Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

09 outubro 2012

UGANDA 50 ANOS DE LIBERDADE INQUIETA


UGANDA  50 ANOS DE LIBERDADE INQUIETA

"Vamos fazer uma pausa por um momento e olhar para trás, o caminho que percorremos ... Que outras finalidades temos, hoje, ao olhar para a frente? Uma de nossas primeiras necessidades deve ser de unidade nacional. As ambições estreitas de uma tribo, uma seita , ou de um partido deve ser subordinada às necessidades maiores de uma Uganda completa ... sobre a independência alcançada, este governo [Uganda] tem necessidades mais pesadas ​​do que aqueles que qualquer outro governo antes tenha suportado ".
Esses trechos  de 9 de outubro de 1962, foram do discurso do Apollo Milton Obote, primeiro ministro de Uganda, por ocasião da independência do país, em Kololo na capital Kampala e vai repercutir-se claramente 50 anos depois de auto-governo completados na terça feira (9 de Outubro de 2012).
Obote dirigiu o Uganda Congresso do Povo (UPC), um dos mais antigos partidos políticos. As demonstrações sagazes, feitos no local exacto do aniversário deste ano do jubileu de ouro, as forças que estão no comando reflectiram se o país esta no caminho pretendido pelo pai da nação, como Obote carinhosamente passou a ser conhecido.
Uganda, tal como o seu vizinho do Leste Africano - o Quênia, cairam sob o domínio colonial da Grã-Bretanha até em 1962.  Apenas um ano após a independência, um motim de soldados exigindo melhores salários e promoções rápidas, abalaram o regime e levou Obote a pedir ajuda das tropas coloniais para restabelecer a ordem.
Para garantir a estabilidade, Obote preferiu rapidamente promover um soldado semi-analfabeto, Idi Amin, uma decisão que mais tarde criou desastre político com derrube de  Obote em um golpe militar em 1971.

Crise política

Desde então e até 1986, Uganda mergulhou -se em uma crise política com  mudanças violentas de líderes. Assim, Uganda teve vários  presidentes como  Yusuf Lule, Godfrey Binaisa, Milton Obote II e Tito Okello.
A ascendência de Yoweri Museveni ao poder, depois de travar uma guerra de guerrilha de cinco anos, restaurou a esperança perdida que a nação havia desejada. 
 A economia do país alcançou estabilidade e teve um crescimento significativo. O lançamento do programa de recuperação económica em 1987 criou um ritmo de crescimento na faixa de 6,5% entre 1986 e 1987 e de 7,5% entre 1997 e 2005.
No entanto, um dos marcos importantes para Uganda foi a elaboração da Constituição de 1995, que significou o restabelecimento do Estado de Direito no país. Para nutrir a democracia e garantir que o país não caísse para a anarquia, a Constituição previa um limite de dois mandatos, de prazo de cinco anos  para um presidente eleito.
Para um país que nunca tinha experimentado uma transição pacífica de poder de um presidente para outro, o artigo sobre os limites de mandato criou esperanças desejadas para a população. Porém, a alteração da Constituição  de Uganda em 2005, suprimindo o artigo 105, em limites de mandato presidencial, lançou o partido NRM de  Museveni, na mesma lista dos regimes ditatoriais do passado que lutaram para substituir. Além de sufocar o descontentamento entre os cidadãos, a alteração de 2005, fez com que a Uganda torna-se o único país nos cinco Estados-membros da Comunidade do Leste Africano, sem limite de mandatos presidenciais.
O período entre 2005  até agora tem visto Uganda com níveis alarmantes de corrupção, o que tem contribuído para uma perda anual de 500 bilhões de shillings (1,6 bilhões de randes) para o país. A repressão política caracterizada por militares e brutalidade policial também tem contribuido para declínio do crescimento econômico.
O crescimento econômico que em média era 8% entre 2005 e 2007 reduziu para 4,1% em 2011, principalmente devido a protestos maciços de populações devido do alto custo de vida e má governação. A dissidência crescente contra o regime vigente permitiu a popularidade do partido de oposição, liderado pelo principal líder, Kizza Besigye do Fórum para a Mudança Democrática (FDC)Besigye, juntamente com vários líderes da oposição, têm sido frequentemente presos por protestar contra as más políticas do regime. Os  analistas políticos descrevem Kampala, como uma cidade com forte presença militar e policial para evitar protestos.

Comícios proibidos

Quinze dias para o jubileu de ouro, a polícia proibiu comícios e manifestações pacíficas dentro da cidade.Na semana passada, Besigye foi preso por infringir a directiva.
"Para mim, eu tenho a sensação de que a Grã-Bretanha devia mais uma vez re-colonizar Uganda, por exemplo, por apenas 15 anos, para salvá-lo do sofrimento e da impunidade que está acontecendo. Cinquenta anos de estrada os ugandenses ainda não tem a permissão de se associarem livremente? Então é melhor estar sob domínio britânico ", argumenta José Elunya, morador de distrito de Gulu, norte de Uganda.
Mesmo assim, a má governação e a impunidade do governo NRM parece ter solidificado uma frente unificada entre os cidadãos, a sociedade civil e os partidos de oposição que lutam para restauração da sanidade na governação.
Ultimamente, tem havido campanhas em todo o país para a restauração do limite de mandatos presidenciais. Bispo emérito anglicano, Zac Niringiye, é um dos que tem feito muito por esta campanha.
"É apenas o Uganda na África Oriental, onde nunca houve uma transição pacífica de governo. Todo governo que vier é removido à força através de rebelião armada e golpes de Estado. Museveni abriria um precedente como o primeiro líder a entregar pacificamente o poder se os limites dos mandatos  forem restaurados "  afirmou Niringiye.

In: mg.co.za

Nenhum comentário: