Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

18 novembro 2012


O ‘INDÍGENA’ AFRICANO E O COLONO ‘EUROPEU’: A CONSTRUÇÃO DA DIFERENÇA POR PROCESSOS LEGAIS

POR MARIA PAULA G. MENESES
(CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS, UNIVERSIDADE DE COIMBRA)

Resumo: As representações da história medeiam as relações  sociais e os processos  identitários, sendo instrumentais na criação e gestão identitária, ao determinar, de forma  fundamental, que projectos e perspectivas são vistos como legítimos e validados através de  actos de memória. As lutas pelas memórias no reconstituir de sentidos e de novos espaços  geopolíticos continuam marcadas pelos impactos da fractura abissal colonial moderna.
Numa leitura que privilegia Moçambique como espaço  de referência, este artigo, que se  conjuga na intersecção entre a antropologia e a história, procura questionar continuidades  coloniais no presente, revisitando, ao espelho, os  complexos debates que formatam a  intervenção colonial portuguesa a partir da República. 
Palavras-chave: Missão civilizadora, Portugal, Moçambique, colonialismo, República

Nenhum comentário: