Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

03 outubro 2012

JACOB ZUMA PODE TER O MESMO DESTINO DE THABO MBEKY


JACOB ZUMA PODE TER O MESMO DESTINO DE THABO MBEKY


 Xipalapala por João de Sousa

A previsão é do analista político sul-africano William Gumede
O analista político William Gumede considera que o Presidente Jacob Zuma pode ser afas­tado das suas funções de Chefe de Estado, mesmo que seja reeleito Presidente do ANC no Congresso de Mangaung a ter lugar em Dezembro, seguindo assim o exemplo do que aconteceu com o antigo presidente Thabo Mbeky. Gumede considera, por outro lado, que a reeleição de Jacob Zuma “vai dividir ainda mais o partido”.
Será oportuno recordar que Thabo Mbeky foi afastado das suas funções de Chefe de Estado em 2008, nove meses depois de Jacob Zuma ter assumido a presidência do ANC, no Congresso de Polokwane de 2007.
Estas considerações aparecem no seu livro denominado “Restless Nation” (Nação Inquieta) que foi lançado a semana passada em Joanesburgo. O autor refere que o Presidente Jacob Zuma tem apoio apenas nas províncias do Kwazulu Natal, Mpumalanga e Free State. O autor refere-se a um outro facto que pode incomodar o Presidente. É que Zuma não tem o apoio de todos os sindicatos e isso deriva do facto de o Chefe do Estado sul-africano não ter atendido aos pedidos das instituições sin­dicais, no sentido de efectuar reformas na política económica e social.
O autor do livro Restless Nation prevê que os oponentes directos de Jacob Zuma podem ser intimidados, já que, não havendo certezas de um apoio massivo à sua recandidatura, o mais provável será “retirar de imediato do caminho quem lhe possa fazer frente em Dezembro”.
William Gumede faz outras considerações sobre o processo interno de eleições no Congresso do ANC de Dezembro que, segundo ele, podem passar pela inclusão do empresário Cyril Ramaphosa na lista dos candidatos a eleger (eventualmente para assumir o cargo de vice- presidente do partido) sem esquecer, no entanto, que para esta corri­da, embora que de uma forma mais subtil, entra também Tokyo Sexwale, o actual ministro do reassentamento humano.
Outro dos aspectos referidos pelo analista po­lítico nesta sua mais recente publicação relaciona-se com o actual vice-presidente do ANC. William Gumede considera que “Kgalema Motlhante pode desistir desta corrida, porque ainda não se mostrou como candidato opositor a Jacob Zuma”.
Restless Nation” é, certamente, um livro que pode interessar a um variado leque de leitores, e, especialmente, aos que se dedicam à investigação ou à área das ciências políticas.
CORREIO DA MANHÃ – 15.08.2012
-----------------

Nota do Blog:
Vice-presidente Kgalema Motlanthe é a escolha da Liga da Juventude da  ANC  para o cargo de presidente do ANC. Tudo leva a crer que será o próximo presidente da RSA.
Kgalema Montlanthe, actual vice presidente da Africa do Sul



Nenhum comentário: