Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

12 novembro 2012

A GUERRA COLONIAL (RTP), DE JOAQUIM FURTADO




O endurecimento da guerra em Moçambique vai determinar o aparecimento de situações novas e novos protagonistas. O caso de missionários espanhóis que acusam tropas portuguesas e rodesianas de atrocidades na zona de Mucumbura. Acabam por ser presos, tal como dois padres portugueses que reproduziram essas denúncias nas suas missas: Joaquim Sampaio e Fernando Mendes, párocos da Igreja do Macúti, que são julgados e condenados em Tribunal Militar. Eles e outros ex-reclusos contam como se vivia na Cadeia da Machava, a prisão da DGS por onde passaram milhares de pessoas ao longo dos anos e que podemos ver através de filmagens surpreendentes existentes no Arquivo da RTP. O governo português persegue e expulsa de Moçambique muitos missionários e padres que, com a sua atitude perante a guerra, entram em ruptura com a hierarquia da Igreja.
Veja em
http://www.macua1.org/guerrajf/guerrajf27.wmv


 A guerra chega a Tete!
Isso inquieta a Rodésia e a África do Sul que estreitam a cooperação militar com Portugal.
Para controlar as populações, os portugueses promovem o seu aldeamento forçado.
A Frelimo ataca…
A disciplina dos movimentos armados, inclui o recurso a fuzilamentos.

A GUERRA (RTP), DE JOAQUIM FURTADO - EPISÓDIO 25 (VIDEO)

Na Guiné, de destacar o período marcado pela morte de Amílcar Cabral e o subsequente recrudescimento do conflito.
Recebendo novos meios, como os mísseis terra-ar "Strela", o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) condiciona a manobra portuguesa.
Isola e ataca quartéis como Guidage e Gadamael e obriga ao abandono de Guileje.


A GUERRA(RTP), de Joaquim Furtado - Episódio 28 (Video)

A Operação Marosca, conduzida por comandos portugueses, ficou para a história como o massacre de Wiriyamu.
A enfermeira Djamila Dessai, acompanhava o director do Hospital de Tete, o médico José da Paz, a partir daí silenciado pela Pide/DGS.
Os relatos dos missionários chegaram à imprensa internacional, abalando o governo de Marcelo Caetano.

Veja em

Para ver  os episodios ( 1 a 24) clica em http://www.macua1.org/guerrajf/aguerra.html

Nenhum comentário: