo divórcio em 1996.
Dos seis filhos que teve, acompanharam-no até ao fim as três filhas: Zindzi, Zenani e Makawize. E Graça Machel, com quem casou dois anos depois do divórcio com Winnie, a 18 de Julho de 1998, no dia do 80º aniversário.
Quando Mandela esteve esta última vez no hospital, Graça Machel agradeceu emocionada as muitas mensagens a desejar as melhoras do ex-Presidente vindas da África do Sul, do continente e do resto do mundo. Nessa mensagem pública e universal, Graça Machel dizia estar reconhecida a todos os que tinham, com isso, “feito uma diferença, na recuperação” de Mandela numa alusão às palavras do próprio: “O que conta na vida não é o facto de termos vivido. É a diferença que fizemos para a vida dos outros”.

PÚBLICO (Lisboa) – 05.12.2013


28 novembro 2013


Poeta Armando Artur (actual Ministro da Cultura em Moçambique)

Ei-lo assim mesmo, Corrompido pelo tempo e domado, Pelo devir. - Armando Artur
AO lermos o mais recente livro do poeta Armando Artur, As falas do poeta, deparamo-nos com uma poesia plena de pequenos mundos por onde o poeta transita com uma espécie de reverência, à imagem de uma alma que, com um espanador de memórias, aviva tempos, espaços, gentes ou personagens, ideias e atitudes. Por isso, parece-nos, esta poesia, errática.
Errática no verbo, na palavra, na fala que é o próprio Ser da poesia, principio e fim em si mesma, quiçá contrária às vontades do poeta, mas que assim sendo, irremediavelmente, o define. Quem poderá orgulhar-se de escolher as suas memórias? Não serão, antes, elas que nos escolhem? Como diria Lévi-Strauss, não serão os objectos socioculturais a comunicar através dos poetas e não estes através daqueles?[1]
Podemos identificar, em As falas do poeta, pelo menos três pequenos mundos através dos quais se pode construir uma imagem errática do poeta, nomeadamente, i) o mundo do poeta e da poesia, ii) o mundo do poeta e dos homens, iii) o mundo do poeta e do seu homem.
DO POETA E DA POESIA
Este é o universo da evocação da própria poesia, uma evocação que vai da literatura à música, destacando-se neste exercício a alma poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, um nome, uma alma que se materializa, efectivamente, num dos mundos de um eu lírico incapaz, por isso mesmo, de resistir às confidências que com o tempo se impõem:
Teu signo, Sophia
É uma luz no fundo do nada
Que leva à verdade infalível
Das laudas da poesia. (p.15)

Como uma luz no fundo do nada, assim se pode definir a poesia de Armando Artur, ou, pelo menos, um dos veios da sua poesia (veja-se um livro como No coração da noite). Uma poesia que parece obcecada numa espécie de caos que, pela voz (filosófica) da própria poesia, se faz metonímia de um lugar e das suas coisas:
Terá Franz liszt descoberto
Que numa elementar partitura,
Flutuando na dimensão
Do nada,
Reside a essencialidade
Do ser? (p.20)

Do poeta e dos homens
Aqui o compasso é outro, também é outra a fala, menos filosófica, mais utópica, mais engajada, mais programática, atenta aos debates e às urgências dos ‘dias em riste’ ou ‘dos estrangeiros de nós próprios’, como acontece num poema como “Quando a Pátria que é nossa”:
Quando a pátria que é nossa
Quer-se assim esgravatada e repilhada
Até aos limites do seu interior,

Quando a pátria que é nossa
Quer-se assim regateada e leiloada
À taxa diária do sangue, suor e lágrimas
De milhões de braços, e uma só força,

Quando a pátria que é nossa
Quer-se assim assaltada pelos flancos
Da sua beleza e contornos da sua geografia,

Quando a pátria que é nossa
Quer-se assim reassaltada por gente
De outrora e de paragens distantes,

Quando a pátria que é nossa
É assim cobiçada por mercadores
De insónias e arautos do caos
E da precariedade,

Todo silêncio e todo exílio serão
Sempre iguais à pátria que é nossa. (p.33)

Trata-se, como se pode depreender, de um mundo conturbado, um mudo do presente, actual, que, se não espaça à atenção do pacato cidadão, do homem mais comum, parece encontrar na alma do poeta a urgência de denunciar, quando muito não seja, pela razão desse presente trazer-nos à memória as lições do passado.
DO POETA E DO SEU HOMEM
Este é um universo de dor, de silêncio, de ausência; um mundo, enfim, elegíaco, repleto de vida e de morte. Um mundo que nos reenvia, necessariamente, à intersecção, ao liame entre o homem e o poeta desta obra (a julgar pela dedicatória que leva um poema como “Estes dias sem a Milena”) e a uma memória que parece ameaçar “anoitecer” a fala a ambos:
Sob a luz difusa
E dependurada
Na parede dos dias
Procuro nos contornos
Da tua ausência
O sentido de ser
E continuar aqui (p.51)

Estas são As falas do poeta, uma voz da própria poesia, voz da pátria, voz do homem; voz por essas dimensões errática, mas ancorada numa memória umas vezes saudosa, outras vezes de dor e pesadelo:
O novo xiconhoca
É um personagem nosso
Mas da era contemporânea.
Difere em grande do xiconhoca
Original, tanto é que de originalidade
É o que lhe falta em demasia (...)
Possui várias tonalidades de carácter
Ideológico, religioso e fetichista
Que exibe em função das fases da lua
Ou do fluxo e refluxo da preia-mar (...)

O novo xiconhoca é um fingido
De se lhe tirar o guarda-chuva.
Faz de conta que está na mesma trincheira
Com os outros, ou na mesma procissão
De combate à pobreza absoluta.
Descobriu que no meio da maioria é mais
Fácil driblar tanto por dentro como por fora,
Pois goza da aura sagrada de homens e mulheres
Arautos da liberdade colectiva.
É ardiloso na conceptualização do abstracto
E ignora que o problema maior de momento
Esta na ausência total ou presença excessiva
Do odor milenar à terra molhada,
Que convoca a saudade da lua cheia
Ou do verde esperançoso das espigas de milho (p.34-47).

Lucílio Manjate


[1]Em DURANTI, Alessandro, (1997), Linguistic Anthropology, New York: Cambridge University Press.