Bem vindos,

Caros amigos o blog Historiando: debates e ideias visa promover debates em torno de vários domínios de História do mundo em geral e de África e Moçambique em particular. Consta no blog variados documentos históricos como filmes, documentários, extractos de entrevistas e variedades de documentos escritos que permitirá reflectir sobre várias temáticas tendo em conta a temporalidade histórica dos diferentes espaços. O desafio que proponho é despolitizar e descolonizar certas práticas historiográficas de carácter eurocêntrico, moderno e ocidental. Os diferentes conteúdos aqui expostos não constituem dados acabados ou absolutos, eles estão sujeitos a reinterpretação, por isso que os vossos comentários, críticas e sugestões serão considerados com muito carinho. Pode ouvir o blog via ReadSpeaker que consta no início de cada conteúdo postado.

05 novembro 2012

CONGO: REI BRANCO, BORRACHA VERMELHA , PESTE NEGRA


CONGO: REI BRANCO, BORRACHA VERMELHA , PESTE NEGRA

documentário Congo: Rei Branco, Borracha Vermelha , Peste Negra descreve como o rei Leopoldo II da Bélgica transformou o Congo em sua colônia privada entre 1885 e 1908.
Sob seu controle, Congo tornou-se um campo de trabalho “gulag” de brutalidade chocante. Leopold posou como o protetor dos africanos que fugiam dos comerciantes árabes de escravos, mas, na realidade, ele esculpiu um império baseado no terror para extrair borracha.
As famílias foram eram mantidas como reféns, morrendo de fome, caso os homens não conseguissem produzir suficiente borracha selvagem . As mãos das crianças eram cortadas como punição por atrasos nas entregas.
O governo belga tem denunciado este documentário como um "diatribe tendenciosa" por descrever o rei Leopoldo II como o antepassado moral de Adolf Hitler, responsável pela morte de 10 milhões de pessoas em sua exploração voraz do Congo.
No entanto, é consenso hoje que o primeiro movimento de direitos humanos foi estimulado pelo que aconteceu no Congo.
O que os belgas fizeram no Congo foi esquecido por mais de 50 anos. É uma história chocante e surpreendente. De certa forma, é um prelúdio horrível na história da Europa ao Holocausto.
Entre 1870 e 1900, o Congo foi saqueado - era valiosa como uma fonte de borracha. Rei Leopoldo criou sua própria colônia no Congo sobre a qual ele governou de forma desmarcada.
Filme de Peter Bate é uma reconstrução maravilhosamente elaborada desses dias - ele apresenta imagens de aldeias congolesas e explica com atores exatamente o que aconteceu.
É realmente um filme memorável - a penosidade do que é descrito é contrabalançado pela grande habilidade na narrativa.
Assista o documentário completo agora clicando em: http://topdocumentaryfilms.com/congo-white-king-red-rubber-black-death/
-------

Leia também o livro de Adam Hochschild cujo título é “fantasma do rei Leopoldo” para compreender as brutalidades cometidas pelo Rei Leopoldo II da Bélgica.

Nenhum comentário: