Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

31 outubro 2012

RENAMO ACANTONA ANTIGAS TROPAS EM GORONGOSA


RENAMO ACANTONA ANTIGAS TROPAS EM GORONGOSA

Partido da oposição diz que já reuniu mais de 5 mil homens e diáriamente vão chegando mais homens e mulheres que no passado lutaram contra a FRELIMO
Em Moçambique, o principal partido da oposição – RENAMO – confirmou que tem acantonado em Gorongosa cinco mil antigos combatentes disponíveis a lutar contra a Frelimo.
A decisão da RENAMO está a ser entendida como uma forma de pressão e visa forçar o presidente Armando Guebuza, líder do partido no poder a reatar o diálogo político com a oposição.
A deputada e membro da Comissão política da RENAMO, Ivone Soares foi categórica na sua entrevista a Voz da América esta manha, e diz que o seu partido está pronto para o der e vier.
“Estou a falar de Gorongosa onde estão mais de cinco mil homens, e diariamente vão se juntando mais homens e mulheres que estiveram envolvidos na guerra pela democracia e que hoje se vêem marginalizados…Este é um número praticamente simbólico que representa o universo das pessoas descontentes.”

A deputada da RENAMO diz que há vinte anos que os membros do seu partido e de outras formações políticas ficaram sujeitos a humilhações da FRELIMO, cujo governo controla a administração pública e o parlamento.
“De 1992 para cá a RENAMO remeteu-se a respeitar aquilo que assinou em Roma, os princípios estatuídos no Acordo Geral de Paz, no entanto a FRELIMO sistematicamente tende a criar situações de exclusão social, não só para os membros da RENAMO, mas para todos aqueles que não aceitam identificar-se com os valores que defende.”
A FRELIMO já respondeu no entanto a ameaça da RENAMO. Damião José é porta-voz do partido no poder e saiu em defesa do presidente Guebuza, durante a sua entrevista com a Voz da América.
“Não entendemos por que é que efectivamente o presidente da RENAMO não entra em contacto com o camarada Presidente, não entra em contacto com o nosso partido para apresentar aquilo que são as suas preocupações. Tudo que está a acontecer nós a FRELIMO apenas estamos a tomar conhecimento por via da Comunicação Social.”
As crispações políticas entre a RENAMO e a FRELIMO parecem ter atingido a um nível que as confissões religiosas decidiram se interferir. O Conselho Cristão de Moçambique anunciou que exigiu encontros entre Guebuza e Dhlakama. Segundo o jornal moçambicano, Canal de Moçambique, o CCM acabou de solicitar um encontro urgente com o presidente Armando Guebuza e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama em face da crise político-militar e o regresso de Dhlakama para as matas de Gorongosa.
VOA – 31.10.2012
In: macua.blogs.com

Nenhum comentário: