Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

22 outubro 2012

Cultura Afro-brasileira: um novo sopro à história da África

Cultura Afro-brasileira: um novo sopro à história da África

O vídeo no link abaixo traz a apresentação de Jean-Michel Mabeko Tali, historiador e membro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para o Uso Pedagógico da Coleção História Geral da África. Sua palestra “Cultura Afro-brasileira: um novo sopro à história da África”, ocorreu durante a cerimônia de lançamento da Coleção História Geral da África em português, em São Paulo, em 6 de abril de 2011.
O vídeo faz parte da série "Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei no 10.639/2003", desenvolvida pelo Programa Brasil-África: História Cruzadas, tem como objetivo divulgar as contribuições realizadas pela UNESCO para implementar e institucionalizar a Lei no 10.639, de 2003. A série se inicia com as discussões desenvolvidas no decorrer dos eventos de lançamento da edição em português da Coleção História Geral da África da UNESCO, realizados no primeiro semestre de 2011.Assista:

Nenhum comentário: