Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

12 novembro 2012

LIVRO “FRELIMO 50 ANOS DE HISTÓRIA” LANÇADO NA AUSÊNCIA DA FRELIMO


LIVRO “FRELIMO 50 ANOS DE HISTÓRIA” LANÇADO NA AUSÊNCIA DA FRELIMO

 Memórias em livro.
“Frelimo 50 anos de história, 20 depoimentos que marcaram uma época” é título de um livro lançado, na última sexta-feira, pelo grupo Soico em parceria com a Texto Editores. Trata-se de uma obra de 303 páginas, que traz testemunhos de personalidades que viveram os primórdios da fundação da Frelimo e o desencadear da luta pela independência nacional, a construção do Estado moçambicano e as mudanças ideológicas até à instauração da democracia. É, na verdade, uma obra que deve servir de fonte de consulta de historiadores, por se tratar de um livro que retrata, de forma singular, as vivências dos 20 autores dos depoimentos nas várias etapas da história do país.
O veterano da luta de libertação nacional, Sérgio Vieira, em representação dos autores dos testemunhos presentes no acto, defendeu a necessidade da divulgação da história de Moçambique, através de testemunhos de quem participou na luta pela independência e na construção do Estado, para garantir que as gerações vindouras tenham referências (…). “se o nosso testemunho não for registado, o testemunho do inimigo será registado. Muitos oficiais, carrascos da Rodésia e da África do Sul do apartheid escreveram sobre a história de Moçambique. Nós não somos um povo sem história, o que necessitamos é que se faça o registo para que não se perca nas brumas do tempo”, afirmou Sérgio Vieira.
A mesma posição é fendida por outros camaradas seus que narraram as histórias reflectidas no livro. “Uma obra com estes depoimentos é um livro de memórias. Aquilo que ficou de história singular de cada um de nós é importante para as gerações vindouras, para que tenham ideia não das pessoas, apenas das situações daquilo que representou a luta do povo moçambicano pela sua independência”, frisaram os autores.
O PAÍS – 12.11.2012


Nenhum comentário: