Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

18 outubro 2012

DHLAKAMA AQUARTELA-SE EM GORONGOSA MAS REITERA NÃO À GUERRA


DHLAKAMA AQUARTELA-SE EM GORONGOSA MAS REITERA NÃO À GUERRA

Afonso Dhlakama, líder da Renamo

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama encontra-se desde a passada segunda-feira aquartelado no povoado de Vandúzi, na Serra da Gorongosa, distrito do mesmo nome, em Sofala. Em declarações a imprensa, Dhlakama, justitificou o aquartelamento como forma de pressão ao Governo para a revisão do Acordo Geral de Paz (AGP) com incidência para o capítulo atinente ao enquadramento dos seus antigos guerrilheiros.

Disse também que pretende que o Parlamento acomode as suas reivindicações quanto a alguns aspectos que figuram na Lei Eleitoral, referindo-se ainda a questões relativas a alegada partidarização do Estado pela Frelimo. 
Todavia, reiterou que não vai retornar a guerra, a despeito de estar aquartelado com um efectivo de 800 antigos guerrilheiros do ex-movimento rebelde e equipados com uniforme novo e numa situação considerada militarmente de prontidão combativa.
Explicou que a decisão de residir em Gorongosa, resulta duma alegada pressão de militantes do partido e da ala dos seus antigos guerrilheiros, advertindo, porém, que não se responsabilizaria por quaisquer actos de violência armada pelos seus homens.
Entretanto, na referida base militar situada a 30 quilómetros da vila-sede distrital de Gorongosa, oncretamente junto as matas onde morreu André Matsangaisse, já estão em treinamento militar seis grupos de ex-guerrilheiros,  sendo dois compostos por mulheres e os restantes por homens, perfazendo um total  de 800 homens.
  Para Dhlakama, a reactivação da sua antiga base militar, faz parte de uma nova estratégia daquela formação política visando dar sequencia a propalada revolução que pretende por fim ao que chamou de regime comunista da Frelimo.
Deu garantias de estar aberto ao diálogo, embora condicionando que tal diálogo ocorra no seu aquartelamento, em Gorongosa.


FIR GARANTE SEGURANÇA
A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM), em Sofala, disse ontem ao “Noticias”, na Beira, que  a sua missão sempre foi a de garantir a segurança da população.
O porta-voz da corporação, Mateus Mazive, negou que a presença, em Gorongosa, de efectivos da Força de Intervenção Rápida (FIR), uma unidade de elite da Polícia nacional, tivesse alguma relação com a presença do líder da Renamo, Afonso Dhlakama e de numerosos ex guerrilheiros do movimento.
A FIR está em Gorongosa há muito tempo, ou seja, antes de a Renamo ter a pretensão de lá se reafixar. Portanto, aquela força não está lá porque o líder da Renamo e seus ex-guerrilheiros voltaram a construir barracas para se reagruparem mas sim porque é a sua missão garantir a ordem, tranquilidade e segurança públicas’’- disse Mateus Mazive, chefe da secção de imprensa no Comando Provincial da PRM.
Mazive disse que para além de Gorongosa, a esta força especial da PRM também se encontra em vários distritos como, por exemplo, em Cheringoma, Maringue, entre outros, a desempenhar a mesma missão.

Maputo, Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2012:: Notícias

Nenhum comentário: