Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

21 novembro 2012


"VIRGEM MARGARIDA", O ESPÍRITO REBELDE DAS MULHERES


FILME DE FICÇÃO PRODUZIDO POR LICÍNIO AZEVEDO
Prostitutas numa das ruas da baixa da Cidade de Maputo sendo reprimidas pela polícia

Em 1999, o veterano documentarista Licínio Azevedo fez  prostituta Última , um filme sobre os "campos de reeducação" estabelecidos pelo governo de Moçambique pouco depois de o país conquistar a sua independência após 500 anos de domínio colonial portugues. A finalidade destes campos foi o de desenvolver o "espírito revolucionário" adequado nos corações e mentes de mulheres de má reputação (isto é, os trabalhadores do sexo) através de um duro programa de doutrinação ideológica. Os testemunhos recolhidos por Azevedo foram surpreendentes o que o levou diretamente a produzir o roteiro de  Virgem Margarida  ( em co-autoria com Jacques Akchoti).

A narrativa do filme de ficção
Na calada da noite, os soldados invadem o o lugar de  "entretenimento" na baixa da cidade de Maputo e indiscriminadamente carregam mulheres em um camião ameaçadas por armas. Sem dizer uma palavra a respeito de seu destino, as mulheres são levadas para o extremo norte do país e obrigados a caminhar por uma floresta para um campo de reeducação. Aqui elas serão submetidas a um treinamento corretivo e instrução ideológica sobre como tornar-se "novas mulheres": elas serão obrigadas a adquirir novas habilidades (como cozinhar, construir casas, fabricar ferramentas e até a cultivar a terra). Serão ainda submetidas a uma rigorosa doutrinação - programa que prega a disciplina moral, obediência e o princípio do serviço nacional. O filme centra-se em Margarida (Sumeia Maculuva), uma menina de 16 anos de idade. Ele foi desterrada porque não tinha documentos de identificação; Rosa (Iva Mugalela), uma prostituta mal-humorada; Susana (Rosa Mario), uma dançarina de cabaré e única mãe e Maria João (Hermelinda Cimela), a comandante do campo, que lutou na guerra de independência e está ansiosa para voltar para casa, se casar com seu noivo e começar uma família são outras personagens da narrativa.
As mulheres  sendo disciplinadas nos chamados "centros de reeducação" no norte de Moçambique

No desenvolvimento do filme, essas mulheres acham que elas são cativas para a auto-justificação de uma crença que despreza a individualidade e da subjetividade, e faz da dominação masculina uma prerrogativa ideológica. Isso estimula as mulheres a desafiarem e a se unirem para realizarem uma ação real revolucionária e afirmarem a sua independência em relação aos seus "libertadores". Uma exposição evocativa de um capítulo pouco conhecido da história contemporânea de Moçambique. Virgem Margarida  é uma elegia dramática e inspiradora para o espírito rebelde das mulheres em todas as nações, histórias e culturas.

Rasha Salti
 Maria João, comandante do campo, que lutou na guerra de independência e está ansioso para voltar para casa

 O filme moçambicano “Virgem Margarida”, longa metragem de ficção, realizado por Licínio Azevedo, uma co-produção entre Moçambique, Portugal e a França, recebeu três prémios em dois festivais internacionais que decorreram simultaneamente em França e na Tunísia.
No 32ᵒ Festival Internacional do Filme de Amiens, França, o filme recebeu o prémio do júri para a melhor longa-metragem da competição oficial. Recebeu também uma menção especial do júri Signis (Organização Internacional da Igreja Católica para Comunicação) pelo seu valor humanitário. O festival que
decorreu em 8 salas de cinema da cidade de Amiens, de 16 a 24 de Novembro, teve 66 mil espectadores.
“Virgem Margarida” recebeu o terceiro prémio em Tunis, na jornada Cinematográfica de Carthage, que decorreu na mesma semana. Desta vez o prémio coube à actriz moçambicana Iva Mugalela, pelo seu empenho no filme como personagem Rosa: o prémio para melhor actriz secundária.
O filme moçambicano teve a sua estreia internacional há dois meses no Festival de Toronto, o mais importante da América, está seleccionado para vários outros festivais, entre eles o de Dubai, Fespaco, Durban, Vues de L´Afrique, em Montreal.
--------------------- 
Breve informação sobre o diretor do documentário
Licínio Azevedo nasceu em Porto Alegre, Brasil. Em 1977, ele foi convidado pelo cineasta Rui Guerra para participar do Instituto Nacional de Cinema (INC), em Moçambique, e logo depois embarcou em uma carreira prolífica como documentarista. Seus recursos são filmes  Desobediência  (02) e Virgem Margarida  (12).

Nenhum comentário: