Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

28 novembro 2012

NAKUPULA CLAMA PELA SUA VALORIZAÇÃO


NAKUPULA CLAMA PELA SUA VALORIZAÇÃO

NA região de Nakupula, no distrito de Meconta, em Nampula, encontram-se muitos vestígios simbolizando a resistência secular dos povos macua contra a penetração portuguesa no norte de Moçambique, encabeçada pelo um dos considerados mais intrépidos reis desta tribo, Kupula Muno.

Estes testemunhos da história e cultura do país clamam pela sua valorização para que o local possa ser conservado e preservado, permitindo assim que as gerações vindouras conheçam esta parte do percurso do nosso país.
Muitos residentes da zona são de opinião que o estado de abandono em que actualmente se encontra o local onde decorreu também a conhecida Batalha de Malavini, envolvendo os guerreiros locais e os portugueses, não prestigia nem à população nem às autoridades, principalmente estas, vistas como quem deveria tomar acções no sentido de o local ser conservado e valorizado.
Maria Silvano, uma anciã que fez a sua vida em Nakupula, diz ver com tristeza por exemplo o memorial do rei Kupula Mano a estar no estado em que está, por falta particularmente de valorização. Na sua óptica, aquele local bem conservado e preservado podia trazer consigo valores que contribuiriam para a educação patriótica dos cidadãos.
“É um local de importância histórica ímpar, apesar de se encontrar num estado de abandono, recebe muitas pessoas que querem conhecer os feitos dos reis macuas, neste caso Kupula Muno, durante a resistência contra a penetração portuguesa no norte de Moçambique. Tendo em conta isso, já deveriam ter sido construídas algumas infra-estruturas para acomodar visitantes e mesmo para informar as gerações novas sobre o que ali aconteceu”, comentou a anciã.
Por seu turno, Fernando Arlindo, responsável da associação dos jovens daquela região, destacou que Nakupula é um lugar de interesse histórico, daí haver a necessidade de se preservar, conservar e promover o local no sentido de efectivamente imortalizar aquele património histórico, cultural e didáctico. A associação destaca-se na promoção de algumas actividades relacionadas principalmente com a sensibilização da sociedade sobre a necessidade e importância da valorização da região de Nakupula.
Fernando Arlindo afirmou que a colectividade juvenil de que é dirigente vai continuar a desenvolver acções concretas com vista a dignificar aquele local, sensibilizando as pessoas para a necessidade de valorizarem os feitos do rei Kupula Muno e outros na resistência à colonização portuguesa.
Todavia, e porque tais acções só terão efeitos desejados com o envolvimento das estruturas que tutelam o sector da Educação e Cultural na zona, Arlindo afirmou que vai encetar contactos junto dessas estruturas e espera que elas se mostrem receptivas.
Entretanto, o porta-voz da direcção provincial da Educação e Cultura em Nampula, Fernão Cacecasse, disse sem entrar em pormenores, quando contactado pela nossa Reportagem a propósito do assunto, que tanto em Nakupula como noutros locais que simbolizam a resistência do povo moçambicano ao colonialismo português existentes na província de Nampula, há um trabalho que está a ser feito com vista a valorizar e eternizar a nossa história neles. 

Maputo, Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2012:: Notícias


Um comentário:

Nivel Musica disse...

Bem em Nakupula tem muita história boa para o povo Moçambicana e tenque ser bem valorizanda.