Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

13 novembro 2012


“QUEREMOS DIZER A GUEBUZA VOCÊ COME BEM, NÓS TAMBÉM QUEREMOS COMER BEM”


- Afonso Dhlakama em entrevista à Agência France Press (AFP)

Maputo (Canalmoz) – A partir de Gorongosa, Afonso Dhlakama concedeu entrevista à uma das maiores agências de notícias do mundo, a AFP (Agence France Press) onde pela primeira vez desde que recolheu para as matas de Gorongosa, disse que está disposto a retornar a guerra.
“Eu preparo homens e, se for preciso, sairemos daqui e destruiremos Moçambique”, disse Afonso Dhlakama na entrevista que concedeu “em exclusivo” à AFP.
Na mesma notícia, Dhlakama é citado a dizer que “nós queremos dizer a Guebuza que você come bem. Nós também queremos comer bem”, numa alusão à partilha equilibrada da riqueza.
Aliás, a notícia da AFP, cujo título é “Ex-líder guerrilheiro ameaça voltar a pegar em armas em Moçambique”, inicia destacando que Dhlakama quer lutar pela partilha da riqueza do País que está a ser abocanhada pela Frelimo.
“O ex-comandante da guerrilha moçambicana Afonso Dhlakama ameaçou nesta segunda-feira retomar a luta armada para combater o governo da Frelimo, acusando a formação de se apoderar de todas as riquezas do país”, é assim como inicia a notícia.
Recorde-se que há duas semanas, um dos mais temidos estrategas de guerra ainda vivo em Moçambique, o general Hermínio Morais, concedeu entrevista o semanário Canal de Moçambique onde afirmou que a decisão de Dhlakama ir se alojar em Gorongosa não é uma decisão política, mas sim uma decisão militar tomada pelos ex-guerrilheiros da Renamo. (Redacçao/AFP - http://www.afp.com/pt/node/672347)


Nenhum comentário: