Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

20 novembro 2012

IDEIAS - LIVRO DE MARCELO PANGUANA: CONVERSAS DO FIM DO MUNDO


IDEIAS - LIVRO DE MARCELO PANGUANA: CONVERSAS DO FIM DO MUNDO


Não é Verdade?
PODÍAMOS começar assim: “O Pão da escrita de cada dia nos daí hoje” para quase parafrasearmos a oração que o Pai nos ensinou. No fundo, o Marcelo Panguana sabe bem o quanto este supremo pedido tem de verdade e o quanto de sacrifício este exercício implica. Sobretudo, quando, nos dias de hoje, cada vez mais que os de ontem, é tão penoso viver dela.

Porém, a “sagrada” vocação que a vida nos incumbiu de ter, uns bens, outros mal, obriga-nos a assumi-la como uma fatalidade inevitável, todavia, por sabermos que não a podemos contornar. Prova-o este livro onde o Marcelo se reúne e reúne os trabalhos que se lhe afiguraram como os mais importantes para publicar.
Assim, este conjunto veio confirmar-me, então e agora, sem favores nenhuns, aquilo que sempre achei da escrita deste autor e que se traduz na festividade com que ela se celebra, na candura com que respira, na subtileza criativa que transmite ou, sobretudo, pela vertente descritiva e analítica de como ela se debruça para a vida. Essa forma de mastigar o texto, de assumará-lo de imagens, gestos, olhos e carácter torna-o único no panorama literário nacional.
E digo aquilo com a frontalidade com que gosto de aflorar o que aprecio, sem a bajulação nojenta, sem a agoniada atitude que enferma a já enfermada e habitualíssima, cá nos meios, troca de galhardetes. Eu, pessoalmente, delicio-me com o trabalho do Panguana, com a sua obsessão pelo belo do humano e do tudo que o rodeia. Repito. Aprecio a eloquência condimentadíssima da sua escrita. Afirmo-o com absoluta vontade porque não sou o género de pessoa que diz as coisas pela necessidade de quem mas pede para as dizer e do jeito que elas querem ser ditas. Por outro lado, só as digo quando me apetece dizê-las, quando as quero dizer ou quando acredito seja imperioso que as diga.
Não visto, própriamente, a máscara loira, sebenta e pandêga de alguns críticos nacionais, anafados na sua saloia e gordurosa figura de arautos do intelectualismo, «demodê» com se convém dizer, com agendadas bebedeiras para colorir o lado que não têm de eruditos, mas tão somente de achinelados chefes de família com aspirações a distintos professores de filosofia. Arre, e eu que pensava que tal como a varíola essa epidemia já havia sido erradicada cá das urbes.
Bom, mas arrotêmos-los e retomemos o assunto que verdadeiramente nos interessa. “Conversas de Fim do Mundo”, esta colectânea de textos de intervenção social e não só, que o Marcelo Panguana, “achoupalado maronga assobiado e ou ajardinado”, como queiram, resolveu publicar,               festejando-nos e a festejar uma das virtudes que mais admiro nele. A fidelidade à escrita, a essa continuada razão que a abraça:
– Senão vivo dela, vou viver com e por ela.
Tem sido assim desde que o conheço partilhando comigo as dúvidas e os medos que tal decisão representa para nós. Nós os desescolados e  honorizados causas do dia a dia.
Porém, abençoados pelo nosso País no “nosso tão visível e ignorante despreparo”, somos felizes porque tivemos por destino nascer nele e com ele, de travar as lutas que escolheu travar, de discordar delas quando foi preciso discordar e de, mal ou bem, vermos-nos reconhecidos pelo seu respeito e pelo seu carinho. Podem, pois, nos chamarem o que quiserem.
A despeito disso, somos estes e não outros que não sendo de onde são, aqui ganham voz e peleitas, fugidos que estão do individualismo desumanizado, do consumismo agonizante e do tempo que é uma benção quase divina que os seca e empalidece.
À nossa maneira, dignamos a pequenêz com que nos olham ou nos lêm. Prova-o a própria língua falada que se vai parecendo, também ortográficamente, cada vez mais connosco. Já não somos nós que erramos, é a propria ortografia.
E nessa toada, o Marcelo Panguana traz-nos as musicalidades que a Língua Portuguesa foi e é agora reconhecidamente mais mestiça e mais exógena. Essa pátria onde nascemos outros e onde outros descobrem as suas Pátrias.
São retratos, são homenagens, são respeitos que vai legando. Uma forma de não esquecer quem aprecia, de eternizar o que não pode ser efémero. Sem doutos preciosismos, sem laivos de vaidade, sem prentensos pontificados.
Ele mesmo só, aprendiz por conta próprio. Calçado com as suas nudezes. Só por isso, está de parabéns o Marcelo que a troco de nada e vestido das suas naftalidades nos brinda de modo pessoalíssimo e talentoso com estes textos nascidos uma segunda vez. Estes filhos encantados que hoje e no futuro se irmanam connosco.
Este pão repartido da escrita. Esta fornalha para a farinha da criação e para o fermento do sonho. Este pão que tem que ser amassado e que tem que sair à rua. Este pão que é tão imprescindivelmente necessário se vá comendo, mesmo sabendo que num País onde é tão caro ler muita pouca gente se dá ao trabalho de imaginar o quão caro é escrever. E, muitas vezes, sem mesmo um pedaço que seja de pão.  

     Eduardo White

Maputo, Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2012:: Notícias


Nenhum comentário: