Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

08 outubro 2012

CIDADE DE LUANDA-UMA "NOVA DUBAI" ESTA SURGINDO


CIDADE DE LUANDA-UMA  "NOVA DUBAI" ESTA SURGINDO

 

Por Christophe Châtelot
LE MONDE / Worldcrunch )
Cidade de Luanda, esta virando uma "Nova Dubai"- foto de Bety Balboni

LUANDA - A cortina em breve será tocado para baixo pela última vez no Teatro Elinga na capital de Angola, Luanda.
O teatro, onde muitos artistas rebeldes tem seu início, ocupa um lugar importante na cultura angolana.Mas em breve será destruído, suas paredes cor de rosa reduzida a escombros por escavadeiras. Como tantos edifícios antigos no centro da capital angolana, que cairam em desgraça com promotores imobiliários atraídos pelo negócio do petróleo . A ex-colônia Português, Angola é o segundo maior produtor de petróleo na África sub-saariana.
O teatro possui ativos que possam lhe permitir escapar a este triste destino. Além da reputação internacional da sua dança e criações de teatro, o prédio tinha sido classificado como monumento histórico pelo Ministério da Cultura. Mas isso não foi suficiente para salvá-lo.
O teatro, construído como uma escola pelo portugueses no século 19, foi simplesmente removido da lista monumento de histórico em Abril pelo Ministério da Cultura. "De repente, não havia nenhuma razão histórica para protegê-lo mais. Esta é a única explicação que foi dada. Caso isso não significa a morte do teatro, isso pode realmente ser risível", lamenta o diretor, dramaturgo José Mena Abrantes.
A verdadeira razão é financeira. O bairro inteiro está sendo demolido para construir um parque de estacionamento e edifícios de escritórios, a um custo de dezenas de milhões de dólares, liderada por financistas misteriosos próximos ao regime. Eles estão esperando para receber um rápido retorno do seu dinheiro alugando os imóveis para os bancos ou para as multinacionais petrolíferas americanas, brasileiras ou francesas .
Eles fizeram a matemática. De acordo com a empresa de consultoria Mercer, Luanda é a segunda cidade mais cara do mundo para estrangeiros, depois de Tóquio . O preço dos escritórios está batendo recordes na cidade, onde a renda média mensal de uma da casa para os estrangeiros é de cerca de US $ 20.000.
Desde o boom do petróleo na década de 1990, quando o surto de crescimento de Angola começou (chegando a 15% ao ano durante a década de 2000), Luanda tem sido efervescente com novas construções. Estaleiros, onde operários chineses trabalham dia e noite, são evisceração da cidade. As construções antigas não têm sido capazes de suportar a pressão. "Os angolanos tinham orgulho de viver em uma das mais antigas capitais da África, mas em breve  nada terão para se vangloriar.  Não haverá mais nada velho na cidade", lamenta Abrantes.
Quase debaixo de sua janela passa uma nova estrada de 200 milhões de dólares-litoral, inaugurada em 28 de agosto pelo presidente angolano José Eduardo dos Santos, que está no poder há 33 anos e que foi reeleito em 2012 para mais um mandato. 

Favelas aos arranha-céus
Arranha-céus estão surgindo como cogumelos. Ajudado por tratores ilegais e os cassetetes da polícia, os arranha-céus estão se espalhando para os musseques:  as favelas angolanas, cortiços, sem água ou eletricidade, onde a maioria dos 6-7000 000 habitantes de Luanda vivem. "As autoridades planejam fazer de Luanda, o Dubai de África", diz Claudia Gastrow, um acadêmico de Boston que está a estudar o desenvolvimento da cidade. "Mas não há lógica ou coordenação. O centro da cidade é apenas uma fachada."
A analogia Dubai inclui a construção potencial, como na nação do Golfo, de ilhas artificiais de Luanda.Esta foi a idéia de José Recio, um pneu-mecânico que se tornou um magnata do mercado imobiliário.Seu plano foi bloqueada pelo presidente angolano e do conselho de ministros, mas é tarde demais para o teatro Elinga.
Abrantes, que também é conselheiro do presidente na área de comunicação, fez o possível para usar sua posição para evitar o desastre, mas sem sucesso. Petições não funcionaram, nem a iniciativa privada. O Elinga vai se tornar uma garagem.
Abrantes, de origem Portuguesa, nasceu em Angola em 1945. Estudou em Portugal, de onde saiu no início da década de 1970 para evitar o projecto, que na época era o envio de jovens portugueses a lutar contra os movimentos de independência em sua colônia. Abrantes juntou o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, o partido que governa Angola desde 1975), na Alemanha, sem ser capaz de lutar na guerra da independência. "Eles me disseram: 'Nós não queremos os brancos!" Uma luta silenciosa estava acontecendo no momento em que o MPLA, queria "africanizar" a rebelião.

Guerra civil
Ele voltou para Luanda quando se tornou independente, em 1975. Uma guerra civil estava rasgando o país.
O conflito mortal entre o MPLA, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) continuou até 2002. Durante esse tempo, meio milhão de pessoas morreram e quatro milhões tornaram-se refugiados.
"Não fui a uma guerra, eu só queria fazer teatro", lembra ele. Ele teve de esperar mais de 10 anos, durante o qual fundou a Angop agência oficial de imprensa. Ele acabou sendo demitido por "não-cooperação com a esfera ideológica."
Aliados do governo angolano na época eram soviéticos e cubanos. "Mas a partir de meados dos anos 1980, Dos Santos começou a trabalhar na reforma do sistema. Foi antes da perestroika", diz Abrantes.
Eu escolhi “o teatro , de modo a não ter nada a ver com política", diz ele. Pouco a pouco, o marxismo desapareceu, em favor de uma economia de mercado, com o dinheiro retirado da superfície por uma camarilha de oficiais do Exército, como o general Helder Vieira Dias, chamado de "Kopelina", diretor do Escritório ligeiramente sombrio Nacional de Reconstrução. "Muita gente ficou rica naquela época", mesmo antes do boom do petróleo, diz Abrantes.
José Mena Abrantes é um idealista. Fiel ao Presidente José Eduardo dos Santos, mais do que para o MPLA, ele diz que está convencido de que o presidente tem prestado atenção às vozes dissidentes que foram varrendo a cidade por mais de um ano. "Antes que eles pudessem começar a trabalhar em política social, eles tiveram que reconstruir a infra-estrutura. Mas agora é hora de resolver os problemas sociais." Nas paredes do teatro, você pode ler um pequeno pedaço de grafite: "Este caos está me matando." Foi a morte do teatro.


Todos os direitos reservados © Worldcrunch - em parceria com LE MONDE
Publicado em 2012/10/02 21:53:07
---------
Nota do Blog: Título adaptado pelo blogueiro

Nenhum comentário: