Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

03 outubro 2012

CRONOLOGIA/20 ANOS DO ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE


CRONOLOGIA/20 ANOS DO ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE
Acordo Geral de Paz  (Roma- 4 de Outubro de 1992)

Cronologia dos principais acontecimentos em Moçambique relacionados com o Acordo Geral de Paz, assinado há 20 anos:
25 de junho de 1975 -- Proclamação da Independência de Moçambique da República Portuguesa.
Fevereiro de 1976 -- Início da guerra civil moçambicana movida pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) contra o Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).
18 de outubro de 1977 -- Morte em combate do primeiro presidente da Renamo, André Matade Matsangaíssa, e consequente substituição por Afonso Marceta Macacho Dhlakama.
1980 - Cessação do apoio da ex-Rodésia (atual Zimbabué) à Renamo e transferência das bases do movimento para a África do Sul, ainda sob domínio do regime do "apartheid".
16 de março de 1984 - Governo da Frelimo assina com o Governo da África do Sul o Acordo de Incomati, que preconizava o fim do apoio de Moçambique ao Congresso Nacional Africano (ANC) em troca da renúncia do apoio de Pretória à Renamo.
19 de outubro de 1986 -- Morte do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, num acidente de viação.
1988 -- São reportados contactos secretos entre líderes religiosos e representantes da Renamo sobre a possibilidade de encontros diretos com a Frelimo com o objetivo de acabar com a guerra civil.
09 de março de 1989 -- Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, anuncia em Washington desejo de manter negociações com a Renamo, para o fim da guerra civil.
Agosto de 1989 -- Líderes religiosos encontram-se com Afonso Dhakama, na principal base da Renamo, no centro de Moçambique, com quem discutem o fim da guerra civil em Moçambique.
Agosto e dezembro de 1989 -- Presidentes Robert Mugabe, do Zimbabué, e Daniel Arap Moi, do Quénia, envolvem-se como mediadores das negociações ainda indiretas entre o Governo moçambicano e a Renamo.
Novembro de 1989 -- Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, anuncia a introdução da primeira Constituição multipartidária, a entrar em vigor em 1990.
1990 -- Representantes da Renamo e do Governo da Frelimo reúnem-se em Blantyre, Malaui, em mais um esforço para a busca da paz em Moçambique. Nesse mesmo ano, as duas partes aceitam transferir para a capital italiana, Roma, as negociações de paz.
- Comunidade de Sant`Egídio e Governo italiano envolvem-se como mediadores do processo de paz.
Agosto de 1992 -- Primeiro encontro entre Joaquim Chissano e Afonso Dhlakama em Roma.
01 de outubro de 1992 -- Falha a Assinatura do Acordo Geral de Paz.
02 e 03 de outubro de 1992 -- Impasse em relação a alguns pontos do acordo. Afonso Dhlakama ameaça prosseguir com a guerra civil.
04 de outubro de 1992 -- Assinatura do Acordo Geral de Paz.
27 a 29 de outubro de 1994 -- Realização das primeiras eleições presidenciais e legislativas, ganhas pela Frelimo.
04 de outubro de 2012 -- 20.º aniversário da Assinatura do Acordo Geral de Paz.
PMA // VM.
Lusa – 03.10.2012

Nenhum comentário: