Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

21 outubro 2012

“É DANDO QUE SE RECEBE”: A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E O NEGÓCIO DA FÉ EM MOÇAMBIQUE


“É DANDO QUE SE RECEBE”:  A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E O  NEGÓCIO DA FÉ EM MOÇAMBIQUE

POR DOWYVAN GABRIEL GASPAR

Inaugurado em março de 2011, o Cenáculo da Fé, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Maputo, fica na avenida 24 de julho, 3.108, esquina com avenida Mohamed Siad Barre.


RESUMO
Este trabalho visa compreender a presença e métodos de  ação da Igreja Universal do Reino de Deus em Maputo, Moçambique. Destaca-se sua história em contexto marcado por uma pluralidade étnico/religiosa, aspectos teológicos e sobretudo a aproximação entre a “Economia e a Religião”, operada pela IURD, sustentada na chamada “Teologia da Prosperidade”. A dissertação procura, de um
lado, relacionar o perfil social dos crentes com sua atuação indicando métodos de proselitismo e arrecadação de recursos financeiros, e de outro, a busca de prosperidade financeira ainda nesta vida. 

Clica no link abaixo para ver o texto integral:

Nenhum comentário: