Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

21 outubro 2012

PROJECTO PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA ORAL E CIÊNCIAS SOCIAIS (BEIRA, MOÇAMBIQUE)


PROJECTO PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA E  DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA ORAL E CIÊNCIAS SOCIAIS  (BEIRA, MOÇAMBIQUE)


POR SILVA ARMANDO DUNDURO


RESUMO
A presente dissertação tem como objetivo central propor a criação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Oral e Ciencias Sociais na cidade da Beira, em  Moçambique. Pretende-se, com o Centro, promover projetos que possibilitem a  constituição de acervos de caráter histórico e documental, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e para a valorização da história e da cultura  Moçambicanas.
O Centro terá como principal ferramenta metodológica de pesquisa a história oral. O acervo a ser constituído no contexto de distintos projetos resultará, portanto, de entrevistas gravadas com atores de diferentes extratos sociais, todos eles participantes diretos de eventos relevantes da história recente de Moçambique. Essas entrevistas deverão estar disponíveis, no Centro, juntamente com outros tipos de fontes, coletadas e organizadas com o objetivo de constituir um centro  de referência sobre a história
contemporanea do país.
Toda a atividade do Centro será acompanhada de projetos de qualificação de  equipes. Neste sentido, o Centro terá de lidar com dois importantes campos: a pesquisa, produção, preservação e difusão de fontes para a história contemporânea; e o apoio  didático-pedagógico aos diversos níveis do processo de aprendizagem.
Palavras-Chave: Moçambique; história contemporânea; história oral; fontes históricas.

Clica no link para ver o texto integral:

Nenhum comentário: