Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

25 outubro 2012

O GIGANTE DE MANJACAZE (1944-1990)


O GIGANTE DE MANJACAZE (1944-1990)

O Gigante no funeral de Salazar nos Jerónimos

Com o tempo, muitos acontecimentos que tornaram Moçambique referência para Portugal e mundo vão se perdendo. São vários eventos, alguns dos quais diziam respeito ao aspecto físico de moçambicanos que se tornavam distintos. Um deles foi o Gabriel Estêvão Monjane (Mondlane), apelidado de Gigante de Manjacaze. Media 2,45 metros de altura. Veio a perder a vida em 1990. O Gigante de Manjacaze foi notícias na imprensa moçambicana, que se tornou distinto justamente por ser gigante. Manuel da Silva Ramos, poeta e ficcionista português, com a obra “Viagem com um Branco no Bolso”, o romance, veio a marcar de forma documentada a vida de Gabriel Estêvão Mondlane. De acordo com fontes documentais, nesse romance Ramos analisa criticamente a exploração a que esteve sujeito o Gigante, explorado por empresários e promotores de espectáculos no período colonial. (In, Diário de Moçambique, 23-06-11).

Um comentário:

João Cunha Ribeiro disse...

Todos os humanos, apesar de suas opções,crênças ou vivências, desde que respeitem seu semelhante, independentemente sua raça ou côr de pele, deveriam sêr, respeitadas, não pelo seu tamanho ou volume,e não só pelo facto de sêr um pessoa de referência, nunca deixará de sêr um simples mortal.Este senhor Gabriel Estevão Monjane,e seu oposto Toninho de Arcozelo em tamanho,possivelmente teriam a mesma dimensão em carater humano.